quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Check-up com Gata Lili - Endocrinologia felina





Não é comum conversarmos com humanos sobre endocrinologia e metabologia felina, não é verdade? Já os veterinários antenados, estão estudando muito e se capacitando cada vez mais em determinadas áreas da Medicina Veterinária. E nesta gama de especialidades, sem dúvida, essa chegou com força total para contribuir neste progresso.

Ela estuda as doenças que envolvem as glândulas como a tireoide e adrenal, mais conhecida para os humanos como suprarrenal e a diabetes. Mas qual a vantagem dessa especialidade em nossas vidas felinas? Pruzzzz...

Esta enfermidade afeta diversos órgãos devido ao excesso de hormônio tireoidiano, que por sua vez, acelera o metabolismo. Tudo isso, chega um ponto que os órgãos não suportam mais. Resultado? Problemas cardíacos, gastrintestinais e renais, hiperatividade, perda de peso e aumento do apetite, são os sintomas clássicos.

Os exames laboratoriais com hemograma completo, dosagem hormonal de T4, uréia, creatinina, transaminases e EAS podem fechar o diagnóstico para hipertireoidismo na maioria dos casos.

O tratamento se baseia na diminuição dos níveis de hormônios tireoidianos circulantes. Existem atualmente três opções, que são medicamentos diários, remoção cirúrgica do tecido glandular e tratamentos com iodo radioativo. Das três opções, apenas a cirurgia e a aplicação de iodo radioativo levam a cura. 

Qualquer alteração na sua vida, pede a mamis ou o papis para levar ao tio vet, tá gatarada? Miauuuu

6 comentários :

  1. Que bela postagem! Pra quem gosta de animais (e gatos) está divino. Tenho 10 gatos e nunca precisaram de endocrino (ainda) minha vet é bem cuidadosa.hhhehe. Em compensação dermato, alergo, e clinica geral, agora que estão envelhecendo, é quase sempre! Fico até louquinha. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lili, esse post é super ultra importante! Eu vivo fazendo exames de sangue porque tenho insuficiência renal crônica e já estou com 13 aninhos. É essencial prestar atenção nos sintomas, a mamãe desconfiou que tinha alguma coisa errada comigo porque eu bebo muita água e agora faço tratamento para levar uma vida saudável e feliz!
    Lambidas da Pink

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Lili! A área de endocrinologia felina está avançando muito. O Darwin, por exemplo, está sendo investigado pra diabetes insipidus que é uma alteração endócrina.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO POR NOS MANTER SEMPRE INFORMADOS, COLEGA LILI!!
    SAÚDE VEM EM PRIMEIRO LUGAR, COM CERTEZA!!
    PREVENIR, É SEMPRE MELHOR QUE REMEDIAR...
    TENHA UMA LINDA QUINTA!
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA MAUAU E DO GATITO!!!

    ResponderExcluir
  5. Lili querida, é sempre bom saber um pouquinho mais sobre a saúde felina. É preciso estar atenta com a saúde dos nossos amados bichinhos.

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  6. É muito importante ficarmos de olho na saúde de nosso bichinho. O tio vet é sempre necessário na vida deles. Vc, cada vez mais linda, Lili. Beijinhossss miauuuuuu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...