terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Coleiras para gatos: usar ou não usar?


Euzinha confesso que não gosto muito de sair de casa. Já passei dessa fase. Hoje, minha casa me basta!

Mas a minha irmã Malu adora. Sempre que a mamãe abre a porta, ela fica na espreita, para tentar dar uma escapadinha e passear no condomínio. Às vezes, consegue. O problema é que ela adora ficar embaixo dos carros e a mamãe tem um trabalhão para trazê-la de volta pra casa. E teve até uma vez que ela trouxe um passarinho na boca.

A mamãe ficou louca! Até já colocou telas de proteção na porta, para evitar as fugidas da Malu. Mas uma vez, decidiu pôr coleiras na Malu e descer com ela. Foi um sucesso! Todo mundo ficou encantado com a gatinha de coleira.

Mas não é sempre assim tão fácil que os gatos se adaptam ao uso da coleira. Pesquisando na Internet, a mamãe achou dicas e técnicas para passear com gatos. A primeira é oferecer o lanche preferido (biscoitos deliciosos, por exemplo), sempre que for botar a coleira. Também vale fazer carinho e elogiar. Os especialistas chamam isso de reforço positivo ou adestramento. Mas eu prefiro chamar de chantagem mesmo. Eheheh Pruzzz...

Outra técnica é aumentar a distância do passeio gradualmente, para o gatinho ir se acostumando aos poucos. Já existem coleiras no mercado pet que facilitam esta educação. Quando ele estiver tenso, não segure nele, para não torná-lo dependente. 

Gostaram das dicas? Seu gatinho já passeou de coleira? Como foi? Conta pra mim!

5 comentários :

  1. Eu tentei muito colocar coleira no Nelson. Ele simplesmente deitava no chão e não tinha proposta dele levantar. Então desisti.
    Mas as dicas estão muito boas e nada impede que eu tente com os outros... ;-)

    ResponderExcluir
  2. Já tentei andar com a Safira na coleira, mas ela tem a "síndrome da instabilidade felina causada por coleiras" hauahuahau é só colocar a coleira que ela cai de lado e não levanta mais de jeito nenhum. Aí é só tirar a coleira que ela levanta e sai correndo xD
    Acho que teria que ter ensinado ela desde filhote a passear na coleira, pra ela aprender, né?

    ResponderExcluir
  3. Também tentei colocar coleira nas minhas meninas, mas elas não se adaptaram. Tinham medo de ir pra rua. Acabei desistindo.

    ResponderExcluir
  4. AQUI EM CASA O HASSAN, A PHEBE E O PING MORREM DE MEDO DE SAIR NA RUA A QUALQUER RUÍDO COMEÇA UM TREME-TREME E ACABA GERANDO UM DESCONFORTO ENTÃO OS PASSEIOS SE RESTRINGEM AO QUINTAL KKKKKK QUE TEM UM BOM ESPAÇO E DISTRAÇÕES,TALVEZ DEVESSE TER COMEÇADO QUANDO FILHOTINHOS AI ELES ACOSTUMASSEM

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili, a minha gatinha Lola de 4 aninhos adora sair de coleira pra dar uma voltinha pelo prédio, e no inverno até sai pra tomar sol, ms a gente quase não consegue andar pq todo mundo para admirar a minha felina....rs

    Ela é meio temperamental, às vezes anda, Às vezes empaca no meio da calçada.
    Eu só não saio mais com ela porquê a rua em que moramos é muito suja, pois moramos num centro urbano. A Praça é tomada por cães e prefiro não arriscar, então, quando dá damos só a voltinha pelo prédio e no frio, saímos cedo pra tomar banho de sol.
    beijos
    Patrícia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...