segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Posso dar leite para meu gato?


Posso dar leite para meu gatinho? Imagem de ilustração
Os humanos sempre pensam que gatos e leite são uma combinação perfeita. Mas será mesmo que o leite é ideal para todos os gatos? A maioria dos bichanos gosta da gordura presente no leite, que o torna mais gostoso. Em sua composição, o leite de vaca não possui os nutrientes adequados para nós, gatos. Ou seja, não pode ser oferecido como um alimento completo para o animal.

Hoje, muitos felinos apresentam sobrepeso ou obesidade. Cuidado: a ingestão de leite em grande quantidade pode deixar o seu gatinho ainda mais gordo.

Quando novinhos, os gatos possuem uma enzima chamada lactase, em quantidade suficiente. Na medida em que vão envelhecendo, elas vão diminuindo no organismo, causando a intolerância à lactose.

Se você tem um gatinho adulto ou idoso, não deixe que ele beba leite com lactose. Isso pode gerar gases e flatulência, dores, inchaço e até vômitos. Além disso, a substância não digerida aumenta o acúmulo de água nas fezes, causando a diarreia.

Mas há também aqueles gatinhos que tomam leite e nada sentem. Sim, esses bichanos existem! Eles têm uma pequena produção de lactase no organismo e, por isso, suas bactérias intestinais lidam melhor com a lactase digerida.

Uma pergunta que ouço bastante é: posso dar leite de vaca para gatinhos filhotes? Veja bem: o leite da vaca é totalmente diferente do leite da mamãe gata. Apesar do filhote possuir lactase suficiente para digerir o leite da mãe, pode acontecer de ele não ter o bastante para digerir o leite da vaca, gerando intolerância. Portanto, se você está com um filhote e não tem uma mãe de leite, o melhor é utilizar um leite artificial apropriado para gatos. E sempre siga as orientações de quantidade estampadas no rótulo do produto.

Por fim, se o seu gato não tem intolerância, você pode oferecer o leite uma vez ou outra, como forma de agrado. E não esqueça: dê sempre ração balanceada e muita água para seu bichano!

Cheiro miado!

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...