sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pergunte ao Vet: Gato & Porquinho da Índia + Viagem longa

Posted in
O Dr. Gabriel Dias acaba de responder mais duas questões para o quadro Pergunte ao Vet, enviadas pelas minhas queridas amigateiras. Veja só:

Luiza Ferreira Domingos - Olá, Dr Gabriel. Meu gatão Pierre tem um novo amigo, um porquinho da índia, que o adora, fica pulando e fazendo barulhinhos para o Pierre. Às vezes, ponho o porquinho para se exercitar e ele corre em direção ao Pierre (gato) e o Pierre dá umas lambidinhas no porquinho. Eles juntos estão sempre com minha supervisão. Queria saber quais os cuidados que eu posso ter com essa amizade?

Dr. Gabriel - Olha, primeiro tire um monte de fotos e mande para o Blog da Lili para vermos a cara dessa farra e, depois, cuidado para o Pierre não exagerar nas brincadeiras e acabar machucando o porquinho. Mantenha o Pierre sempre vacinado e vermifugado, ok? Não se esqueça da foto!

(Agora quem fala é a Gata Lili. Só para dizer que eu achei uma foto na Internet, que mostra a amizade entre um gatinho e um porquinho da índia. Ainda não é a foto dos bichanos da Luiza. Mas assim que ela mandar pra mim, eu também publicarei aqui no blog. Veja que coisa linda!)



Milena Dias - Eu moro na Alemanha há 1 ano. Adotei um gatinho em Junho de 2009. O nome dele é Chico. Hoje ele tem 8 meses e já é castrado.Eu e meu marido vamos passar as férias no Brasil. Nossa viagem vai durar um mês e o nosso grande dilema é como o Chico vai ficar. Eu já tentei deixá-lo por alguns dias na casa de uma amiga, mas ele não comeu por 2 dias  e ficou muito magoado e abalado. Hotel para animais também está descartado, pois se nao ficou bem na casa dela, no hotel pior ainda. A outra opção que encontrei é que esta minha amiga venha visitá-lo todos os dias, trocar água, dar comida, limpar o banheirinho dele e brincar um pouco. Você poderia perguntar ao Dr. Veterinário como os gatos reagem a esta situação? Será que estou agindo certo e escolhendo a melhor opção?
 
Dr. Gabriel - Olha não vamos incentivar aquela estória de que gato gosta mais da casa do que do dono. Mas, com toda certeza, depois de tanto tempo depositando o cheirinho dele no ambiente não melhor lugar para ele ficar. A questão é saber se sua amiga vai de fato estar lá para acompanhá-lo e ela poderá dormir lá uma ou duas vezes na semana (sugestão). Outra coisa é deixar a casa com menos risco de acontecer algo acidental. Fios, objetos pequenos, cortantes, tomadas devem ser evitados ao máximo. Realmente é um tempo bem longo, mas acho que em casa ele ficará mais confortável. Caso sua amiga não queira ir na sua casa ou não possa, podemos tentar terapias com ansiolíticos e feromonios tranquilizadores na casa da sua amiga. Veja o que é melhor e nos avise sobre dúvidas.

Gostaram das respostas? Só lembrando que o dr. Gabriel Dias é Medico Veterinário (UFRRJ) Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias (UECE). Ele atende no Rio de Janeiro (RJ). Se você tem uma pergunta para ele, mande para mim (gata.lili2@gmail.com). Eu repasso para ele, que responde todas e eu publico por aqui).


9 comentários :

  1. Tadinho do Chico!! Não tem como trazê-lo para o Brasil?...rsrsrs Sei que é difícil mas, coitadinho passar um mês sem os donos não vai ser fácil pra ele :(

    Beijos! Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  2. Eu quero um porquinho da india! ;) So que tenho medo das minhas gatas o matarem! :/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada DR Vet! Minha vizinha vai ficar com chave do meu ap e vai visitá-lo todos os dias! Além disso minha amiga vai ir tb visitá-lo. Eu sei que nada como o papai e a mamae por perto, mas acho que ele ficará bem apesar da saudade.

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeei as pergutas e respostas, tb quero ver as fotos do porquinho e gatinhooo....hehehe....quanto ao Chico, acho bem melhor que ele fique na casa dele mesmo, com a supervisão da super amiga ;-)....ainda bem que existem amigas pra todas e principalmente essas horas! Bjaum Lili e espero que ele fique bem!

    ResponderExcluir
  5. Lili,tem selinho pra vc no blog,mamãe de gêmeos. http://gravidadegemeos.blogspot.com
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!
    Na ultima vez que tiramos férias, Mozart e Monalisa ficaram 21 dias em casa, a Tia Silvia vinha todos os dias ve-los. È dificl para eles e para nós, mas tudo da certo se tem alguem de confiança para olhar. Aqui onde moramos tb tem gente que presta serviço de Pet-sitter, o que acho excelente!
    Bjs, Vivi

    ResponderExcluir
  7. O PORQUINHO DA INDIA DA MINHA TIA ESTA GRAVIDA E EU QUERO PEGAR UM MAS TO COM MEDO DOS MEUS GATOS COMER ELE ... :S

    ResponderExcluir
  8. olá tenho três porquinhos da india vou fazer uma viagem de dois dias e meio será que posso levar tenho medo deles morrerem pois vou de ônibus.levo ou vendo para alguem me ajude rápido
    obrigado.

    ResponderExcluir
  9. quero saber quais medidas devo tomar quando for viajar e levar meu porquinho da índia pois não tenho com quem deixar (já esta decidido vou leva-la de qualquer jeito)antes eu deixava ela sozinha com muita água e comida para ela não passar fome só q agora ela não anda e eu tenho q dar água na boca dela varias vezes ao dia.A viajem é de caminhão .é de mais ou menos umas 6 a sete horas a viajem
    e vou ficar la 3 dias e meio.espero q possa me ajudar.agradeço desde já!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...