quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Acidentes com gatos em lavadoras de roupas


Gata Lili sobre máquina de lavar roupas
                  Apesar da data da foto estar de 2011, foi tirada hoje bem cedinho.

Todos nós sabemos que nós gatos adoramos lugares quentinhos e escondindinhos. Por incrível que pareça, alguns de nós ainda insistem em descansar dentro da lavadora. Para sua desgraça total, ele gira junto com a roupa, ficando totalmente desorientado.

Na boa, pede ao seu humano para sempre dar uma olhada antes de colocar a roupa, porque ninguém merece isso, tá?! Pruzzz... Às vezes, eu vejo mamis correndo dentro de casa em direção da máquina, mas tudo não passa da roupa que se desorganizou dentro. Até porque aqui em casa mamis nunca deixa aberta a tampa da máquina. 

Se o seu gato entrar na máquina de lavar, poderá ter ferimentos provocados pelas batidas, que podem causar contusões e trauma na cabeça. Gatos com concussão (choque violento) podem perder a consciência e ter convulsões. 

O mais comum é chorar muito e não conseguir andar em linha reta.Se houver algum dano na cabeça, as pupilas poderão se apresentar com tamanhos diferentes. O superaquecimento da máquina também pode causar problemas respiratórios e as batidas causar o choque, já citado antes.

O que fazer?
Leve-o imediatamente ao veterinário. Ponha duas gotas de Karo ou mel nas gengivas do gatinho para ajudá-lo a manter consciente. Veja se ele está respirando. Não estando, puxe a língua para fora, para ter certeza de que nada está bloqueando a garganta dele.

Feche a boca dele com cuidado e cubra completamente o nariz dele com sua boca. Dê duas sopradas e observe se o peito infla. É importante deixar o ar escapar antes de dar outra soprada, ok? Sopre de 15 a 20 vezes por minuto.

A gatinha Demi, do Reino Unido, sofreu muito em março desta ano. Foi lavada na máquina com as roupas durante quase 40 minutos, numa temperatura de 40ºC. Ela estava tirando um cochilo e sua dona, ao colocar as roupas, não notou a presença da felina. Tadinha, né?


Já o pequeno Scampi, de apenas dois meses de vida, quase atravessou o arco-íris. A mesma história, colocou a roupa, não viu o gatinho dentro e Powww!!! Quando viu o gato afogando na água, ela ficou desesperada e, ao mesmo tempo, não conseguia abrir a tampa. Chamou a vizinha e juntas conseguiram resgatar o pequeno, que foi levado ao veterinário, que diagnosticou os pulmões cheios de água. Esse foi por um fio!! Todo cuidado é pouco.



É normal depois de acidentes como este, o gatinho passar dias ou horas com um comportamento um pouco zonzo e desorientado. E pode ter certeza que, depois disso, ele passará longe da máquina... Desejo que ninguém precise destas informações, mas é sempre bom sabermos para agir nas horas de aflição. Miauuu...

Fonte: Primeiros Socorros para Cães e Gatos

6 comentários :

  1. NOSSA, COLEGA LILI! QUE BACANA SABER DESSA INFORMAÇÃO. GRAÇAS AO PAPAI DO CÉU NOSSO AMIGUINHOS ESTÃO BEM, COM CERTEZA DEVEM TER PASSADO POR MAUS BOCADOS. OBRIGADO POR NOS ALERTAR!
    PASSE LÁ EM NOSSO BLOGUINHO. FIZEMOS UMA POSTAGEM ESPECIAL SOBRE OS NOSSOS OLHOS FELINOS.
    UMA LINDA QUINTA PRA VOCÊ E SUA AMA!
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU E DO GATITO! :)

    ResponderExcluir
  2. Também acontece da máquina de lavar estar desnivelada, quando por exemplo, colocamos tapetes, coisas pesadas que podem ficar num canto, e ela começa a pular...os gatos correm todos na direção dela...um perigo!

    ResponderExcluir
  3. tadinhooos..tem que cuidar mesmo! Lá em casa a tampa fica sempre fechadinha e os bixanos nunca entraram lá..ufaaa =)

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa os meninos sempre ficam de olho quando eu vou usar a máquina, mas estou sempre atenta para evitar acidentes. Ótima dica sobre como socorrer um gato caso isso aconteça.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não deixo a tampa da máquina aberta por nada deste mundo, apesar da Benta insistir em tentar entrar quando eu vou tirar pra estender. Nem deixo ela entrar pq pode gostar e querer voltar, né? mamis de gatos, fiquem alertas!

    ResponderExcluir
  6. olá, muito importante sua postagem, falava disso com minha irma outro dia. o perigo não é só para gatos, mas também para filhotes em geral que adoram um bom ``buraco``. as maquina antigas , são perigosas por causa da abertura do motor, conheço um caso muito triste.
    estou te seguindo e agradeço sua visita. bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...