terça-feira, 16 de junho de 2015

Felinicultura e territorialismo: entenda melhor essa relação

Posted in
Gato Chicarito
Foto: Arquivo pessoal - Gato Chicarito

Hoje, falarei sobre territorialismo felino! Vou compartilhar informações interessantes para todo amante de gato, que se preocupa em entender melhor como funciona o mundo dos bichanos. Nada mais justo do que uma própria gata explicando, né? Euzinha! Pruzzzz!!!!

Vamos começar falando sobre “marcar” ou “demarcar território”. São expressões humanas usadas para definir determinados comportamentos e sinais. Eles vão além das urinas indesejadas e podem ser amenizados pelos benefícios da castração, melhor caminho para animais sem objetivo de reprodução.

A castração ajuda e muito na redução da sinalização de território. Após serem castrados, alguns gatos deixam de marcar. Outros podem continuar, mas por outras situações comportamentais. Sempre observe seu gatinho, para saber quando ele precisar de ajuda. E procure um especialista em comportamento felino,  para lhe orientar e corrigir o problema.

Patinhas digitando...

Quando os gatos vivem em liberdade, a área é influenciada de forma diferente para cada sexo. Nas fêmeas, ela acontece pela disponibilidade e partilha de fontes alimentares. Já os machos, pela partilha e número de fêmeas. Safadinhos, né? Rum!

Uma coisa é fato: independente do sexo, seu gatinho pode marcar seu território com jactos de urina em superfícies verticais. Alguém que esteja lendo este post, já presenciou a cena? Essa é a clássica, porém existem outras formas de marcação de território: fezes, roçar o corpo contra objetos, arranhar etc. Tudo isso pode ser detectado e interpretado por congéneres ou outros animais. Viu como deixamos nossas digitais?

O curioso é que todos estes comportamentos não servem apenas para demarcar território, mas também para transmitir informações sobre o estatuto social e o ciclo reprodutivo dos indivíduos. Não é o máximo?

Já os gatinhos que vivem dentro de casa (ou seja, em um território delimitado) são capazes de organizar as áreas dedicadas a cada atividade, para conviver da melhor maneira possível com outros animais e humanos. Viu como somos organizados?

Quando nossos humanos nos observam, passam a nos entender cada vez melhor e assim tornar nossa relação mais fácil. Um miado de um jeito ou um olhar e expressão traduzem muitas informações. Pense nisso! Beijos no nariz minha gente!!!!

Fonte: Guia prático Felinicultura Royal Canin

2 comentários :

  1. BOA TARDE, COLEGA RENATA!
    ÓTIMA POSTAGEM, MUITO ESCLARECEDORA. :)
    ESPIE SÓ!
    TEM POSTAGEM NOVINHA LÁ NO MEU BLOG! PASSE EM "GAM DOLLS (2)" E CONFIRA A BELA E MAIS RECENTE RESTAURAÇÃO QUE FIZ.
    FICAREI FELIZ COM TUA SIMPÁTICA VISITINHA E COMENTÁRIO.
    APAREÇA POR LÁ!
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA. ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...