quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conjuntivite felina e infecções nos olhos em geral


Queridas amigateiras e amigatinhos, algumas doenças podem acontecer tanto nos humanos quanto nos animais. É o caso da conjuntivite, que deixa nossos olhinhos super irritados. Eu nunca tive, mas imagino que deva ser muito chato, né? Então, vamos aprender a prevenir e como tratar a conjuntivite felina.

Segundo o tio Reginaldo Pereira, a doença está entre os problemas oculares mais comuns nos gatos. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, ou até mesmo por traumas e lesões nas pálpebras e olhos, em decorrência de brigas e unhadas.

Atenção para os principais sintomas: secreção mucopurulenta, quemose, hiperemia, dor nos olhos, blefaroespasmo, epífora e protusão de terceira pálpebra. Dependendo do tipo, a inflamação pode ser tratada com antibióticos, colírios e pomadas, e antivirais.

Se você desconfiar que o seu bichano está com conjuntivite, leve-o até o veterinário, imediatamente. Se a doença for mal tratada, pode acarretar graves consequências à visão do seu gatinho, como o "olho seco", por exemplo.

Sobre infecções nos olhos em geral, o livro Primeiros Socorros para Cães e Gatos dá uma súper dica: Se atingir apenas um olho, a infecção deve ter sido causada por um trauma, em razão de uma briga, por exemplo. Se atingir os dois olhos, então a causa pode ser um vírus.

De qualquer forma, o livro ensina para tomar as seguintes medidas, se você identificar uma infecção nos olhos do seu bichano: mantenha seu animal quieto, limpe a secreção, e enxágue os olhos com soro fisiológico estéril. E não se esqueça: leve-o ao veterinário!


15 comentários :

  1. estou atenta, agora que li esse post tão interessante!!! beijinhos, Lili

    ResponderExcluir
  2. Lili querida, na nossa experiência com os 600 gatinhos na Novelo de Lã, temos percebido que este problema geralmente começa em um olho e passa para o outro. Um cheirinho e parabéns por seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com sua experiência poderia me ajudar. Estou cuidando de seis lindos gatinhos com inflamação no olho. Embora com muita vontade de ajudar não sei o que fazer.
      Obrigada
      Amélia

      Excluir
  3. Gatinha Lili, eu nem sabia que gatos tinham conjuntivite... bom aprender.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Haces bien en informar! los gatos tienen ojos super delicados y siempre hay que estar atento.

    ResponderExcluir
  5. É importante mesmo ficar atento.
    Lá em casa o Pé Grande já teve conjuntivite, começou num olho, achei que fosse só uma unhada, mas o outro olho também começou a lacrimejar, a Drª Cris me deu um colírio, em 3 dias ele já estava bem melhor. Mas não sabia que podia dar de unhadas, vou ficar ainda mais atenta, pois estamos em faze de adaptação lá por casa, rola diversas patadas heheheh
    Bjus e obrigada pela dica viu.

    ResponderExcluir
  6. Ah, os olhos desses lindos felinos a nos fitar... É preciso cuidar desse olhar que penetra nossa alma e nos diz mais do que possamos supor <3

    ResponderExcluir
  7. Minha gatinha está com conjutivite, levei ela ao veterinário hoje, o aconselhado é lavar com água boricada no lugar do soro fisiológico, por que tem propriedades bactericidas e fungicidas.
    Ela também indicou um colírio pra usar a cada 3 horas... já melhorou bastante, ela parece que está mais aliviada do incomodo...
    Mas fica o alerta: se junto com a conjutivite o bichinho estiver espirando muito, com presença de secreção no nariz é necessário consultar novamente - é provável que tenha que tomar antibióticos!

    ResponderExcluir
  8. Estou com uma ninhada de seis gatinhos lindos, mas cinco deles está com inflamação no olho. Não sei o que fazer. Que colírio devo usar?

    ResponderExcluir
  9. estou com o mesmo problema em um do dos meus gatinhos, levei ele hj pela manha em um veterinário, e ele me receitou uma pomada para passar a cada 8 horas no bichano, o nome da pomada é epitezan, e não é tão caro
    custa em media de uns 20 reais, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  10. estou com o mesmo problema em um do dos meus gatinhos, levei ele hj pela manha em um veterinário, e ele me receitou uma pomada para passar a cada 8 horas no bichano, o nome da pomada é epitezan, e não é tão caro
    custa em media de uns 20 reais, espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, resgatei um gatinho de aproximadamente dois meses, está saindo uma secreção amarelada dos olhos dele, e ele está lacrimejando bastante. Pode ser conjuntivite? Ou alguma outra coisa? A secreção não é avermelhada, nem alaranjada, é amarelada...

    ResponderExcluir
  12. Oi tenho um gatinho que adotei , quando ele apareceu estava raquitico com bichos comendo a costinha dele e anemico ja estava quase morto mesmo , ele tem mais ou menos um mes e meio , e tambem esta com esta secreção em um olho so meio amarelada e esta lacrimejando muito qual
    colirio devo usar ?????
    Me ajudem ... obrigada desde ja .....beijos

    ResponderExcluir
  13. muito interessante o texto. mas é bom o aviso que vc deve consultar um veterinario. os colirios devem ser prescritos por eles, pois podem conter substancias que se for usada de forma errada, pode cegar o gatinho.
    nunca compartilhe colirio ou apenas troque informaçoes. as vezes os achismos, podem prejudicar mais ainda! sempre importante consultar um medico veterinario para prescriçao da medicaçao
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...