quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pergunte ao Vet: leite, castração, alergia, diarréia e desaparecimento

Posted in
O nosso Doutor Cat, Gabriel Dias acaba de responder às últimas perguntas que chegaram para o quadro Pergunte ao Vet. Confira:

black cat drinking milkClaudia Goulart - Minhas dúvidas são: tem algum problema em darmos leite para o gato? A outra pergunta é sobre a água e até mesmo o leite, se podem ser gelados. Li uma matéria sugerindo para os dias mais quentes e secos que podemos colocar uma pedra de gelo.


Dr. Gabriel - Nunca ofereça nada além de ração para seu gato, salvo sob orientação veterinária. Gatos adultos não digerem a proteína existente no leite e, assim, aumenta-se a chance de terem diarréia. Troque o leite por algum petisco formulado exclusivamente para gatos ou simplesmente brinque com eles. No fundo, é o que eles preferem!

Jordana Silva - Olá dr. Gabriel, gostaria de saber se tem uma idade ideal para castrar um gatinho? Qual a idade que ele não sofrerá tanto para castrá-lo? 


Dr. Gabriel - Já foi, cientificamente, comprovado que cães e gatos podem ser esterilizados em idade tenra (bem novinhos). Porém, como em outras situações, o bom senso é imperativo. Se tiver possibilidade de reprodução sem controle, perder o controle do manejo e etc., esterilizar é a solução. Gatos esterilizados e mantidos em confinamento (com enriquecimento ambiental, é claro!), vivem mais e melhor. A comparação com idade de seres humanos deve ser feita com cuidado. E muito importante: animais devem ser anestesiados para serem submetidos a cirurgias, ou seja, não há dor. Seja em que idade for, ok?  

Celia F. Paiva - Lili, tenho uma gatinha toda branca de 5 anos, linda de viver! Notei que o queixo dela está sujinho, como sujeirinha preta, mas não sai... Alguém me disse que é alergia e que gato não deve usar potinhos de plástico, é verdade?

Dr. Gabriel - Alergia aos potinhos de plástico é apenas uma da varias possibilidades diagnósticas. Não perca tempo e nem tente medicamentos sugeridos na internet, vá a um tio veterinário.

Gisele Oliveira - Tenho uma gata adulta, persa, que quando passa muito tempo comendo a mesma ração, começa a ter diarréia, então tenho sempre que estar trocando de ração. O problema é que ultimamente ela só está se dando bem quando troco por uma que é caríssima. Eu queria saber se é normal, e o que posso fazer pra diminuir esse "probleminha". 

Dr. Gabriel – Normalmente, a intolerância à ração não ocorre desta forma. O que temos é um quadro de diarréia crônica. Faça uma visita em um veterinário e relate minuciosamente todo o histórico e após alguns exames teremos um possível diagnóstico. Se ela precisar da ração, teremos que organizar a administração da ração de forma a permitir que apenas a gatinha tenha contato com a ração. Não deixe de enviar notícias.

Viviane Barroso - Minha gatinha Betina está desaparecida desde domingo (19/09/2010). Lili, vc sabe se o Dr, Gabriel tem algum conselho sobre onde devo procurar, em que horário, enfim, qualquer conselho em relação às buscas? 

Dr. Gabriel - Que triste o seu relato. Gatos são hábeis e conseguem se virar muito bem, mas é claro que estarão sempre melhores em nossas casas. Não imagino o que mais poderia fazer, mas uma dica seria visitar alguma clínica veterinária. Avise sobre o desaparecimento da gatinha. Quem sabe eles não se lembram de alguém que tenha levado a gatinha machucada ou mesmo tenha levado para ver se está tudo bem. Mantenha-nos informados sobre o que aconteceu. 
                                                                         
Serviços:
Dr. Gabriel Dias CRMV 4897-RJ 
Atendimento Clínico e Cirúrgico para Gatos Domésticos
Contato: (021) 78722143/ID 92*10600
Visite seu blog: www.clinicaparagatos.blogspot.com 
Mande sua pergunta também para o Dr. Cat, o tio Gabriel. Basta enviar para meu e-mail gata.lili2@gmail.com

9 comentários :

  1. Dr. Gabriel, muitíssimo obrigada pela instrução. Hoje mesmo falarei com a veterinária da minha filha, e darei notícias em breve. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É um post super importante pra responder perguntas comuns para gateiras mas que deixam a gente de cabelo em pé as vezes rsrs
    Parabens pelo blog e pela gatinha linda!!

    ResponderExcluir
  3. Esse Dr. Gabriel é mesmo tudo de bommmmmmmmmmmmm
    Pena que mora longe!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Dr Gabriel,
    Obrigada pela orientação e não darei mais leite aos gatinhos.

    Renata,
    Obrigada pela oportunidade e parabéns pela ótima iniciativa!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Dr. Gabriel é tão útil e oferece muita informação!

    ResponderExcluir
  6. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  7. minha gata esta ficando careca , começou nas pernas traseiras e está consumindo o corpo todo parece que tem um bichinho(que não dá pra ver lógico) comendo o pelo todo , parece cortador de grama , o que fazer? o que passar?

    ResponderExcluir
  8. oi DR. Gabriel eu gostaria de saber se existe vacinas de 40 dias para cachorros de graca? me manda um e-mail com a localizacao exata meu e-mail é jessicaluchoa@hotmail.com Obrigada xau

    ResponderExcluir
  9. Sei que este blog é para gatos, mas gostaria muito de uma dica para minha cadelinha... ela está com gravidez psicológica e apresentando sintomas de mastite... ela pode castrar ou tem que esperar melhorar de todos os sintomas??? quero castra-la, mas teve gravidez psicológica, dei sec lac e após 1 semana deu os sintomas de mastite... o que eu faço??? :(

    lilianycandiani@gmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...