terça-feira, 3 de setembro de 2013

Vai viajar de avião com seu gato? Saiba o que você precisa!


Oi queridos... Miauuuuê! Recebi muitas mensagens pedindo para falar sobre os procedimentos de viajar com seu pet. Vamos lá então. Agora, vou falar com mais prioridade porque quem viajou foi eu e senti de perto tudo. Minha viagem para conhecer a tia Fátima Bernardes! Um mimo de pessoa, só deveria adotar um gatinho, hein?

Para evitar problemas.
Chegou no aeroporto, vá para fila de prioridade. 

1- Primeiramente autorize com 24hs de antecedência do seu voo. Não esqueça! Só autorizam um animal por cabine. Na volta, veio eu e um cachorrinho. Voo vazio deve ter ajudado.


2- Você precisará apresentar junto a companhia aérea um atestado sanitário, que ateste a saúde, sem outras alterações higiênico-sanitárias ou parasitárias do seu animal. Malu não quis sair de cima do documento hoje quando mamãe foi tirar a foto. Este você consegue numa clínica com seu veterinário que vai assinar, se tudo estiver ok.

3- Vacinas anti-rábica precisa estar com 30 dias de antecedência e a Tríplice ou Quádrupla em dia, no prazo de um ano.

Cartão de vacinação

4- Caixa de transporte: Para viajar com seu gato na cabine com você, precisa ter uma caixa especial e ele ter até 10kg. As de plástico, elas vão no porão junto com as malas, onde corre o risco de perderem seu pet. Evite, evite! Só em último caso mesmo.

5- Taxas. No caso do meu voo doméstico, precisei pagar R$ 90 reais + peso do kennel e do animal multiplicado pelo correspondente a 0,5% da tarifa cheia, do trecho a ser voado, Fortaleza- RJ. No total, minhas taxas saíram por R$ 325 reais (ida e volta). 

Obs.: Viajei pela TAM. As regras variam para cada companhia. Veja em outros post´s que escrevi sobre isso.

Agora meu tour pelo aeroporto... Galeão - Rio de Janeiro

Mamãe ajeitando minha documentação e eu procurando ela dentro da caixa, só ouvia voz dela. 
Isso me tranquilizava.

Depois foram me pesar para pagar a taxa, ou melhor minha passagem.
Achei aquilo tudo tão bizarro! Por que só eu e mamis, não?

Depois subi na escada rolante... Miauê! E a escada fazia um barulho "vuco vuco"
E eu lá, bem comportadinha... :)

Em meio a tudo isso, recebi muito carinho da mamãe... 

Depois de resolver tudo, caminhando para o avião.
Adorei passear no carrinho...

Na cabine do avião, eu fui devidamente na caixinha de transporte, no chão.

A única coisa que não gostei foi não poder ir numa poltrona. Pagamos caro para voar para ir no chão? Sinceramente não entendo essa logística. Precisa mudar isso nas companhias aéreas. Precisamos ser mais respeitados. Vocês não acham?


Aqui nestes outros post´s que escrevi falo mais detalhes de cada companhia aérea ok? Vale a pena dar uma lidinha se você vai viajar com seu animal. Cheiro grandeeeeee!!!



46 comentários :

  1. Qual cia aérea vc foi? Em agosto fui para Curitiba pela Gol, não disseram nada a respeito de poder levar minha gata dentro da cabine, ela foi no bagageiro mesmo... E a taxa foi 1% e não 0,5%. Será que houve a diferença pq ela foi com você? E se você sabe de algum tranquilizante que possa dar, minha gata estava assutadíssima!!

    ResponderExcluir
  2. Viajei pela tam, chegaram tds bem, eles vieram de Porto Alegre pra Fortaleza7 horas de viagem.chegaram tds apavorados e nem água não dam.acheimuito ruim.

    ResponderExcluir
  3. Viajei com o meu de são paulo-->fortaleza, foi 12 horas no total de viagem ele ficou bem triste no começo depois acostumou, agora vou ter que viajar de voltar devido a um problema de saúde meu, e é claro meu bolinha vai comigo sempre. Boas dicas, realmente deveriam mudar isso de ir no chão. Também viajei pela tam e quando comprei a passagem, escolhi assente em frente a saída de emergência porque pensei que poderia deixar a caixinha ali, mas me disseram que atrapalharia a saída de emergência e sabe o que eu disse pra menina do chek-in? Minha filha se acontecet alguma coisa no vôo e eu precisar sair pela saída de emergência e as outras pessoas também, que sai primeiro é eu e ele meu gato, depois eu penso se ajudo alguém desconhecidoo hehehe

    ResponderExcluir
  4. Viajei pela tam, chegaram tds bem, eles vieram de Porto Alegre pra Fortaleza7 horas de viagem.chegaram tds apavorados e nem água não dam.acheimuito ruim.

