quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Entrevista com Dr. Lúcio, especialista em dermatologia animal

Posted in
Esta é a entrevista que fiz com o doutor Lúcio Jackson Queiroz Chaves, veterinário especialista em dermatologia animal, que atende em Fortaleza (CE).

1 - Quais os casos ambulatoriais mais freqüentes em felinos?

Sim, sou formado há 16 anos e especialista em Dermatologia Veterinária. A maioria dos felinos atendidos em nosso Consultório Dermatológico apresenta como doença de pele a Dermatofitose, ou seja, micose superficial causada por fungos dermatófitos.

2 – Quais os primeiros sinais de uma possível doença de pele nos gatos?
A presença de prurido, queda de pêlos localizada (alopecia) e eritema.


3- Gatos têm alergias?
Sim. Existem três tipos de alergia em gatos: 1) alergia a picada de insetos (DAPE); 2) alergia alimentar; e 3) alergia a poeira ou ácaros (Atopia).


4 – Que tipos de cuidados os donos de animais devem ter com os familiares que tem contato com o animal ao identificar que seu pet está com algum problema de pele?
Evitar o contato íntimo prolongado, como abraçar ou dormir com o animal, até que seja esclarecida a causa da doença. Em alguns casos a doença poderá ser contagiosa ao homem, e neste caso nós chamamos de zoonoze.


5- A sarna felina é um exemplo de contaminação em humanos?
Sim. Existem 2 tipos de sarnas consideradas como zoonozes: sarna notoédrica e sarna sarcóptica (escabiose).

6- Como identificar sarna no ouvido? E o que isso pode acarretar?
A sarna do conduto auditivo é um terceiro tipo de sarna que pode acometer os felinos, causando inflamação e produção excessiva de cerúmen (Otoacaríase). É bastante pruriginosa e facilmente transmissível entre os gatos.


7- A mudança de clima é um fator determinante na proliferação de doenças?
Na região Nordeste o clima não exerce influencia significante no surgimento de doenças em felinos. No entanto, na estação chuvosa é freqüente os casos de doenças fúngicas.

8- Problemas de pele podem voltar quando a imunidade do animal está baixa?
Sim, algumas doenças são mais freqüentes em filhotes até 1 ano de idade, devido à baixa imunidade. E algumas vezes podem surgir em animais adultos convalescentes, após doenças debilitantes ou tratamentos imunossupressores.

9- Por que é tão demorado um tratamento de pele?
A duração do tratamento depende da causa da doença. Para se ter sucesso na solução do problema é preciso fazer o diagnóstico, conhecer a medicação, a dose necessária de acordo com o peso do animal e finalmente o tempo necessário de tratamento para que o agente causador seja eliminado completamente da pele.

10- Existem gatos que de tanto se lamberem causam uma queda de pêlo aparente. Isso é grave?
O ato de se lamber compulsivamente, causando queda de pêlos no local, na maioria das vezes é sintoma de doença alérgica ou psicogênica. Nesse caso, uma anamnese minuciosa e um bom exame clínico são importantes para um diagnóstico preciso.

11- O que é acne felina e como tratá-la?
Acne felina é uma infecção bacteriana da pele, levando ao surgimento de pápulas e pústulas na região mentoniana (queixo) do gato, que pode ser acompanhada de prurido local e as vezes sangramento. O tratamento é feito com antibióticos orais e anti-sépticos tópicos.


12- Banhar o gato regularmente evita doenças de pele?
O banho no gato não previne doenças. A maioria dos cosméticos utilizados no banho dos felinos é destinada à estética e embelezamento dos pêlos, especialmente naqueles de pelagem longa. Mas quando o animal apresenta uma doença de pele, muitas vezes se faz necessário banhos medicamentosos como tratamento.


13 – Ninguém quer ver seu bichinho de estimação com problemas de pele. Então Dr. Lúcio, o que fazer para manter uma pele saudável longe de possíveis doenças?
Uma boa alimentação é importante, pois os nutrientes ingeridos irão influenciar diretamente na qualidade da pelagem. O médico veterinário está apto a orientar sobre dieta e prevenção de doenças. Portanto, quem adquire um animal de estimação deve sempre leva-lo regularmente para uma consulta médica.


14- Você tem animais de estimação?
Sim, 2 cadelas da raça Poodle (Julie & Nana), um cão mestiço (Rabih) e 3 gatos, sendo 2 machos mestiços (Nano e Nino) e uma fêmea Siamesa (Shana). Sempre tive animais de estimação desde criança. Já tive 20 gatos ao mesmo tempo e costumava subir no telhado de casa para buscá-los. Com eles aprendi muitas coisas, tais como: não ter medo de altura, enfrentar desafios, ser cauteloso, observar antes de agir e, principalmente, a ser independente. Se as pessoas parassem um pouco para observar os animais veriam que eles têm muito para nos ensinar.


15- Quais os cuidados que os proprietários devem ter em época de baixas temperaturas?
Bom, quanto a sua ultima pergunta: Os gatos costumam ficar proximos uns dos outros nos dias frios, para que juntos possam se aquecer. Se existe somente um gato na casa, se recomenda uma caminha quentinha pra ele dormir, ou ainda roupinha de frio.


5 comentários :

  1. Muito boa a entrevista! Meu Yuri já teve problemas com fungos e os pelso são curtos, imagina os gatinhos de pelo longo! Que perigo hein!!!

    Também estou preparando uma série de entrevistas para o Ronronices...
    Breve vc vai poder conferir!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Adorei lilizinha...

    Muito boa entrevista, bem informativa...


    beijos no coração

    ResponderExcluir
  3. Espectáculo de entrevista. Pena não ser sobre cães também. Boa!Obrigada. Apareça sempre que possível no blogue. Farei o mesmo em relação ao seu. A internet é uma ponte fantástica entre Portugal e o Brasil, né? ;)

    ResponderExcluir
  4. minha gata tem tres anos e começou a se coçar e com alguns caroços do pescoço. levei no veterinario e foi medicada com uma injeçao bem forte. minha gata logo depois desta injeçao ficou com o local bem inchado e se coçou muito até arrancar os pelos e fez um machucado na pele até sangrar. nao levei mais no medico pois teria que tomar esta injeçao pelo menos uma vez por semana. os caroços sumiram e agora esta aparecendo outos pequenos por todo corpo e com queda de pelo no local. o que faço pois liguei no veterinario e me disse que teria que aplicar de novo esta injeçao. nao vou fazer isso com minha gatinha ela se mutilou quando tomou. michelle.pc25@gmail.com me ajudem

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...