quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quadro Pergunte ao Veterinário: Novas respostas

Posted in
Gente, veja só as respostas do Dr. Gabriel Dias, marcadas na cor verde, para as últimas perguntas que foram enviadas ao quadro Pergunte ao Vet. 

Gatinha Bindi, de Estella Battilana

* Pergunta de Danielle Simões 
 Estou numa crise lá em casa, moro em ap mui pequeno e adotei 3 gatos, e lá a vizinhança já esta chiando. Então estou adestrando meus gatinhos a ficarem caseiros, o problema é a mãe deles que como peguei velha, ela tem alguns costumes, como o de mia para poder sair de casa, eu sempre abria ela passeava e voltava.Só que agora percebo seu comportamento meigo e miando direto para sair, não agüento mais, noite, dia, madrugada direto...tô com dó. Não estou deixando sair pelo o motivo dos gatos que vejo lá fora que fica atraz dela, estarem doentes,uma doença que deixa a pele feia...e na ultima vez k deixei sair...eles ficaram rodeando os aps e fazendo uma zoada infernal..deixando niguem dormir. E ainda quando ela volta para casa toda vida preciso manda-lá para o banho medicinal e tranca-lá. Sem fala que ela vem com o pescosinho todo mordido, sem pelos no local onde fico tratando, acredito que seja infectado pela a baba dos gatos. Minha pergunta é: Tem algo que possa amenizar este período do sil dela? Para acalma-lá ?Posso opera-lá neste período do sil?Quanto vai durar este prazo de sil? 1 mês. Não queria se desfazer dela, mais está ficando insuportavel, não consigo dormir. Acho tbm que a bichinha está altamente estressada, de vez enquando levo a lá fora de coleira, mais sinto ela triste querendo se soltar. Não sei o que faço para amenizar a situação dela.
Daniele, não se desespere. Mas, providencie imediatamente a esterilização da gatona. Não faça nada além da cirurgia com um Veterinário para “amenizar” os sintomas do cio. Outra dica importante é transformar a sua casa cada vez mais em um ambiente enriquecido e estimulante para os gatos. No começo ela vai reclamar um pouco, mas depois vai acostumando. Não espere o cio passar para operar. Converse com o Veterinário para agendar imediatamente a cirurgia.  

