segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Insuficiência renal em gatos: cada vez mais comum. Por quê?


É cada vez mais comum gatos serem acometidos com a famosa insuficiência renal crônica. Por que será? O que está acontecendo para esse quadro estar tão presente na vida dos felinos? Para entender melhor e saber como se prevenir, eu conversei com o veterinário especialista em felinos, Dr. Reginaldo Pereira.

Antes de tudo, eu pedi para ele me explicar se há um fator influenciador para este número crescente de casos clínicos de insuficiência renal felina. Para ele, existem algumas hipóteses, como viroses, vacinas e alimentação muito seca. Opaaa gateiras!!! Atenção aí. Chamou-me atenção quanto ao alimento úmido. Acredito que a maioria das gateiras ficarão agradecidas com esta super dica do Dr. Reginaldo.

“A prevenção basicamente é sempre fornecer bastante líquido ao gato, tanto com água pura, como acondicionar alimentos úmidos à ração diária”, complementa.

Esta doença se apresenta mais em animais idosos a geriátricos, dependendo da raça do felino. Ela pode iniciar-se aos 8 anos de idade. O tratamento é pelo resto da vida, por ser uma doença irreversível e progressiva. Mas é bom lembrar que pode aparecer em qualquer idade.

Os exames periódicos podem dar muitos sinais da saúde de seu animal, por isso não hesite em fazê-los. “Dosagens sanguíneas, de creatinina e uréia, assim como simples exames, já podem detectar a doença”, alerta Reginaldo.

Sintomas
Vários sinais podem alertar: vômitos diários, diarreia, pelo sem brilho, falta de apetite, ingestão de água (na tentativa de retirar da corrente sanguínea os resíduos que os rins não têm mais capacidade de eliminar através da urina), aumento das vezes que faz xixi na caixa de areia, feridas na boca, mau hálito, fraqueza. Para os gatos que sofrem de pressão alta, esta doença pode comprometer a visão.

Curiosa como uma boa felina, perguntei ao Dr. Reginaldo se os gatos que já têm essa predisposição genética podem “cruzar”. Ele me disse que existem doenças já comprovadas que são de caráter hereditário, como a renal policística, e, nestes casos, não é aconselhada a procriação.

Tratamento
Para os gatos com a doença mais controlada, o veterinário indica ração com baixo nível de proteína, fósforo e sódio, para reduzir a sobrecarga dos rins. Medicamentos também são usados para controlar as náuseas, o desequilíbrio mineral e eletrolítico, a pressão sanguínea alta e as deficiências hormonais que acomete os felinos.  Reginaldo chama atenção também para a água mais uma vez. “Dar sempre água fresca para o animal”. E o mais chato, o veterinário pode ensinar ao tutor como fazer a aplicação de soro sob a pele, a terapia líquida subcutânea, mais conhecida como “soroterapia”. Meu irmão Feliciano está sob este tratamento.

23 comentários :

  1. Pobre Fefê, com essa doença também, tadinho! Parece mal de Persa, nosso Luan se foi há dois anos por causa de insuficiência renal, era persa também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em dezembro agora, minha irmã Dodó se foi... agora Fefê, mas ele está reagindo bem ao tratamento, já Dodó foi de repente... Foi muito triste.

      Excluir
  2. SUPER BACANA A POSTAGEM, COLEGA LILI!
    EU GATITO, JÁ TIVE INFLAMAÇÃO NA BEXIGA... ERA RUIM DE SAIR O XIXI. MAS ME TRATEI E HOJE, FAÇO TUDO NORMAL. REALMENTE, NOSSOS AMOS TEM QUE TER CARINHO E PACIÊNCIA. MUITO BACANA LER SOBRE ISSO!!!
    DESEJAMOS UMA LINDA NOVA SEMANA PRA VOCÊ E SUA AMA RENATA, CARA COLEGUINHA FELINA.
    FICA PRA VOCÊS UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU E DO GATITO!
    AH... PASSEM LÁ NO NOSSO BLOGUINHO. POSTAMOS UMA LINDA NOVA HISTORINHA ONTEM E ALGO SUPER INSTRUTIVO SOBRE PIOLHOS, ANTEONTEM. CONFIRAM!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Uma vez uma veterinária disse que os rins dos gatos são rudimentares, daí a predisposição para doenças renais. Acho que o melhor a se fazer é prevenir através de exames de sangue a partir de uma certa idade.
    Beijos e melhoras pro Feliciano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sempre é bom estarmos antenadas com as novas descobertas e com o comportamento dos nossos animais...

      Excluir
  4. Boas dicas. Me chamou a atenção a questão de algumas vacinas poderem desencadear crises.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É..pra mim tb, além da ração úmida com mais frequência.

      Excluir
  5. Simplesmente amei essa notícia. Meu gatinho Kiko teve um problema desses e eu, não sabia o que fazer. Hoje ele está curado, mas vou guardar a dica para outros.

