sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O seu gato dorme ou descansa?


Gatos são conhecidos como campeões de sono, podendo chegar até vinte horas por dia dormindo.

Isso, sabemos bem! Mas a qualidade do sono de seu felino, como está?  Ele realmente dorme ou só descansa?👀🤔

Que miado é esse, hein🙊😼?? Vamos lá!!! Primeiramente, é fundamental oferecer uma vida saudável para seu gatinho, desde o ambiente em que vive, até sua alimentação e o check-up com o veterinário. Os que têm uma vida tranquila, sem estresse, certamente dormem muito melhor. 

Já nos gatinhos que são pacientes crônicos de estresse, sejam eles ambientais ou comportamentais, a qualidade do sono cai de forma significativa. Alguns tentam até dormir sentados, mas não conseguem fazer a reparação fisiológica que o organismo precisa.

Hoje, a ciência já comprova que os gatos  não só dormem como também sonham como os humanos. Esse sono felino se divide em dois tipos: "REM" (rápido movimento dos olhos), esse onde os felinos alcançam os sonhos e "não REM", mais profundo.

E  como identificar? Na fase REM, o gato está aparentemente dormindo, mas reage a um simples movimento no ambiente, assim como um sonido. As orelhas se mexem em direção aos sons e seus olhos ficam semiabertos. 

No sono mais profundo (não REM), os felizes que conseguem dormir nesse estágio chegam na fase mais desejada. Nela, eles não sonham, mas o seu corpo trabalha a seu favor, reparando e regenerando os ossos e músculos, reforçando o seu sistema imunológico. Identifique observando o único movimento nesse estágio, que é o tranquilo subir e descer da respiração.  Legal, né?

No entanto, alguns gatos sofrem de apneia do sono, observado em gatos que roncam e estão acima do peso. Então, é importante fazer o equilíbrio do bem estar geral citado inicialmente (ambiente, alimentação, visita ao veterinário e comportamento). Tudo está interligado. 

E não é só isso: temos o sono repentino, ou narcolepsia em felinos, também. Se episódios como estes forem observados, é importante levá-lo ao veterinário. Por meios de exames, poderá identificar problemas cardíacos, epilepsia ou diabetes. 

Por isso, ajude sempre o seu gatinho a dormir melhor, o sensibilizando a um manejo atrativo e prazeroso para ambas as partes: tutor e gato. Seu gatinho chegará na fase não REM com mais facilidade.

Agora, deixo essa tarefinha com vocês: analisem seus gatos, como dormem e como estão de humor e me digam após uma semana.  Aguardo vocês!!

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...