domingo, 12 de abril de 2020

Os efeitos emocionais dos gatos na quarentena


Luan em home office com suas gatas na quarentena
Não somente humanos, mas gatos também podem ter seu comportamento afetado pelo isolamento social. Hoje, está muito comum a presença de gatinhos em lives e vídeos de tutores trabalhando, fazendo comidas e até mesmo praticando atividades físicas.

Pode ser engraçado à primeira vista, mas nem todos os casos são. Eu chamo atenção principalmente aos lares que têm crianças que, na falta do brincar livre, acabam explorando tudo em casa. E aí, onde fica aquela "paz" dos gatos nessa realidade? Gritos, correrias, estresses, tentativas erradas de interação com eles etc.

O que eu posso dizer é que continuem interagindo com os seus gatos e fiquem bem atentos ao comportamento, suas expressões corporais e emocionais.

Eles, apesar de estarem mais acostumados a viverem só dentro de casa, como recomenda uma guarda responsável, com essa mudança social, podem ficar um pouco estressados em sua rotina.

"Trabalhar em casa tem sido prazeroso, ficar mais próximos dos meus gatos, receber o carinho deles é sem dúvida um grande diferencial quando falamos de qualidade de vida. Porém assim como o bônus existem os ônus. Eles requerem atenção nossa necessitando ter jogo de cintura durante o trabalho quando pedem comida, para parar uma briga ou aquele miado eterno que não consegui decifrar", afirma o tutor Luan Góes.

Assim como Luan, muitos outros tutores também estão passando por essa situação. Para ajudá-los, finalizo com algumas dicas de observação e de convivência mais presente nessa fase de quarentena.

🐈  Respeite a individualidade, rotina do seu gatinho de sono e alimentação.
🐈 Inclua as crianças em brincadeiras se os seus gatos sentirem bem e responderem aos estímulos. E sempre, com a supervisão de um adulto.
🐈 Está em home office? Crie um ambiência favorável para eles estarem ao seu lado. Eles adoram!!!
🐈 Tome banhos de sol junto com seus gatos, mas sem ficar interferindo direto neles.
🐈 Busque brincar nos horários de maior pico: manhã cedinho e a noite (horários que eles ficam mais agitados por trazerem em seu DNA, características ancestrais das caças).
🐈 Evite ficar apertando e colocando no colo os gatinhos que não gostam desse manejo. Eles ficam estressados e podem se defender de forma agressiva. 
🐈 Coloque uma boa música relaxante para eles e o presenteie após com um petisco de sua preferência.
🐈Aproveite que tem "mais tempo" e produza um brinquedo caseiro para seus gatinhos. Eles adoram novidades!

E acompanhem meu Instagram, lá vou postar mais tarde, uma receitinha bem saborosa para eles curtirem nessa quarentena e amenizar o calor.

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...