segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Não fume perto do seu bicho

Posted in ,
Sabe de uma coisa? Eu dou o maior apoio para essa nova lei de fumantes. Muita gente não sabe, mas os animais de estimação são os fumantes passivos que mais sofrem com os efeitos da fumaça. Tudo porque são fiéis aos seus donos e não saem de perto deles, nem quando estão fumando...

Ainda bem que niguém daqui de casa fuma. Aliás, eu nunca deixaria a mamãe fumar. Daria uma tremenda bronca nela. Mas ela já é consciente e também é contra essa coisa que só faz mal pra todo mundo.

Uma pesquisa do veterinário Marcello Roza revelou que cães e gatos que se tornam fumantes passivos podem sofrer de bronquite, tosse, alergia e espirros.

Isto sem falar que os gatos, particularmente, somos mais vulneráveis à nicotina que os cães. Além de todas as complicações respiratórias, ainda ficamos mais suscetíveis de pegar AIDS felina, segundo esta reportagem.

Não fume perto de seu bicho de estimação! Isto faz mal pra ele também. Se você o ama, deixe-o livre desta fumaça horroroza e preserve a saúde de seu animal.

Vou terminando por aqui, deixando com vocês a excelente reportagem sobre animais fumantes passivos que passou no Fantástico deste domingo.


8 comentários :

  1. Depois que casei, o meu cão teve que ficar com a minha mãe... que fuma muito.
    Sempre visito para passear e dar banho nele, mas sei que diariamente ele deve fumar passivamente.
    Se ele sente meu cheiro quando estou do outro lado da rua, imagina quando alguem fuma dentro do mesmo ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Pois é.. gatos e cães têm o olfato mais apurado; o pulmãozinho é menor, mas com a mesma fisiologia da nossa,apenas com diferenças mecânicas :( Tadinhos, podem ter enfisema e câncer também! Obrigada pelo link, Lili! Beijinho!

    ResponderExcluir
  3. Fábio Luiz,
    Muito obrigatinha pela sua pareticipação. Espero que seu cãozinho que lhe ama tanto não tenha nenhum problema de saúde. Pede pra sua mãe não fumar perto dele... Volte sempre por aqui, viu? :)

    Lídia,
    Você resumiu tudo! Muito obrigatinha pelas explicações. Lambeijokas da Lili

    ResponderExcluir
  4. Vi a reportagem no Fantástico e foi importante esse alerta para as pessoas que fumam, ficarem mais atentas com seus animais de estimação.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa meu pai fuma. Muito. Eu nunca tinha pensado que poderia fazer mal para os gatinhos! Vou conversar com meu pai sobre isso. Mas ainda estou na esperança do meu pai parar de fumar de vez!

    ResponderExcluir
  6. Ai que esquisito, eu vi meu nome ali do lado falando que eu fui na feira da Vila Madalena e que vou fazer física e não entendi nada! Hehehe, coisas de Twitter que eu nem sabia!

    ResponderExcluir
  7. Karin,
    Muito obrigatinha pelo selinho. Vou já lá ver como é! Miaaauuu...

    Marianne,
    Conversa com seu papis bem direitinho. Eu divulguei seu post no meu twitter. Por isso, você viu seu nome lá!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...