sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A triste situação dos jumentos no Brasil



Pintura de jumento em parede de rua
Alguns dias atrás, um jumento morreu em Fortaleza, vítima de atropelamento, no bairro Passaré. A população ligou para várias autoridades competentes, mas infelizmente ninguém fez nada. Nestes dias, a mamãe tem visto vários burrinhos caminhando nas ruas, comendo mato e correndo risco de serem atingidos pelos carros...

A população de animais soltos nas cidades aumentou bastante depois que os burros foram substituídos por motos, como meio de transporte no interior do Nordeste. Abandonados pelos antigos donos, eles ficam vagando pelas ruas, a procura de alimento.

Infelizmente, a situação destes animais no Brasil não é nada boa. Abandonados, atropelados, vítimas de zoofilia, maltratados em corridas de jegue, ou mesmo sacrificados para alimentar animais de circo.

Ainda bem que há instituições como o Rancho dos Gnomos, que presta um belo serviço de apoio e proteção aos jumentos e cavalos brasileiros, a exemplo da luta pelo fim dos maus-tratos a jumentos em Porto Seguro (BA). No exterior, a vida dos jumentos também não é fácil, mas também há instituições protetoras como a The Donkey Sanctuary, nos EUA; e a Burricadas, em Portugal.

Por aqui, um caso emocionante e que ainda precisa de nossa ajuda é o resgate dos Jumentinhos Shrek e Fiona, em Osasco (SP). Houve uma denúncia de que eles estavam sendo vítimas de maus-tratos e, por isso, foram encaminhados a um haras em Franco da Rocha, onde vivem temporariamente, a espera de alguém que os adote. Veja no vídeo toda a história dos bichinhos.


Gostou do casal? Se você tem um sítio ou fazenda e pretende adotá-los, escreva para pea@pea.org.br.  Para o veterinário Gabriel Dias, todos os animais são excelentes e possíveis amigos! “Você não pode escolher seu amigo pela raça, espécie, cor, orientação etc. Se é cão, gato, marreco, pombo, gente, criança, velho, galinha, branco, negro e etc. Gostar de bicho é uma face da pessoa”, afirma.

Então, minha gente, por que não adotar jumentos como animais de estimação. Se você tem um lugar adequado para eles viverem, como um sítio ou fazenda, por que não adotá-los?

8 comentários :

  1. É triste a situação, aqui no Sul a coisa está fora de controle... muitos maus tratos e abandono.

    Existe a Ong Chicote Nunca Mais, aqui em Porto Alegre, que apoia o fim das carroças puxadas por cavalos mau tratados.

    Acompanhei o caso da Fiona e do Shrek. Triste mais lindo de ver os dois juntos e sendo tratados.

    ResponderExcluir
  2. a isso é muito triste mesmo, quando eu era mais nova, me lembro d um lindo cavalo branco q foi atropelado perto d casa, arrastaram ele p tirar do meio da pista.... tadinho.... passou o dia todo ate morrer, e a população toda em volta so olhando... lembro q eu chorava e pedia p matarem logo ele... eu prefiro assim do q ve-los sofrendo....

    ResponderExcluir
  3. Algo está pasando con los burros, aquí en mi tierra pasa algo parecido!

    ResponderExcluir
  4. É difícil acreditar que o governo não toma nenhuma atitude, aonde vamos parar!

    Lambeijokas

    Lola

    ResponderExcluir
  5. Ai que triste!Estarei enviando boas energias para todos!
    ötima reportagem!
    Luna

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Viemos retribuir a visitinha
    Coitadinhos destes burrinhos...
    Isso é Brasil...
    Tenham um lindo final de semana e tudo de bom
    Lambeijos e Ronrons de
    Pepi e Xixo

    ResponderExcluir
  7. Além desse blog ser informativo e lutar pela causa dos animais, é um prazer tê-la como amiga virtual.
    Adorei o comentário no NoV@mente.
    Vida longa pra você e sua mamis, pra esse blog e nossa amizade.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que triste!! Ficou inconformada com notícias assim, como pode o ser humano não cuidar e ainda fazer mal a um animal.

    Bjs! Néia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...