terça-feira, 2 de junho de 2015

O que você precisa saber sobre gravidez, gatos e toxoplasmose

Posted in ,
Especial Gatos e Grávidas, por Renata Costa

Banner educativo sobre gatos e toxoplasmose
Os animais são nossos companheiros fiéis e carinhosos, que nos proporcionam muita alegria e bem-estar em todas as fases da vida, inclusive na gravidez. Se você tem gatos e descobriu uma gravidez, não se desespere!

Alguns detalhes precisam ser levados em consideração. No mais, sua gravidez poderá ser bem tranquila e feliz, ao lado de seus bichos de estimação. Os primeiros e primordiais cuidados são com a higiene.

Não ache que a toxoplasmose é transmitida tão fácil assim e exclusivamente pelos felinos. Para você adquirir a doença por meio do seu gato, é preciso que uma mão suja com fezes tenha contato diretamente com a boca. Os médicos sempre alertam que a maioria das infecções são oriundas de frutas, verduras mal lavadas e carnes cruas mal passadas, quando são ingeridas.

Portanto, o ato de lavar as mãos após manusear carnes cruas, lavar também muito bem as frutas e verduras e limpar com luvas a caixa sanitária diariamente do seu gatinho, vai afastar de você a possibilidade de contaminação. Mas se você quer saber se seu gato tem mesmo a doença, pode fazer o exame de sangue nele. Converse com o veterinário para maiores detalhes. No caso do gatinho infectado, desinfete a pá e a caixa de areia com água fervendo por 5 minutos diariamente. Evite que ele saia para caçar. Gato seguro é dentro de casa, e não na rua perambulando.

Já vi pessoas que alimentam seus gatos com carnes cruas! Gente, não pode! Isso sim é perigoso para seu gato e para você. Gato só precisa de ração de boa qualidade, água fresca e sachês.Olha a guarda responsável!

Se seu gato lhe arranhou e você tem receio que haja fezes nas unhas dele, lave com antisséptico e fique tranquila. O contato é pela ingestão, e não por arranhão, lambidas e mordidas.

Você sabia? Que apenas 1% dos gatos transmite a toxoplasmose? Para isso, precisam estar doentes e na fase de eliminação de oocistos. Portanto, não deixe que ele coma carne crua ou mal passada, ou ainda insetos, ratos, lagartixas que tenham cistos do protozoário. Geralmente, o gato elimina apenas uma única vez por 15 dias durante toda a sua vida. Ela acontece 10 dias após o gato ter sido infectado. (Fonte: PEA)

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...