sexta-feira, 24 de julho de 2020

ERVA DO GATO: Por que uns respondem e outros não?

Posted in

Muitos gatinhos são ofertados pelos seus tutores com a erva de gato, chamada de nepeta. Alguns apresentam em curta duração total envolvimento, alcançando quase um transe e outros o efeito é totalmente contrário.

Utilizamos a erva em diversas situações, nas brincadeiras, para relaxar e também em alguns trabalhos pontuais de socializações, adaptações, recondicionamentos, entre outros. 

É importante o tutor observar o seu gato, quando apresentando a erva pela primeira vez. E dependendo do estilo de vida, personalidade e comportamento, a erva deve ser oferecida de forma bem graduada.

E longe de ser uma droga popularmente considerada, a mesma se classifica na família da hortelã. O seu ingrediente ativo é uma substância chamada nepetalactona, liberada quando a folha é quebrada, ou melhor, quando mastigada pelo gato.

De acordo com observações científicas, ela não produz efeito em filhotes menores de 3 meses e os gatos mais velhos são menos afetados que os felinos adolescentes.

Alguns gatos não apresentam reações a erva. Estima-se que um terço dos gatos não é afetado pela nepetalactona. Esse comportamento é genético, ou seja, os pais do seu gato também eram insensíveis. Não é motivo de grandes preocupações.

Dessa forma, pode oferecer outras opções ao seu gato, como capim santo e graminha plantada em casa ou as que vendem em pets shops, tá? O importante é proporcionar tudo em equilíbrio no ambiente que seu gato reside.


0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...