sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Os cinco sentidos dos gatos



Os sentidos dos gatos e seus parentes selvagens (audição, visão, tato e faro) foram feitos para espreitar e atacar suas vítimas. As gateiras sabem muito bem que nós gatos detectamos o menor movimento e o mais leve som. Tudo dos gatos é mais aguçado e apurado comparado a do ser humano. Não é a toa que temos a capacidade de ver no escuro e degustar certos cheiros com o órgão de Jacobson, que se encontra no céu da boca.

A boca e o paladar
Todo gato tem um paladar apurado. Fato é que muitas gateiras tentam misturar remédio com o alimento e ele logo detecta que tem algo estranho ali. Aqui em casa eu sou muito esperta. Essa mamis não me pega mesmo!


A audição
Ouvimos sons de alta frequência duas oitavas mais altas que um humano. Sabemos pelo tom da voz quando nossos donos falam conosco, nos chamam, briga, tudo...

O bigode e o tato
Muitos me perguntam para que serve o bigode? Ele atua como uma antena e ajuda a desviar de objetos no escuro e o mais legal de tudo, cada pelo responde individualmente a mais ligeira vibração. É pouco ou quer mais?

O nariz e o olfato
O olfato felino é intensificado pelo órgão de Jacobson, que permite aos gatos analisar cheiros intrigantes, inclusive os de marcação de territórios que outros gatos adoram fazer, como uma forma de avisar que ali já tem felino na parada. Legal, né?


Os olhos e a visão
Apesar de termos uma vista deficiente das cores, somos capazes de aproveitar quantidades mínimas de luz, que permite a nós alcançarmos uma visão em extrema escuridão. Vista de caçador, dotada de um ângulo maior do que a do ser humano.

Fonte: Como Cuidar bem do seu gato

3 comentários :

  1. Buen resumen de los cinco sentidos felinos :)

    ¡Saludetes, Lili!

    ResponderExcluir
  2. Para os fãs de gatos, estou vendendo na lojinha do Teo etiquetas de presentes criadas por mim e por uma amiga minha. Depois dá um confere e, se gostar, avise aos amantes de gatos.

    Elas vem em pacotes com 15 etiquetas sortidas com fitilhos para prender aos presentes. São feitas em papel couché matte 300g, colorido frente e verso, tamanho 4,5cm x 5,0cm. Pode comprar direto por mim também, no www.otaodoteo.blogspot.com, se não quiserem usar a Tanlup. :)

    http://otaodoteo.tanlup.com/product/807975/etiqueta-para-presente

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...