domingo, 9 de dezembro de 2018

Novela da Globo traz nova consciência sobre os felinos

Posted in ,

Personagem León  (Foto: Adestradora Patrícia)
Conversei com a adestradora felina, Patrícia Christensen, sobre o movimento positivo que está gerando a favor dos gatos, após a exibição da novela O Sétimo Guardião, em horário nobre na Rede Globo.

O preconceito milenar contra os gatos pretos, injustamente associados ao azar e cruelmente usados em rituais de magia negra, levou um grande golpe com a novela, que traz como personagem principal o lindo gatinho León.

“Tenho visto que as pessoas estão respeitando e admirando os gatos, principalmente os pretos. A novela deu voz aos gatinhos e isso nos deixa extremamente felizes. Tenho certeza que, após a novela, uma nova porta está se abrindo para os gatos. Vitória para todos nós que amam e lutam pelos gatinhos”, afirma Patrícia.

Em gravação.... (Foto: Adestradora Patrícia)
O personagem felino León tem poderes especiais, que também envolvem a proteção de um poço da juventude. O que pouca gente sabe é que ele é interpretado por quatro atores. Isso mesmo! São quatro gatinhos da raça Bombay dos EUA, que foram devidamente adestrados, com muito amor e profissionalismo. “São extremamente ágeis! Adoram fazer as cenas de ação. Super inteligentes e curiosos. Sociáveis e motivados”, revela Patrícia.  

Segundo ela, os bichanos foram treinados para não sofrerem estresse nas gravações, com muita dessensibilização, além de receberem bastante carinho dos atores e atrizes do elenco. E nas cenas pesadas ou estáticas, a produção usa um animatronic e um bicho de pelúcia, liberando os gatinhos de carne e osso para descansar.

Turminha felina reunida (Foto: Adestradora Patrícia)

O Projac é pertinho da casa de Patrícia, o que facilita muito o deslocamento dos felinos. A produção atendeu a exigência natural para os gatos: um camarim tranquilo para eles ficarem descansando entre uma cena e outra. “O bem estar deles foi uma exigência desde o primeiro contato e isso é muito respeitado por toda a equipe que entendeu que são gatos e que precisam dormir durante o dia”. Após as gravações, eles vão para casa com o dever cumprido.

Os quatro gatinhos já gravaram. Eles se revezam nas gravações de maneira bem sutil. Patricia diz que ao perceber o mínimo de sinal de que eles não estão afim de brincar (o que na verdade é gravar, mas os adestradores tornam tudo uma brincadeira para eles), é feita a troca de gatinho. “Como eles são muito sensíveis, às vezes, um simples barulho mais forte, como uma queda de equipamento ou repetições de cenas para afinar luz e câmeras, preferimos trocar para poupar o felino”, afirma.

Em adestramento (Foto: Adestradora Patrícia)

E tudo isso não muda a normalidade da rotina deles. As alimentações são feitas com brincadeiras, estimulando-os a pensar. Todo esse trabalho comportamental é importante para desenvolver a inteligência e a curiosidade, e ainda para criar uma afinidade maior com os adestradores Anderson Gonsales e Patrícia. Eles têm uma sintonia muito boa, o que facilita muito o manejo com os gatos.

Foto: Adestradora Patricia
Foto: Adestradora Patrícia

Foto: Adestradora Patrícia

Sinal verde com os atores também. Ela revela que o Bruno Gagliasso aprendeu a gostar de gatos agora. “Ele é do cachorro, mas está amando. O gatinho preferido dele é o Pépe e o da Marina Rui Barbosa é a Lucky.”. Os atores sempre vão visitar os gatinhos em seu camarim e acabam tirando várias fotos.

Lília Cabral (Foto: Adestradora Patrícia)
Escritor da novela Aguinaldo Silva (Foto:Adestradora Patrícia)

Edu Moscovis (Foto: Adestradora Patrícia)

Viviane Araújo (Foto:Adestradora Patrícia)

Muitos perguntam por que não fizeram as filmagens com um gato SRD (sem raça definida) brasileiro. Patrícia falou que a raça foi escolhida pela equipe de efeitos especiais da Globo. “A intenção era ter uma raça com pêlo bem curto, para facilitar o recorte em determinadas gravações. Levei mais de 10 gatinhos pretos sem raça definida para os testes e nenhum foi aprovado porque o pêlo dos nossos gatos brasileiros são mais ressaltados no rosto e isso aumentaria muito o tempo de recorte”.

Todo esse movimento deixará um legado: desmitificação e conscientização das pessoas para os gatos pretos. Ponto positivo! Patrícia conta que está muito feliz ao receber comentários de pessoas do Brasil inteiro, que passaram a ver os gatos pretos com outros olhos.

“Recebo diariamente dezenas de fotos de gatinhos pretos recém adotados, com nome de León”, conta com alegria ao saber que a novela tem ajudado a aumentar as adoções e a posse responsável dos animais.

Os adestradores Patrícia e Anderson Gonsalves

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...