segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pergunte ao vet: mamando, árvore, castração, água de coco, cheiro da urina

Posted in
Chegaram mais respostas do Dr. Gabriel Dias, ou Doutor Cat, para perguntas feitas por minhas leitoras.

Pra quem não sabe, a clínica dele funciona no Rio de Janeiro (021 7872-2143) e promove atendimento clínico e cirúrgico para gatos domésticos.

Mande também sua pergunta para gata.lili2@gmail.com Eu encaminho para ele, que responde todas.Vamos às respostas:

Hanny Galvão - Tenho uma gatinha de 1 ano e 8 meses que faz uma coisa muito curiosa. Desde que eu a tenho, ela dorme comigo na cama e fica mamando no meu pescoço! Por que ela faz isso? Tem problema? 

Dr. Gabriel - Quando levamos os gatinhos para o nosso convívio assumimos o papel de “mães”. Quando amassam pãozinho ou, como eu digo, tocam pianinho, também estão evocando os mesmos instintos. Comportamento aceito e reforçado, comportamento mantido. Esse comportamento não trás desconforto ou alterações. Se não incomoda, não tem problema nenhum.

Sueli Faria - O Natal está chegando e eu e meu marido queremos comprar uma árvore natural. Acontece que temos nossas duas gatinhas e sabemos que elas vão querer dar umas mastigadas na árvore. Será que pode ser prejudicial para elas?

Dr. Gabriel - A ingestão de pequenos pedaços de material plástico e outros sempre é um grande problema. Quanto às árvores naturais, não vejo problema porque fazem parte do habita natural. Colocar algo novo sem estimular a curiosidade dos gatos é impossível. Podemos armar a árvore aos poucos. Eles vão acostumando aos poucos e, quem sabe, não transformam a árvore em elemento de brincadeira. Evite pequenos enfeites e elementos lineares que são bem perigosos.

Ana Paula Teifke Futryk - Meu gatinho teve um problema de infecção urinária. Levamos à Vet e  hoje ele está 100% recuperado. Gostaria de saber se a castração (realizada quando ele tinha 6 meses) pode ter contribuído para esse problemão?

Dr. Gabriel - Não há evidencias científicas que correlacionem a esterilização precoce com problemas uretrais. A causa é multifatorial e, assim, difícil de ser estabelecida. Isso significa que podem ser vários motivos combinados. Para alguns animais uns fatores podem ser mais relevantes do que outros. 

Cristiane Paschoali - Alguns dos meus seis bichanos têm um gosto parecido com o meu: adoram água de coco! Gostaria de saber se há problema em dar a eles um pouquinho de vez em quando ou se água de coco faz bem para eles também.

Dr. Gabriel - Sim, é bom. Mas a fonte de água fresca deve estar sempre por perto. Sempre!

Renata Góes (minha mamãe) - Toda vez que Dhórys (aquela persa preta) vai fazer xixi, o Feliciano fica em cima dela. Eu tenho que tirá-lo para ela fazer suas necessidades em paz. Ele fica miando alto quando sente o cheiro da urina e, às vezes, quer lamber, mas eu não deixo. Por que será? Aqui em casa só ele que não é castrado. Tem alguma relação?

Dr. Gabriel - Tem sim. Mesmo a fêmea esterilizada pode ter combinações de odores que podem estimular o macho de alguma forma. Pode não ser a combinação de odores que havia quando ela era inteira, mas alguns componentes podem, por aprendizado e repetição, estimular o comportamento de monta. Devemos evitar que isso aconteça e esterilizar o poderoso.

5 comentários :

  1. Que post ótimo!

    Sempre acompanho o blog de vocês e por causa da linda da Gata Lili, eu criei o do meus meninos!

    Zorro adora manga. Perguntei à vet dele se tinha algum problema darmos a ele, e ela disse que gatos só processam alimentos de origem animal. Disse que a manga vai "entrar e sair" sem fazer muita diferença, exceto a ingestão de fibras.

    Então quanto como, dou um poquinho para o "meu mascarado" e ele fica feliz da vida.

    A manga até ajudou... um dia ele fez uma malcriação e demarcou território no tapete do banheiro, porque sentiu cheiro de outros gatos em nós. Sabe como descobrimos que foi ele e não a irmã? Fiapos de manga nas fezes, hehehe!

    Um beijo!

    Ps.: estamos acompanhando vocês!

    ResponderExcluir
  2. Gata Lili te adicionei no twitter, lindo blog vc tem hein? adorei que o vet responde as perguntas, sou estudante de vet, amo gatos quero trabalhar nessa área. E olha que coincidencia meu noivo tem uma gata Lili que eu doei pra ele e eu que escolhi o nome. bjao

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, dúvidas sempre estão aparecendo. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Que chique, vocês tem um Dr.Cat todinho para vocês!!!

    Uma ótima noite...

    Lambeijokas

    Lola

    ResponderExcluir
  5. ay ay ay quien fuera esa gatita en brazos de ese guapo caballero...uf perdone el atrvimiento yo venia a ver a la Gata Lili y me la encuentro en buenas manos y brazos
    un besazo para los dos
    Marina

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...