terça-feira, 2 de abril de 2013

Evite estresse ao seu gatinho na visita ao vet

Posted in , ,

Especialista em felinos, Dr. Gabriel Dias

Sair do nosso cantinho realmente não é das melhores tarefas para qualquer gato. Pruzz! Mesmo aquela visitinha básica pro tio vet é um estresse danado para a maioria da gatarada, não é verdade? Eu sempre peço à mamãe que me leve no horário agendado e verifique se não há cães para tirar minha tranquilidade. Atitudes simples, mas que fazem uma diferença danada, gateiras. Quem concorda é o Dr. Gabriel Dias, especialista em comportamento felino e proprietário de clínica exclusiva para gatos domésticos, no Rio de Janeiro. Conversei com ele e vou contar tuuudo aqui!

Pensou em transportar seu animal, a primeira ação é buscar a caixa de transporte, exames e pastas!! Ufaa!!! Opa gateiras, criem associações positivas! Comprem uma caixa segura e com ventilação. Assim, a caixa já tem o cheirinho do seu gato, ele já conhece e pode interagir nela etc. Comece colocando perto de onde seu gato costuma ficar, introduza paninhos dele dentro da caixa, brinquedos, comidas preferias, ou seja, crie uma ambiência positiva para seu gato com a caixa de transporte.

Agora, quando seu gato odeia sair de casa, fica extremamente irritado, o recomendável é um serviço médico veterinário em domicílio. Segundo Dr. Gabriel, se o procedimento for simples e não requiser abordagens mais elaboradas, anestésicas ou cirúrgicas, é o ideal.

Como nem todo caso é assim, Gabriel orienta que, durante o trajeto, é imprescindível que você, “ao transportar seu animal, veja se a caixa está bem estabilizada com os cintos de segurança, pois manobras suaves do carro podem virar a caixa. Som sempre baixinho. Evite odores artificiais e temperaturas desconfortáveis “, diz. Eu adoro o arzinho do carro da mamis... miau

Gatos até quatro meses que estão no período de socialização estão mais predispostos a se acostumarem com esses trajetos. Segundo o especialista, se você seguir as normas de segurança no transporte e imunizações, os felinos podem ser beneficiados com as famosas viagens “recreativas”. Você pode compensar seu gatinho com petiscos. Ele alerta para as gateiras que é preciso muita atenção ao associar petiscos para os gatos incomodados, pois isso pode criar uma relação do petisco com situações antagônicas.

Chegamos ao consultório! E agora doutor?
Território muitas vezes novo para seu animal. Se você seguir as dicas anteriores, evitará muito estresse nesta hora. Lembra-se delas? Associações positivas, agendamento e trajeto!

Já vi muitas gateiras ficarem mais nervosas do que seu próprio animal quando vai levá-lo ao veterinário. Primeiro: leve em um profissional de sua confiança, depois evite esse comportamento porque isso passa para seu animal. Ele te conhece e sente tudo. Portanto, muita tranquilidade nesta hora.

Dr. Gabriel, mestre em se relacionar com nós gatos, ressalva que evita contatos bruscos, como por exemplo, colocar a face na frente da caixinha de transporte.  “É instintivo, mas sempre pode ser ameaçador. Pensando no bem estar do animal, é muito melhor deixar o paciente acostumar-se com a sua voz e o ambiente, que precisa estar sempre calmo e silencioso. Às vezes, tenho a sensação que o gateiro está pensando: o que ele está conversando e escrevendo tanto que não coloca logo a mão no meu gato. É preciso ter paciência com os gatos.”, diz.

São atitudes simples dessas, que resultam num contato saudável entre gato e veterinário, afinal, nós somos seres bastantes especiais e poucos profissionais alcançam tantos detalhes.

Ele ainda alerta para os sedativos: “Muito controverso o uso. Gosto de usar o bom senso para o uso de sedação. Já tive a oportunidade de várias vezes não manipular o animal, apenas observar e mandar para casa para uma nova abordagem. Jamais os sedativos deverão ser utilizados de forma leviana.”

E aqueles gatos ferozes, que não tiveram contato com humanos? Segundo o especialista, o cuidado é redobrado. “Após a captura com redes e gaiolas de contenção, o próximo passo é com o veterinário que deverá assumir a situação, por meio de técnicas de contenção que garantam a segurança e bem estar dos gatunos”.

Mas se você vai viajar e quer levar seu gato, eu acho melhor seguir as dicas de quem entende de gato. “O melhor é que permaneçam em suas casas. O estresse das mudanças é bastante desconfortável para os gatos. Ajuda de amigos habilidosos ou serviços de cat sitter são mais interessantes para o bem estar do seu animal do que transportá-lo para uma viagem.”

Dr. Carlos Gabriel Almeida Dias, é médico veterinário (CRMV/RJ 4897), Mestre e doutor em Ciências Veterinárias (UECE).

C.A.T (Centro de Atendimento e terapia) para gatos
Rua. Gregório Neves, 213, Engenho Novo
(Esquina com a Av. Marechal Rondon) 
Tel: 21 22184916/cgabrielvet@hotmail.com

Fan Page: http://www.facebook.com/cat.paragatos?fref=ts

7 comentários :

  1. Muito boas as suas observações, Lilizica! Temos um colega que foi levar o gato ao veterinário apenas para consulta de rotina. O coitadinho ficou tão estressado que teve uma parada cardíaca e teve de ser reanimado... Vcs gatinho são muito sensíveis a mudanças e a gente tem de aprender a lidar com vcs todos os dias!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Ariana, que noticia ruim... espero que este gatinho esteja bem. Poxa!!! Lamentável. Mostra a ela este post. Vai ser bom, muito bom mesmo para ela.

      Excluir
  2. Sair com os gatinhos de casa é um sufoco mesmo. Em casa, qdo as levo ao vet, é uma miadeira sem fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre muito ruim para nós gatos esse trajeto ao vet, mas com algumas manobras o estresse reduz bastante.

      Excluir
  3. Lili, aqui em casa o Shake e a juju até que são tranquilos, não gostam mais suportam, mas a Tixa é um drama, embora eu compreenda que ela te mmotivos. Adorei as dicas e vou seguir.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É.. Todas nós sabemos que cada gato(a) tem sua personalidade e nossas mamães tem que saber administrar isso cm cautela para evitar os benditos estresses.

      Excluir
  4. Os meus gatinhos chegam a dormir dentro da caixa de transporte! Elas fazem parte da 'decoração' do quintal deles rsrsrsrs É claro que na hora de ir pro vet, tem q ser assertivo para colocá-los lá mas é bemmais tranquilo porque de uma certa forma se acostumaram a elas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...