quinta-feira, 18 de julho de 2013

Seu gato é ciumento?

Posted in ,
Momento em que mamãe conversa com Malu...

Quem convive com esse comportamento precisa ter bastante habilidade para não prejudicar a relação dos gatos. Nós somos ciumentos, sim, por excelência. Aqui em casa eu tenho ciume da Malu e ela tem ciúme de todos os gatos do mundo que se aproximarem de minha mãe e do sofá dela. Nossa! Ela pensa que a mamãe nasceu para ela. Realidade felina, é a vida! Gateiros, vocês já conviveram ou administram uma situação parecida?

Outro dia, estava conversando com minha mãe humana e dizendo a ela que esse sentimento é natural de gatos e que precisa ser entendido e administrado de forma que esse ciúme não se torne excessivo, levando nós, animais, à tristeza, melancolia, insegurança, sentimento de inferioridade e outras alterações comportamentais. Apesar de nos taxarem como "independentes", somos muito sensíveis e quem deseja conviver conosco precisa entender melhor nossa linguagem. 

O ciúme, insegurança e medo podem ser apresentados aos seus tutores de várias maneiras. Por exemplo, preste atenção se ele está vocalizando fora do normal, destruindo alguma coisa para chamar atenção, fazendo cocô e xixi em locais diferentes, dormindo demais, tristeza, agressividade, falta de apetite etc. A Malu, por exemplo, briga com minha mãe, mia alto, fecha o semblante facial... é... Pruzzz. Nós, gato, somos também tolerantes. Em último caso, se não tem uma resposta satisfatória ao fim do ciúme, é bom o dono saber lidar com todos os gatos, equilibrando atenção, carinho e amor para todos.

Momento de ciúme de Malu... Fluflu nem liga...

Aqui em casa, minha mãe conversa muito com cada um, de acordo com o entendimento de cada gato, porque nenhum é igual ao outro. Uma boa gateira sabe diferenciar isso e explorar o melhor do seu gato. Eu tenho meu jeito de entender, Fluflu a mais novinha o dela, Malu, a ciumenta, também... Cada um no seu novelo. 

Identificou? Nada de ignorar e achar que é besteira, passa logo. Todo distúrbio comportamental precisa ser examinado por um especialista em felinos para seu gatinho receber o tratamento adequado. Por muitas vezes, o tratamento é na correção do comportamento do tutor mesmo e com o tempo ele vai manejando a situação. Sempre procurem ler sobre o assunto, conversar com seu veterinário de confiança e tenho certeza que encontrará as respostas para o x da questão.

7 comentários :

  1. Aqui em casa a Frida é mais ciumenta, principalmente se a mamãe esta com ela no colo dando atenção pra ela e nós aparecemos, aí que ela fica ciumenta e nervosa !!!! Hehehe...
    Abraços do Bilbo

    ResponderExcluir
  2. QUE POSTAGEM BACANA, MENINAS!
    NÓS NÃO SOMOS CIUMENTOS. SABEMOS BEM QUANDO A AMA DESTINA ATENÇÃO A CADA UM. ELA GOSTA DE NÓS IGUALMENTE, COM CERTEZA! :)
    VENHAM NOS VISITAR, COLEGUINHAS! TEM CONCURSO FOTOGRÁFICO ROLANDO NO NOSSO BLOGUINHO, PARTICIPEM!
    TENHAM UMA LINDA QUINTA.
    UM ABRAÇO BEM BONITO, DA DONA GAM, DA MAUAU, DO GATO-TÔ, DO PHANTOM E DO GATITO! :)

    ResponderExcluir
  3. Ah, rola muito ciúmes entre felinos sim. E é um barato vc ver que cada um tem sua personalidade. Curto demais isso nos bichanos!
    Em casa, a Phoebe é muito ciumenta e mais sentimental. ela fica de mal qdo vc não faz o que ela quer, e tbm tem ciúmes de seus humanos. A Belinha é a coitada, que leva pancada das outras duas o dia todo, mas tbm é muito introvertida e não é chegada a amizade com suas irmãs. Já a Jasmin, pequeninha, danadinha, manda em tudo. É muito ciumenta e egoísta, e tenho que chamar a atenção dela a todo momento para que não extrapole no egoísmo, pq senão ela não deixa as ir,ãs nem beberem água. Acha que tudo é dela e pra ela. É um barato, eu me divirto, mas educo tbm.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili, aqui em casa a Nikita é bem ciumenta comigo. Não gosta que as outras venham perto mas, não é nada agressiva, porém dá demonstrações de que não gosta. Eu faço de tudo para que ela não fique com ciúmes. É importante ficar atenta ao comportamento dos nossos amiguinhos.

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  5. Lili, acho que todo gatinho tem um pouco de ciúme. A Juju e a Tixa vivem brigando e morrem de ciúmes uma da outra em relação a gente. O Shake é o mais tranquilo, mas acho que é porque ele se acha o mais importante ( o centro das atenções ), então não vejo ele fazendo cenas de ciúmes.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Meu gato tem 12 anos e sempre foi introspectivo... mas agora que tem uma "irmãzinha"ele está demonstrando o maior ciúme! Tenho que fazer tudo igual para os dois! É até engraçado o jeito como o Simba olha de lado a pequena Sophia!!! Hahaha, mas eu sou boa em lidar com esses dois! Tenho amor de sobra para eles! Rs

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma gata siamês ela e muito ciúmenta e ta agressiva depois que chegou 3 gatinha que tava abondonada na rua, a mha gata fica na rua o dia todo vem dormir em casa se eu for buscar pra dormir.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...