segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pergunte ao Vet com Dr. Gabriel

Posted in
Dr. Gabriel Dias
Já chegaram as primeiras perguntas para o quadro Pergunte ao Vet. O Dr. Gabriel respondeu todas. Vamos a elas.

Cíntia Belo - Um gatinho que quebra o fêmur e colocou o pino, depois tira por rejeição... ele vai mancar para sempre??? Ele é novinho um ano e meio... mas acho que tem medo de apoiar a pata apesar de já fazer 4 meses do acontecido!

Dr. Gabriel - Lili. Vocês, os gatinhos, assim como os outros animais, preocupam-se apenas em não sentirem dor ou desconforto. Caso vocês tenham uma patinha imobilizada por muito tempo a atrofia muscular faz com que queiram usá-la menos ou a ignoram. Sessões de fisioterapia para melhorar a reabilitação pode ser uma boa idéia. Lesões temporárias ou definitivas causadas pela fratura deverão ser melhor avaliadas pelo Tio Veterinário que cuidou do nosso amigo gatão.

Ruth e Pink - Oi Lili! Nós temos uma pergunta para o Dr. Gabriel! Nós gostaríamos de saber por que nós não nos entendemos, por que apesar de sermos mãe e filha não queremos nem chegar perto uma da outra. O que nós poderíamos fazer para ficarmos mais amigas? Infelizmente já estamos velhinhas (13 e 11 anos), será que ainda tem jeito? Lambidas da Ruth e Pink

Dr. Gabriel - Olá meninas (Ruth e Pink). Precisaríamos de mais informações para caracterizar melhor a situação. O que podemos dizer é que em uma comunidade de gatos, vocês estabelecem seus limites territoriais através de odores e marcações visuais. Qualquer mudança no ambiente ou rotina desorganiza tudo e começam os desentendimentos. Outra informação importante é que os gatos mais velhos são mais intolerantes e acabam por aumentar a chance de conflitos. Conte-nos mais sobre vocês e tentaremos novamente.

Luiza - Fofuxa Lili, seu amiguinho o @principepierre, meu gatão, foi castrado a pouco mais de um ano. Mas de vez em quando ele ainda vai lá "brincar" no cobertozinho dele. Isso é normal? Esse comportamento nunca vai passar? (Quando ele foi castrado ele tinha 1 ano).

Dr. Gabriel - Olha bem. Alguns comportamentos nãos são extintos automaticamente depois da castração. Alguns são diluídos com o tempo. Ocorre sempre ou em um intervalo maior? Se estiver incomodando a família humana, devemos inibir o comportamento de maneira tranquila e sem punições severas. Troque o cobertor por brinquedos ou móveis interativos e proporcione maior chance de surgirem outros tipos de brincadeiras.

Luiza - Se me permite uma segunda pergunta... Meu gatinho de vez em quando vomita e tem bolinhas de ração inteira no vômito, eu acho que ele come muito rápido. Por que isso acontece?

Dr. Gabriel - Existem inúmeras causas de vômitos em gatos. Vomitar não deve ser considerado algo comum. Comer depressa por ansiedade, disputa com outros gatos, desejo de comer comida sem cheiro de outro gato e etc. pode ser um dos motivos. Mas, só depois de uma conversa com um veterinário, vamos poder estabelecer a melhor conduta. Dica de ouro: não perca tempo, leve o gatão ao tio Vet!

Gostaram das respostas, amigas? Quem quiser mandar mais perguntas ao Dr. Gabriel pode enviar para meu e-mail (gata.lili2@gmail.com). Eu repassarei todas para ele e as publicarei aqui junto com suas respostas!

10 comentários :

  1. Parabéns Lili e Dr. Gabrielllllllll

    Adorei a resposta..
    Vamos continuar com as fisioterapias...

    Na próxima gostariamos de dicas para que Teozinho aprenda a fazer xixi e caquinha no lugar certo e não sujar a casa toda!

    Bjoka

    ResponderExcluir
  2. Dr. Gabriel se parece como um ser humano muito bom, e inteligente também!

    ResponderExcluir
  3. Amei as perguntas e também as respostas do Dr Gabriel. Já enviei uma perguntinha.

    Beijos! Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  4. Oi Dr. Gabriel.
    Meu gato está com uma falha de pelos no bracinho, às vezes fica meio úmida. Disseram que é devido à presença de fungos. Estou usando Rifocina. Seria melhor usar o Revolution?
    O que fazer para evitar a presença desses fungos?
    Obrigada.
    Letícia.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana esta seção de perguntas, gostamos. Bjks

    ResponderExcluir
  6. oi lili! eu queria q vc perguntasse para ele, sobre a relação entre gatos e grávidas! e avisa sua mamãe q estou postando as fotos do chá de fraldas! mas uma pena eu ñ bati nenhuma foto com ela! mas agradeça muitissimo a ela, pois AMEI ela ter ido! bjs

    ResponderExcluir
  7. Lili,

    mas que vet bacana você tem. Mandei uma perguntinha...muito boa essa sua idéia.

    ResponderExcluir
  8. Oi! meu gato tem 5 meses de vidas apenas , e , ele foi adotado da zoonoses! Mais, não sabemos a raça dele =´( bem, ele é igual o gato que esta no post! alguem poderia me dizer a raça? Ele tem olhos azuis bem clarinhos mesmo! =]

    ResponderExcluir
  9. oi eu poderia saber se eu posso deixar o meu porquinho da india solto pea casa e se ele poderia ficar perto de felinos?obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Por favor, já levei minha cadela com gravidez psicológica no vet inúmeras vezes. Tomou sec lac e não adiantou. Só ficou ofegante e agitada.. Está acabando de tomar cetoprofeno, mas continua com leite e uma das mamas está com inchaço bem grande. Estou desesperada. O que fazer? Trocar de vet? Há outro medicamento para secar o leite que possa funcionar?
    Aguardo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...