quinta-feira, 13 de julho de 2017

Onde estão os gatos do Condomínio Aquaville?


Infelizmente, ainda recebo denúncias de ações que estão na contramão dos avanços alcançados em relação ao respeito pelos animais, no Brasil e no mundo. 
Na segunda passada, 3 de julho, chegou em minhas mãos um comunicado emitido pelo Aquaville Condomínio aos moradores daquele empreendimento. O documento informa a contratação de uma dedetizadora, a Riva Saúde Ambiental, especializada portanto em controle de pragas, para "reduzir o efetivo populacional dos gatos", por meio de captura e doação a "órgãos oficiais de acolhimento".
Sinceramente, eu não sei que órgãos oficiais acolhem gatos no Ceará. Considerando que os felinos estão sendo tratados como pragas, não seria errado supor que estejam sendo encaminhados para a morte! Inclusive, informações repassadas por moradores dão conta que 15 animais já estariam desaparecidos...
No site da empresa Riva Saúde Ambiental,  é dito sobre a utilização dos métodos de Controle Integrado de Pragas e Manejo Integrado de Pragas, e que é especializada "em manejo, monitoramento e controle de roedores, insetos rasteiros e alados, cupins e vetores". Olhando mais amplamente a questão, no CNPJ da empresa não consta a atividade de captura de animais, no caso em questão gatos.  No entanto, há um arquivo de áudio sobre  Riva fazer orçamento para retirar gatos em condomínios.
É importante lembrar que Capturar e retirar os gatos de um local pode parecer a primeira vista, uma solução lógica para resolver a questão. No entanto não existe um outro lugar. Não existem abrigos suficientes para receber grandes quantidades de animais. 
Os gatos são extremamente territoriais e, ao adotarem certo território, geralmente não permitem que outros felinos se aproximem. A retirada dos gatos de um local  deixa o território livre para ser novamente colonizado. Novos gatos tomarão o lugar dos anteriores e os problemas antigos retornarão.

O condomínio poderia seguir o exemplo do próprio resort onde está inserido (Acquaville Resort) e implementar um projeto socialmente e ambientalmente responsável, baseado no método CED - captura, esterilização e devolução de animais, prática mundialmente utilizada e reconhecida por sua eficácia, postura ética e de acordo com a lei. 
É sempre bom salientar que empresas dedetizadoras não têm determinação legal para atuar no controle populacional de gatos. Qualquer manejo de animais deve ter respaldo legal, os animais são protegidos por lei. As administrações tanto do condomínio quanto da Dedetizadora precisam dar conta de suas responsabilidades administrativas e também perante a sociedade.


Comunicado enviado pela administração do condomínio aos moradores
Entramos em contato com a empresa Riva, que agora se nega a prestar esse serviço; e com o CCZ de Fortaleza, o qual informou que não recebeu animais e não fez trabalho em conjunto com esta empresa.
E a pergunta fica: Onde foram parar os animais capturados pela empresa Riva Detetizadora?

Um comentário :

  1. A redução de gatos no Condomínio Aquaville foi considerável. E segundo esse comunicado, a captura seria de 40 gatos. Temos que acionar o poder público, pois o que fizeram foi crime ambiental, tanto o Condomínio Aquaville quanto essa empresa de dedetização Riva.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...