quinta-feira, 21 de julho de 2011

Tudo sobre a cinomose. Previna-se!


A reportagem do Fantástico que mostrou o caso da cachorrinha vítima de cinomose foi bastante polêmica. A amigateira Renata sugeriu que eu fizesse um post para esclarecer meus leitores sobre esse terrível mal.

A cinomose canina é uma doença que pode atingir vários órgãos e levar à morte cães filhotes e adultos. Os primeiros sintomas da cinomose são vômito e diarréia, febre, apatia, perda de apetite e falta de coordenação. O animal doente pode, no entanto, manifestar apenas sinais digestivos ou respiratórios.

A doença é causada por vírus e altamente contagiosa. No contato com animais sadios, o cão doente transmite a doença por meio de secreções. O tratamento e a cura são difíceis, pois não há medicamento específico. A reposição de líquidos perdidos durante a doença é muito importante.

Por isso, a importância da prevenção é enorme. Você sabia que, no Brasil, apenas 1 em cada 5 cães são vacinados contra a doença, anualmente? Este número precisa melhorar, minha gente! Repita comigo: Cinomose, aqui não!


Um comentário :

  1. Lili, muito boa sua atitude! Peço licença para fazer algumas complementações... Realmente esses sintomas são característicos, mas como é uma doença traiçoeira, eles podem se manifestar um de cada vez e desaparecer, não deixando a gente perceber que nosso animalzinho está com uma doença grave. Afinal, a gente não tem o hábito de levar nossos animais ao Vet por uma simples diarréia. E eis o perigo, pois geralmente só descobrimos a sinomose quando ela atinge o último estágio: o ataque ao sistema nervoso. E aí pode ser tarde demais!
    Sendo assim, complemento sua afirmação: Vacina já! E exames de sangue, periodicamente tb são importantes, assim como uma alimentação de boa qualidade e a observação diária de nossos "bebês"! Informação e prevenção sempre são o melhor remédio.
    Lambeijocas a todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...