quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mais Pergunte ao Vet com Dr. Gabriel Dias

Posted in
Acabaram de chegar mais respostas do Dr. Gabriel Dias às perguntas enviadas por minhas queridas leitoras para o quadro Pergunte ao Vet. Ele explica que deixou algumas perguntas para depois, porque são mais complexas e vão render artigos maiores. Por enquanto, seguem as respostas abaixo.

Cat and Cat Foods alessandra patricia da silva - Oi, a minha gata tem uma mania.  Ela enjoa da ração. Eu sempre tenho que ficar revezando os sabores peixe e carne, porque ela só gosta desses dois. Gostaria de saber até que ponto isso é normal e qual sua sugestão pra resolver esse probleminha. Obrigado.

Dr. Gabriel - O que isso implica é: maior trabalho, custo e possibilidade de alterações físicas como, por exemplo, diarréia e vômito. Normalmente induzimos inconscientemente essa possibilidade de escolha. Gatos acabam por reforçar esse comportamento porque é estimulante e gostam deles para tornar o dia-a-dia mais interessante.

Troque os brinquedos sempre e forneça mais estímulos. Conserve a ração de maneira adequada para que ela fique sempre bem cheirosa e estimulante. Leia o post de conservação de ração no meu blog. Não troque a ração. Misture as duas se achar interessante.

Mas, não estimule a possibilidade de troca de sabores. Seu grande amor vai achar que ela está sofrendo porque quer coisas novas, mas não troque a ração. Na natureza eles não escolhem a comida, caçam o que estiver disponível. Opção de sabores é dos humanos. Na hora da refeição tire os gatos da sala e avise para todos: nada de sobrinhas ou presentinhos na forma de guloseimas.

Nice - Lili, perguntinha minha pro Dr. Gabriel: Meu gatinho Mingau tem 06 anos é amarelinho e lindo... mas tem várias manchinhas pretas na boca... isso é mesmo normal? Me disseram que é natural em gatos de pelagem amarela.

Dr. Gabriel - Super normal. Chamados de lentigens não possuem características malignas. Mas, para ter certeza que são pintinhas normais, leve ao tio veterinário. Beijos, Nice

Cintia Viana - Oi Lili, aqui é a many do Prince, gostaria de saber do Dr. Gabriel se é normal um gato castrado desde os cinco meses fazer xixi para marcar território.

Dr. Gabriel -Xixi pela casa não tem relação apenas com comportamento sexual de gatos inteiros, ainda que alguns gatos castrados continuem exibindo esse comportamento quando percebem a presença de gatas no cio. Marcação ou eliminação de urina no ambiente pode estar relacionada com ansiedade, necessidade de reafirmação territorial em uma circunstância social e muito mais. Gatos entre 1 a 3 anos podem exibir a maturidade SOCIAL que exige que ele reafirme seu espaço no ambiente. Converse com um veterinário, além disso, existe a possibilidade de alguma doença do trato urinário ou em outras partes do corpo.



Alice Kis
- Estou hospedando uma gata de 18 anos chamada Tetéia. Ela tem ótima saúde, porém, tem um mau hálito horrível. Seus dentes são amarelados e muitos já cairam. Que tipo de tratamento seria o mais indicado prá ela, tendo em vista a idade? Isso é contagioso? Existe alguma alimentação que poderia ser dada que melhorasse esse quadro?


Dr. Gabriel - Alice e filhotes, a Tetéia deve ir imediatamente para um veterinário fazer uma avaliação na cavidade oral. Existe uma infinidade de doenças da cavidade oral de gatinhos que podem gerar hálito ruim. Doença periodontal ocasionada por acumulo de tártaros, gengivites e outras doenças geram a proliferação de bactérias que cronicamente podem trazer danos aos rins e coração. Não perca tempo e não medique, leve em um veterinário. A Tetéia merece!

Je Nunes - Eu sou mãe de 3 gatinhos, 1 macho e 2 fêmeas. O machinho é um ragdoll, e ele me dá muito trabalho porque vive gripado e qualquer coisinha fica doente. Ele adorava brincar com água do vaso sanitário, e acabou ficando com uma ferida na boca. Agora eu mantenho o vaso fechado, fora que ele tá sempre gripadinho e espirrando, mas nada preocupante. Agora ele está com caspa. E eu queria saber se isso é normal. Brigadinha!

Dr. Gabriel - Nada disso é normal. Normal é ter boa saúde, sem espirros frequentes, feridas ou pêlo danificado. Leve logo o Ragdollzinho ao Tio Veterinário e nos conte depois como ele ficou lindo, ta certo?

Gostaram das respostas? Eu adorei! Tenho certeza de que elas serviram para muitas outras pessoas. Mande sua dúvida para o Dr. Gabriel, enviando para meu e-mail gata.lili2@gmail.com

6 comentários :

  1. Dr. Gabriel é uma pessoa sábia e generosa! Eu sou co-hosting um pulo blog hoje, por favor hop e por pawticipate!

    ResponderExcluir
  2. Lili,

    Mingau pediu pra você mandar um beijo pro Dr. Gabriel. Ele é uma pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tô meio sumidinha mas não esqueço de vocês tá?
    Beijinhos
    Si

    ResponderExcluir
  4. Oi Lili, agradeça ao Dr. Gabriel pela orientação. Vou levar a Tetéia ao vet e ver o que pode ser feito. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Sempre é muito bom informações que possam ajudar nossos bichinhos.

    Beijoss!! Néia

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Enviei e-mail com as minhas dúvidas.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...