terça-feira, 3 de março de 2015

Alimentação ideal para gatos castrados

Posted in
Mamis em momento de recreação e estímulos positivos com a gatinha Catarina
A castração, sem dúvida, é um dos maiores benefícios que um tutor pode fazer pelo seu animal. Este procedimento contribui para diminuir a territorialidade, os comportamentos agressivos e os passeios indesejados. Seu gatinho vai viver mais e melhor, com muito mais saúde!

Mas, cuidado! Após a castração, seu bichano querido tende a ganhar um pouco mais de peso. Nos primeiros meses, por exemplo, ele pode comer entre 20% a 25% mais do que comia antes. Por isso, muitos tutores me perguntam qual melhor ração, petiscos funcionais, alimentação úmida e ração vegetariana para gatinhos castrados. Então vamos lá minha gente!!!

Foto: Publicação
Como toda mudança requer adaptação, eu sugiro que, antes da castração, o felino já comece a experimentar a ração para gatos castrados de qualidade. O veterinário pode lhe ajudar na escolha para seu gatinho. Você mistura uma pequena quantidade na de costume e vai trocando gradativamente, até substituir por completo.

Regule a quantidade de comida, pois o apetite aumenta, mas a disposição para brincar diminui. É importante que essa medida seja praticada logo após a cirurgia. O erro da maioria das pessoas é mimar ainda mais o animal, oferecendo muitos petiscos e até aumentando a quantidade de ração porque o gato está com mais apetite. Após a castração, o alimento é absorvido mais lentamente.

Outro fator que faz diferença é a estimulação para novas brincadeiras. Abuse da sua criatividade. Gato se diverte com tão pouco, que a falta de dinheiro não é desculpa para não brincar com seu gato. É tão fácil criar brinquedos para gatos. Use sua criatividade! Para quem pode investir, eu indico arranhadores de escalada, bolinhas e varetas com insetos ou peixinhos. Os gatos amam e isso faz com que eles dêem vários pulos!

Você pode usar petiscos funcionais, aqueles que além de dar prazer ao seu gato, ajudam na saúde. Mas não ofereça de mão beijada o petisco, estimule a brincadeira e, ele se envolvendo, você compensa com o petisco. Não precisa usar o petisco toda vez que for brincar, não. Resumindo: seu gato brinca, exercita a mente e o corpo, todavia é premiado com petiscos e muitos beijos e frufrus do seu dono! Melhor receita não tem!!! Só não abuse de petiscos, tá?

Cheiro rosado no nariz!

3 comentários :

  1. OI, Lili,

    Eu nunca compro petiscos para os meus amores.

    Mas, capricho na ração...acho que tem que ser a melhor já que não faço AN para eles...estão comendo a Farmina, que não testam em animaizinhos e não tem cereais.

    Ando muito preocupada com minha Lilasesazuis que está obesa.

    Ela pede comida o dia inteirinho e quando coloco para as irmãs, ela empurra-os e devora a ração de todos...

    beijinhos, tenham uma boa noite,

    Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa ganhamos raramente petiscos... E a nossa ração é de alta qualidade, assim como sua mamis também deve fazer com vocês.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili! A Lola, minha gata de 4 aninhos, já veio castrada mas mesmo comendo ração premium, nunca comeu bem, tanto que tive que usar até suplementações....Vendo ela comer tão pouco, arrisquei dar a ração "normal", porém agora ela ñ come de jeito nenhum a ração para gatos castrados.
    Outra coisa, o Manolo, irmão dela, bebezinho de 5 meses, come MUITO! Ele foi castrado anteontem, mas desde que chegou, com 3 meses, sempre comeu a ração dele e a da Lola.
    Têm algum problema nesse hábito alimentar deles?

    Eu dou petiscos, sim, eles amam! Mas só qdo tenho tempo de brincar com eles. Usei o petisco para fazer a apresentação dos dois (a Lola chegou há 2 anos) e deu supercerto!
    beijo Lili e turminha!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...