    ResponderExcluir
  5. tenho muito medo de levar meus gatos, tenho 2, um pesa 7kg e é super medroso, logo seria um stress tira-lo de casa, a pequena so 2,5kg , super tranquila, no tem edo de nada, so de estranhos, mas se comporta direitinho...

    ResponderExcluir
  6. ACHO QUE HÁ UMA MÁ REGULAMENTAÇÃO DO SETOR AÉREO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, PENSE QUE O SEU PET ESTARÁ SEMPRE MELHOR EM CASA, A VIAGEM É SEMPRE A ÚLTIMA OPÇÃO, JÁ QUE PARA ELE SEMPRE MOTIVO DE ESTRESSE, DESNECESSÁRIO...

    ResponderExcluir
  7. O Brasil deveria er uma Pet Airways, que nem nos EUA.

    ResponderExcluir
  8. Amiguinha Lili,
    Você tá ficando famosa, hein?
    Adorei te ver na tia Fátima Bernardes
    Recebí a sua sandália e fiquei encantada
    Já mandei um Email para sua Mami, viu?
    Muito obrigada, mais uma vez
    Linda semaninha para você e sua Mami
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  9. Já viajei com meu gato umas 4x. Com Gol e Trip, creio. Nunca me deram a opção de levá-lo comigo, só no bagageiro. Com qual companhia você viajou?

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii lindinha !!!!! Gostei das dicas, mas queria saber como proceder no caso de mudança, pois tenho 8 gatos, pretendemos voltar pra Salvador, já temos 13 anos aqui em São Luis. Consultei a gollog, disseram que pra despachá-los (nome horrível)só dois por dia, e a cx tem que caber o animal em pé, e, ele tem que dar uma volta completa dentro da cx, affffff, como é complicado vc querer proporcionar uma viagem segura e confortável pros seus bichinhos, vc teria alguma outra orientação ?????
    Bjussssss gatinhas !!!!

    ResponderExcluir
  11. Vi o programa e achei super bacana a sua mensagem sobre a importância da adoção. Não sou totalmente contra a compra, mas existem tantos gatinhos e cachorrinhos abandonados por aí querendo apenas um cantinho e um dono para chamar de seu, né? Uma linda gatinha me achou enquanto eu passeava num parque e desde então ela se tornou da família. Como moro em um estado diferente da minha família e da família do maridão,então a possibilidade de um transporte aéreo para a Thundera é grande. Achei o texto muito bom, mas fiquei com uma dúvida quanto à caixa de transporte: eu tenho que comprar uma e levar no dia ou posso alugar uma com a companhia aérea?

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse post, apesar que espero não precisar viajar com minhas meninas (morro de dó rsrs)
    Mas vc estava linda no avião, te achei uma gata!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Lili gostei muito de saber sua experiencia de viage. Sabe a Juju falou que com ela eu pagaria bem pouquinho já com o Shake seria uma fortuna pq ele continua bem gordinho....rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Em viagens internacionais é bem diferente - a gente que o diga. Que bom que a TAM deixou vc viajar com ela. A Gol nao permite e a TAM nao deixava, nao.

    Abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor conte a sua experiencia internacional transportando gatos ? viajo prox ano pela tap ...grata abraco

      Excluir
  15. Amei o post,bom saber que deu pra viajr com ela pela tam.

    http://soltandooosbichos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Passo a passo bem explicadinho, legal!! Lili, tu foi um show, arrasou, tri comportadinha, uma graça!

    ResponderExcluir
  17. Your blog is adorable. I'm now following along via Bloglovin and looking forward to visiting often. I don't speak/write Portuguese, but I understand most of it when I'm reading. Have a lovely day.

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas!! Você poderia me informar onde você adquiriu a sua caixa de transporte? Procuro uma como essa, bem ventilada e com as medidas permitidas pela TAM, já que também vou viajar dentro de pouco e vou levar a minha gata comigo na cabine, mas está sendo muito difícil achar uma com essas medidas. Moro em Fortaleza. Agradeço desde já!! :)

    ResponderExcluir
  19. onde comprou a bolsa Ana

    ResponderExcluir
  20. Faz um tempo que estou pesquisando sobre viagem de gatos em avião, e quase não encontro pessoas contando suas experiências. Foi muito bom achar esse relato.
    Pretendo mudar de estado e levar minha 3 filhas comigo. Fico apreensiva só de pensar, acho que vou ficar mais nervosa que elas.
    Minhas 3 gatas são idosas, 13, 15 e 18 anos. A mais velha tem cardiopatia, e outra tem rinotraqueite. Então não tem como, elas têm que ir na cabine, e para isso vai ser uma maratona e muito dinheiro, outra pessoa vai ter que viajar comigo.