    ResponderExcluir
  6. Bem esclarecedor isso!Gostei! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  7. Puxa. Isto do alimento úmido chamou atenção. Tanto eu quanto meu maninho Chico só comemos a ração seca, antes da cat chow e agora da royal canin. Uma vez mamãe nos deu a ração úmida. Eu não gostei. Meu irmão Chico comeu só um pouquinho na hora que abriu a latinha e depois não quis mais.
    A gente toma bastante água. Mamãe observa isto. Ela também observa o nosso xixi se pouco ou muito a cada dia.
    Tanto ele quanto eu vomitamos sim, mas não é todo dia. Geralmente é porque o nosso vovô nos dá uma coisa que amamos, que é a folha do capim santo (conhecido também como capim limão) e ela ajuda limpar a nossa barriguinha dos pelos que ingerimos ao nos lamber. Por isto vomitamos.
    Além da ração seca; bastante água e de algumas vezes comermos o capim santo (capim limão), nós dois, principalmente eu, amamos yogurte de morango. E mamãe sempre nos dá um tiquinho só. Sou eu quem lambo a tampinha e depois o potinho.
    Agora mamãe já pensa em nos dar algo úmido, como ração. Já está pensando em nos enganar, amolecendo a ração seca.....miauuu. Não sei se vamos gostar.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Descobrimos há 1 semana que minha gatinha Cissa está com insuficiência renal. Seus níveis de creatinina e uréia são altos. Estamos em pânico! Gostaria de saber se após a soroterapia (que estamos fazendo no momento), será possível o tratamento apenas com a ração renal. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amiga meu gatinho tbm tinha a creatinina e a uréia muito altos fizemos de tudo por ele fizemos 1 1/2 semana de soroterapia mais tudo em vão ele ñ reagia esta manhã dia 01/07/2015 acordamos e ele estava de baixo da cama imovel ñ se mexia mais ñ respirava direito mais tentamos a ração renal mais nada ...nada deu certo com muita dor no coração de estamos sentindo agora eu tive q dar um basta nisso ñ estou aguentando a dor da perda mais ñ aguentava mais ve-lo daquele jeito , se o veterinario te deu alguma esperança no tratamento vc deve começar a dar pra ela uma ração chamada hills a/d ela e uma pastinha e boa para dissolve -la em agua morninha para vc da-la com uma seringa aos poucos vc vai dando uma ração mais seca ....me desculpe o desabafo e muito triste perder um animal q esta a muito tempo com a familia

      Excluir
  9. Olá. Na última terça-feira perdi minha gatinha persa Bia, foi tão de repente. No sábado ela amanheceu amuadinha e não comeu nada ... no domingo a mesma coisa e na segunda bem cedo a levei ao veterinário, fez um exame de sangue na terça cedo que mostrou que a quantidade de ureia e creatinina estavam 10 vezes o limite máximo ... ela faleceu no final do dia.
    Estou arrasada, ela tinha 10 anos, e antes de sábado estava bem :(

    ResponderExcluir
  10. Minha gata esta com insuficiência renal crônica, desde quando mudei a racao dela a três meses atrás para royal canin renal ela tem fezes moles, gostaria de saber se isto esta acontecendo com os seus gatos também, estou pensando em trocar a marca da racao para ver se o problema se resolva, de acordo com os exames de sangue esta estabilizado a creatinina e a ureia. Me ajudem!
    Austeia

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    infelizmente perdi a minha gatinha Lala ontem, por causa dessa doença terrível.Estou muito triste e abalada. Havia acabado de comprar uma caixa com 20 comprimidos de Kestosteril e mesma chegou hoje. Estou disposta a doar essa caixa para alguém que não tem condições de comprar o remédio, vou pedir somente o dinheiro do frete.
    Quem tiver interesse, meu email é: sah.hc@hotmail.com


    Boa sorte à todos...

    ResponderExcluir
  12. A minha gatinha Tutty está internada e o seu estado é grave.Eles suspeitam que ela esteja CPM insuficiência renal mas aguardam exames.Ela está muito prostrada,não alimenta e pelas características dos sintomas parece que é insuficiência. Mas o que mais intriga os veterinários é que ela a Tutty tem apenas seis meses de idade,ou seja,é um caso muito raro,quase incomum.Eu só sei que seja o que for,estou pedindo a Deus que dê forças a ela para que minha gatinha amada saia dessa logo.Volta pra casa Tutty,ei te amo e estou com fé te esperando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi o tratamento?
      Minha gatinha tem 1 ano e meio e está passando por isso. :'(

      Excluir
  13. Gostaria de saber qual é a melhor ração para evitar problemas urinários nos gatos e o que deve conter na ração?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca de wiskas ela causa a doença mais rapido de para o seu gato royal canin ou equilibrio as duas são as melhores são caras mais ñ dão nenhum problema aos gatos

      Excluir
  14. Olá, se seu gato apresenta problemas renais e não quer comer a ração prescrita por médico, eu vi a SOLUÇÃO: CHÁ DE CANA DO BREJO. Não tem gosto de nada e é só aplicar uma seringa de 5ml por dia(segura a cabeça pelo dorso e ele abre a boca e o faz beber). A minha está bem depois de 1 mês, os cristais sumiram. Eu não acreditei na medicina popular, porém o chá é bom mesmo. Até hoje eu não sei porque a medicina não descobriu as propriedades desse chá popular que pode curar a doença que mais atinge nossos bichanos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...