quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cuidados com os gatos durante o frio do inverno



Alemão, o gatinho da Andrezza Vetromille
O frio chegou com tudo! Miauuu... É hora de pegar as roupinhas de frio, cobertores e lençois. Como nós gatos reagimos ao frio? O que podemos fazer para amenizar esta sensação horrível que arrepia nossos pêlos?

Antes de continuar, que tal ajudar a Campanha do Agasalho 2012? Ou então aprender a fazer casinhas artesanais para abrigar cães e gatos abandonados? Já pensou em adquirir uma cama para gato em forma de chinelo?

Cathy, a gatinha amiguinha do Gato Theo
Cathy, a gatinha amiguinha do Gato Theo
Voltando ao ssunto, eu estive com a doutora Ticiane Franco, veterinária que atende em Fortaleza. Ela me disse que, neste período, os tutores podem adquirir cobertores térmicos ou caixas para dar mais conforto aos animais. Outra dica: evite o banho nessa época!

Gatinha do Marcos Froes
Gatinha do Marcos Froes


Você também deve ficar atento às doenças comuns no inverno, principalmente às respiratórias.

A tia Ticiane chama a atenção para a 
rinotraqueíte, que é viral e envolve os bronquios e os pulmões; para o Cálice vírus, que afeta o trato respiratório superior; e para a famosa Clamídia, a bactéria ocular.
"Evite deixar seus animais expostos ao frio e à chuva e os mantenha vacinados", orienta a doutora. Segundo ela, já existe vacina até contra a Tosse dos Canis.

Quer mais dicas?
  • Prefira cobertores soft. São mais fofinhos e nós adoramos. Nas lojas chinesas, você pode encontrar mantas em fleece. São ótimas, baratas e quentinhas.
  • A Calefação aquece humanos e pets de uma vez só.
  • Nem todos os animais curtem roupas.
  • Observe se os animais estão espirrando ou com secreção nasal ou febre. Se isto passar desapercebido pelo tutor, o gatinho pode perder o apetite e posteriormente ficar desidratado. 
  • Devido a alta umidade, nós também podemos ter problemas de pele, como sarnas, fungos e alergia.
                                           Esses gatos do mural são também da Andreza.

A professora gaúcha de Caxias do Sul, Andreza Vetromille, tem seis gatos e uma cadelinha idosa. Todos os gatos usam roupinhas. "Eles adoram", afirma.

Mas nem tudo são flores. Ela me disse que o inverno é difícil para todos. 
Nestes dias, a sensação térmica chegou a 4º negativos na cidade. Pruzzz... Minhas patinhas já esfriaram só de pensar. 
"Eles costumam dormir na cozinha. Eu trago caminhas e cobertas, e eles comem a ração. Quinta à noite, fizemos uma canja e eles também tomaram", diz a mamãe do gatinho Alemão. 

Para terminar, veja só como estes gatinhos enfrentam o frio de Curitiba. Não são fofos?


E aí? Está no geladinho? Compartilhe suas experiências comigo e com as gateiras. Aqui onde moro, só faz sol, sol e sol!!!!

4 comentários :

  1. Meu gato se esconde embaixo do edredom hahaha mas infelizmente adora ir pro telhado na chuva e chega todo molhado em casa haha

    ResponderExcluir
  2. Oi Lili....
    Adorei esse post...Aqui no Japão o inverno é bem rigoroso...Tenho um tapete elétrico...e não dá para ficar sem o ar condicionado...mas roupa nem pensar...
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  3. Huuum, esse inverno é muito frio mesmo, precisamos de cuidado redobrado dos nossos donos neh!
    o blog ficou muito bonito!
    beeijos

    ResponderExcluir
  4. MEUS FOFINHOS AMAOOOOOOOOO SEU BLOG SÃO 5 UMA MORREU ATROPELADA NO DOMINGO RETRASADO , EU AINDA CHORO, MAS TUDO BEM ,OS OUTROS ESTÃO TUDO AKI COMIGO E ESTÃO VENDO O BLOGUINHO ...........RSRSRS SÃO MUITO FOFOS .......

    BEIJINHOS MEUS CHU-CHUS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...