    Sobre a mala, a única que é vendida no Brasil e passa por essas medidas micros da Tam é essa, a AEROPET P.36, complicado para quem tem animais gordos (meu caso). Vocês acham ela pelo site do PetCompre, e a fabricante PetCar parece que vende agora pelo MercadoLivre, só colocar em busca.
    Espero ter ajudado também. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente nao se ve muito sobre viagens c gatos .estou tambem ha mt pesquisando.viajo proximo ano e pretendo levar 4 gatas voo internacional.e muitas duvidas aflicoes medos .passarei 6 meses .viajarei pela tap. abracos

      Excluir
  21. Olá, bom dia, amei sua iniciativa em nos dizer sobre sua viagem...
    Preciso fazer uma viagem nacional mesmo porém 10hs de viagem, pela Azul, só tenho uma dúvidazinha, se alguém puder me ajudar já agradeço, é sobre o fato do gatofazer as necessidades o num 2...hehehhehe......alguem já passou por isso?? qual a saída? oq fazer?? pq o cheiro é muito ruim...hhhehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty, também tenho a mesma dúvida. Farei uma viagem internacional e desejo leva os meus dois filhotes peludos. A viagem mais longa que eles fizeram foi para o veterinário. Estou estressada.

      Excluir
  22. Olá, gostaria de saber como faz reserva na TAM. Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Preciso fazer uma viagem de ônibus (cerca de 12 horas) e de avião (cerca de 2 horas), e vai ter um intervalo mas não vai ser muito grande. Vou levar meu gatinho que tem aproximadamente 7 meses. Ele nunca viajou e quando ando com ele na caixa de transporte ele não para de miar. O que posso fazer para acalmá-lo? Outra coisa, comprei uma caixa que excede os 43 cm... é aquela caixa de plástico, e se eu tiver que comprar outra penso naquela opção estilo bolsa, mas como usar sem ultrapassar as medidas e meu gato ficar em pé? parece meio impossível ele caber, dar a volta e entrar nessas medidas!! obrigada

    ResponderExcluir
  24. Adorei o Post! No site do fabricante dessa malinha de transporte diz que a própria TAM indicou a necessidade desse tipo de caixa e ela foi fabricada especificamente para isso (Aeropet 36). Não sei se é verdade, mas segue exatamente as recomendações. Estava em dúvida porque, segundo as infos do site, parecia que na cabine o gatinho também teria que ir em caixa de transporte tipo Kennel (rígidas) e nenhuma das que eu encontrei se encaixava nas dimensões permitidas. O post foi super útil, ninguém merece despachar o gatinho como bagagem, no porão.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Vou fazer uma viagem com as minhas gatas e comprei duas caixas da petcar (aeropet). Porém, testando em casa achei a caixa um pouco frágil. A tampa é feita de um material muito fino, tenho medo das gatas rasgarem com as unhas. A sua foi bem durante a viagem? tentou sair?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Tudo bom?
    Farei uma viagem com as minhas gatas e comprei uma bolsa exatamente igual a sua aeropet da petcar. A bolsa acabou de chegar mas achei ela um pouco frágil. A tampa dela é feita de um material MUITO fino e estou com medo delas arrebentarem a bolsa. A sua gata foi bem? tentou abrir a bolsa em algum momento?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, vc utilizou a caixa transportadora? Eu tenho a mesma dúvida. Farei uma viagem internacional e desejo leva os meus dois filhotes peludos. A viagem mais longa que eles fizeram foi para o veterinário. Estou estressada.

      Excluir
  27. Qual as medidas, pois vou viajar com meus Shitzus e tenho medo da bolsa não caber.

    ResponderExcluir
  28. Não são todas companhias aereas que aceitam animais a bordo.
    A Gol é uma delas que não aceita.
    Sei que a Tam e a Azul aceitam até 3 animais a bordo, isso com reserva antecipada do animal no voo.
    Bem melhor ir na cabine na companhia do proprietário que no bagageiro hein?

    ResponderExcluir
  29. Vou me mudar de Caruaru-Pernambuco pra Joinville em dezembro, vou viajar pela tam, mas no site da tam as dimensões da caixa de transporte diminuirão mais ainda, Caixa de transporte rígida - 36cm de comprimento X 33cm de largura X 19cm de altura
    Caixa de transporte flexível - 36cm de comprimento X 33cm de largura X 23cm de altura.
    Nos sites onde vendem aeropet 36 as dimensões são maiores, onde encontro com as novas medidas da tam e que enviem para meu estado. ajudaaaaaa. obg

    ResponderExcluir
  30. Eu viajei con meu gato duas vezes. A primeira consegui embarcar com ele na cabine com a caixade transporte rígida, a de plástico. Foi mto tranquilo. Já a segunda viagem tive q comprar uma bolsa de transporte e simplesmente meu gato ficou muito irritado e rasgou a tela da bolsa. Ele não está acostumado com estas bolsas. Prefere as caixas. Foi horrível a viagem em ver meu gato stressado. Além disso morri de medo dele fugir no aeroporto.... ainda bem q estava c a coleira dele. comprei a bolsa no tamanho permitido mas era mto pequena e por isso ficou irritado. Não sei como farei em próxima viagem...

