quinta-feira, 25 de junho de 2015

Gatos viciados em beber água na torneira

Posted in
Foto Publicação
Gatos são ativos, gostam de brincar, de comer uma boa ração e, claro, de se deliciar com uma água fresquinha e gostosa, não é verdade? E quando a água é da torneira, é corrente, com movimentos, aí que fica mais gostosa e atrativa. Mas qual é o segredo disso tudo? Você já parou pra pensar? Por que muitos gatos negam o pote d'água e só querem beber água na torneira?

Não há nenhum problema em os gatos beberem na torneira. No entanto, os tutores precisam ficar atentos para não viciarem seus gatinhos e com isso se tornarem reféns desse manejo. Se seu gato bebe tanto do pote ou da torneira, ofereça mais a do pote ou até mesmo uma fonte.

Sei que muitos querem satisfazer todos os desejos de seus gatinhos, mas é preciso delimitar certos limites pensando na saúde do seu bichano, que não vai beber água só quando você estiver em casa para abrir uma torneira. Também há tutores que deixam a torneira ligada quando estão ausentes. Essa atitude não é interessante, causa grande desperdício de água e pode viciar seu gato desnecessariamente.

Fonte caseira imita a torneira
Para os tutores que estão nessa situação e não conseguem estimular seu gato a começar a beber água de outra maneira, a minha mãe Renata Costa, consultora de felinos, compartilha algumas sugestões para vocês:

- Utilize potinhos de água diferentes, potes de cerâmica ou vidro que mantêm a água mais fresquinha e resfriada e estimule com seu dedo (devidamente higienizado) o movimento diretamente na água. Gatos adoram esses estímulos e novidades. Faça isso diariamente, quantas vezes puder, até ir condicionando seu gatinho a se interessar pela ingestão de água de maneira independente.

- Se seu gato gosta só de água gelada, utilize pedrinhas de gelo para ajudar nesse processo.

- Na internet, encontramos muitas opções de como fazer uma fonte caseira, pesquise. Aos que preferem uma fonte mais elaborada e específica para os bichanos, o mercado também disponibiliza hoje vários modelos, desde fontes individuais a fontes que imitam uma torneira, bem como fontes coletivas, para quem tem mais de um gato em casa.

- Ofereça mais pontos de água, em outros pontos da casa. Escolha os que seu gatinho gosta mais de circular e descansar. Faça uma associação positiva, para que seu gato pense que a água vai até ele e não o contrário.

Caros gateiros, esses manejos precisam de paciência e persistência, mas lembre-se que todo esse esforço será benéfico ao seu gato para o resto da vida, para você e para a natureza. Mamãe alerta que não se pode tirar bruscamente a opção da torneira do seu gatinho. Tem que ser gradual. O estímulo na ingestão de água ajuda e muito para evitar problemas futuros no trato urinário.

4 comentários :

  1. Olá adorei o post, tenho um bichano que se chama joão,
    quando ele veio para casa, ele só bebia na torneira, hoje nós conseguimos fazer com que ele sentisse interesse em beber no potinho, no começo foi dificil ,as graças a Deus conseguimos.
    Beijuss

    P.s Adorei seus bichamos <3

    www.joaninhatodafashion.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma viciadinha e três outros que apreciam.
    Para todos eles eu fiz uma bela fonte que eles ama e que é muito visitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fonte é uma ótima solução. Parabéns e tudo de bom para seus bichanos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...