terça-feira, 10 de março de 2015

Como evitar que seu gato lhe morda

Posted in
Foto: Publicação
Os gatos adoram carinho, cafuné e brincadeiras. Mas nem todos os gatos respondem da mesma forma aos estímulos humanos. Primeiramente, gosto de alertar as minhas seguidoras de respeitar a raça e linhagem do seu gato. Isso já traduz uma série de informações do comportamento do seu gato.

Respeito é a palavra de ordem neste assunto. Quando digo isso, é porque, ao entender seu animal, você vai saber onde ele gosta de ser acariciado, como ele gosta de brincar e quando ele quer parar de fato com a brincadeira. Não insista na interação quando perceber que seu gato fez Fuuuu. Isso pode gerar uma resposta negativa dele em forma de uma mordida, que dói um pouco, ou arranhada. Dificilmente, o gato morde ao primeiro sinal de irritação, mas alerta com movimentos e rugidos. Aí cabe o bom senso de entender que não deve continuar.

Às vezes, você pode ficar confusa porque pode acariciar onde ele gosta e de repente ele te mordeu??? Isso pode acontecer sim. Nem toda hora o felino está aberto para interação, quer seu momento, só seu! Se seu gato gosta muito de morder, compre brinquedos para ele morder.

Quando um gato morde um humano em meio a uma brincadeira, a minha dica é não retirar a mão rapidamente. Este gesto pode indicar ao felino que continue. A reação correta é afastar a mão lentamente e dizer-lhe NÃO bem enfático. Outra alternativa é pegá-lo pelo pescoço e dizer NÃO. Estranho né? Mas esta maneira é a forma que as mães felinas disciplinam suas crias. O ideal é que essas ações educativas sejam feitas pelo seu dono e não por qualquer pessoa.

Outra atividade que você pode fazer é  quando ele te morder diga um Não alto e levante imediatamente e se afaste ou saia de perto mesmo. Tenha sempre um petisco para nesse momento da brincadeira que ele não te morder, você recompensa com um petisco. Isso fará que ele associe com mordidas eu perco tudo e sem mordidas eu ganho atenção e mimos.

E para fechar, quando chegar visitas em sua casa, avise sempre quais os gatos que gostam ou não de interação. É melhor assim. Evita mordidas e comentários desagradáveis. Nem todo mundo entende o mundo felino e pode levar uma impressão equivocada.

Mas se você foi mordido por um gatinho na rua que não sabe a procedência, o ideal é lavar o quanto antes com sabão e procurar uma rede pública para tomar a vacina da raiva. São aplicadas até cinco doses. Lembrando que os animais devem ser imunizados contra a raiva anualmente, a partir dos 3 meses de vida.


0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...