    ResponderExcluir
  31. Tatiane Takahashi vc disse que a sacola q levou seu gato era pequena. no caso da minha gata ela é maior que a caixa em comprimento uns 4 centimetros, será que vai ter problema na hora de embarcar?

    ResponderExcluir
  32. moro em Salvador/Ba estou programando uma viagem para Joinville SC,em Dezembro e sinceramente estou preocupada com minha gatinha Dora,que tem apenas 1 ano.eu vou levar ela. mais não quero que ela var no bagageiro não.ela tem que ir comigo.isso me preocupa muito

    ResponderExcluir
  33. Oi estou indo no proximo mês com meus 4 gatos para a Espanha(Air europa) e fui aceita com 2 gatos na cabine e 2 gatos no porao. A viagem são exatamente 10 horas seguidas , sem escala até madrid e de la pegarei um carro e dirigirei mais 3 horas. Minha pergunta é o seguinte, voce deu algum tipo de calmate a sua gata?E o modelo e marca da bolsa é aeropet mesmo? Elas sao boas? ?Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Vi a sua mensagem e também tenho a mesma dúvida. Farei uma viagem para o Canadá e desejo leva os meus dois filhotes peludos. A viagem mais longa que eles fizeram foi para o veterinário. Estou estressada com a situação e gostaria de saber como foi a sua experiência com os felinos?

      Excluir
  34. O modelo da aeropet são boas sim. Na verdade, são as indicadas para este voo na cabine. Já no porão é o outro modelo de plastico e precisa ter todo um reforço para evitar fugas. Tem que ser bem seguro mesmo. Você pode usar o Camin Cat da Organnact, é um calmante natural e ajuda nessas situações;.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Em breve farei uma viagem onde levarei meu gatinho junto, será de Porto Alegre para o Pará, tenho muito receio quanto ao tempo de viagem, as poucas vezes que tive que transportá-lo foram bem estressantes, mia muito e muito alto, alguém já usou algum tipo de sedação ou algo que tranquilize seu gato?

    ResponderExcluir
  36. Olá Bom diaaa! Amei suas dicas mas tenho uma dúvida vou me mudar de São Paulo p João Pessoa e meu pet irá no porao da aeronave (coração partido) pois pelas medidas da caixa n posso levá-lo na cabine cmg devido às exigências (a orelha n pode tocar o teto da caixa, tem q ter espaço suficiente p dar a volta no próprio corpo... ) porém notei q seu gatinho está bem apertadinho nao implicaram c as medidas?? Comprei uma caixa gigante p meu gatinho Luan p n correr o risco será q foi desnecessário?

    ResponderExcluir
  37. Agradeço muito pelo post e pelas dicas! Tava aflita pra saber sobre a caixa de transporte, vou tentar essa da aeropet. Abraços! Denise.

    ResponderExcluir
  38. Olá, Renata! Vou seguir sua sugestão de ir pela Tam, porque uma amiga minha foi pela Gol, em um trecho curto, de Brasília a São Paulo, 1 hora de voo e precisou sedar o gato.
    Agora várias empresas transportam animais, mas cada uma tem restrições quanto a tamanho de bolsa e peso dos gatos. Seguem links da pesquisa que fiz:
    http://www.avianca.com.br/informacoes_sobre_viagem/prepare_sua_viagem/transporte_de_animais
    http://www.voegol.com.br/pt-br/viaje-sem-duvidas/viaje/passageiros-especiais/Paginas/animais-de-estimacao.aspx
    http://www.voegol.com.br/gollog/dicas-de-envio/animais-vivos/Paginas/default.aspx
    http://www.voeazul.com.br/servicos/embarque-animal-estimacao
    https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/como-viajar-com-cachorro-e-gato/?utm_source=AGTVirtual&utm_medium=Julia&utm_content=&utm_campaign=JuliaConteudo_AMS_BR_PT_jun13indef
    Abraços e agradeço pelo blog!
    Denise Midori

    ResponderExcluir
  39. Olá! Essa Aeropet é realmente segura e de boa qualidade? Ela aparenta ser frágil, principalmente as alças.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...