* Pergunta de Estela Battilana
 Minha persinha de 9 meses, Bindi, come royal cannin persa (de 6 até 12 meses), gosta de algumas frutas (morango, mamão, banana, maçã) e as dou a ela, vez em quando, como um agradinho, mas o que ela adora mesmo é atum sólido light! Quando abro uma latinha, ela mia e fica pedindo. Eu escorro a água, lavo em água corrente (para retirar o excesso de sal), escorro novamente e dou um pouquinho para ela. Tem algum problema? Já tentei estas latinhas e sachets de atum/frango e ela nem dá bola. Obrigada.
Hummmmmmmmmm, delícia felina! Sem problemas, pode dar!
* Pergunta de Patricia Robaina
Tenho dúvidas a respeito da Toxoplasmose, gravidez e gatos, poderiam nos esclarecer um pouco mais sobre este assunto.Patrícia, esse assunto é muito recorrente nos ambientes gateiros e muito polemico. A Toxoplasmose é uma doença bem importante para os seres humanos e por trazer consequências irreversíveis as medidas são repletas de extremismos. Normalmente a gravidade da doença está diretamente relacionada aos equívocos que se escreve a cerca da sua prevenção. A forma de contaminação do ambiente se dá através de gatos predispostos a liberarem a forma infectante. Uma vez que o solo está contaminado, o homem pode ter contato de várias formas.  Fala-se sobre os gatos, mas não há um alerta claro sobre titulações de anticorpos no pré-natal de forma rotineira e sobre o consumo de carnes mal cozidas. Quando notar uma grávida comendo um churrasco mal passado ou experimentando alimentos nos supermercados, pense que os gatos não podem ser responsabilizados sozinhos. Somente uma pequena parcela de gatos libera as formas infectantes no ambiente. Gatos saudáveis, bem alimentados, vacinados e vermifugados apresentam poucas chances de liberarem os cistos. Mas como a doença é séria não custa nada orientar as grávidas e pessoas com imunidade comprometida a terem cuidado com a caixa sanitária dos gatos. Usar luvas ou solicitar que outras pessoas limpem. É um assunto polêmico. Não é possível falar sobre tudo de forma completa. Fica para uma matéria posteriormente.
* Pergunta de Surya Martins  
Olá, gata lindona, tudo bem com vc? Vi pelo twitter que vc está recebendo perguntas e eu tenho duas! rsrsrs Tenho uma gata linda tbm, a Sophia, e ela tem umas tremedeiras as vezes. Quando pegamos ela no colo, a patinha de trás fica tremendo. Mas o que me preocupa é que durante a noite ela treme o corpo todo, como se tivesse um tipo de convulsão, demorando um pouco pra acordar, mas quando acorda ela fica bem, como se nada tivesse acontecido. Já levei ela no veterinário e ele falou que são sonhos que ela tem. Mas eu acho muito estranho e fico muito preocupada cada vez que isso acontece. Então a primeira pergunta é: é normal gatos terem essas tremedeiras enquanto dormem?A segunda pergunta é: de quanto em quanto tempo devo dar banho na minha gata? Um grande beijo! Por e-mail fica impossível de avaliar o que a treme-treme tem de fato. Mas normalmente os gatos têm o sono REM. Aquele sono profundo que é caracterizado por movimentos e tremores. Acredita-se que alguns gatos possam cair de beirais ou mesas neste período do sono. Mas, deve-se pesquisar com carinho toda essa estória e descartar outras alterações neurológicas importantes.Quanto ao banho, se não forem muito peludos ou estiverem acidentalmente muito sujos, banhos devem ser esporádicos.  
* Pergunta de Julia Vasconcelos 
Bom, aqui vai a  minha pergunta: Dr. eu tenho duas gatinhas, e nesse verão gostaria de tosá-las, você acerdita que essa prática pode ser prejudicial aos nossos companheiros felinos?Abraços!Olha bem. A tosa para gatos deve ser feita com muito cuidado porque pode gerar alguns desconfortos para os gatos. Gatos não suam como nós. Eles precisam ficar em ambientes com temperatura bem agradável para que possam trocar o calor do corpo para o ambiente através da respiração. Gatos que são portadores assintomáticos de fungos podem disseminar no ambiente uma quantidade maior de formas contaminantes quando os pelos são cortados. Escove bastante os gatos, faça corte com tesouras bem discretos. Procure um profissional bem referenciado e nunca, nunca deixe que cortem os bigodes dos gatos.
 *Pergunta de Maria Celia  
Tenho 12 gatos,destes apenas 2 gatas são sociaveis o restante (os 10) nascerem no forro da casa e qdo grandes desceram e vivem escondidos e so aparecem na hora de comer e se ninguem ficar por perto. minha preocupação e que essa prole esta aumentando,não consigo pegar nem os machos nem as femeas p laquear e ou castrar.meu medo tbem e que eles não são vacinados pois não consegue-se pegar. to preocupada e preciso de ajuda. não tenho coragem de exterminar como ja me sugeriram. fico esperando resposta com brevidade. Agradecida desde já . Olha essa situação é interessante para lembrar um período chamado de socialização. Até a 7ª semana os gatos que forem mantidos isolados do ser - humanos vão tornar-se poucos sociáveis à convivência humana. Depois, é possível uma aproximação, mas é demorada e quase sempre frustrante. Esses gatos são denominados gatos ferais e são os mesmo gatos que convivem na nossa casa, mas que não foram socializados com os seres-humanos. Você precisa de ajuda de profissionais para capturar e esterilizar esses animais. Um profissional experiente irá capturá-los e depois da esterilização os gatos poderão ser mantidos por lá, mas não mais gerarão filhotes.

10 comentários :

  1. Olá Dr. Gabriel,
    Muito obrigada por responder nosso Post!
    Abraço,
    Estela Battilana e Bindi

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas respostas!

    Abraços,

    Surya e Sophia.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida gata Lili ^^
    Obrigada por seguir o blog, para saber mais sobre a gata Kia o blog é: www.xicaradechacomleite.blogspot.com!
    Eu e Kia agradecemos!!

    Ahh, já estou seguindo seu blog, pode ter certeza que conversaremos novamente!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gata Lili

    Obrigada pela visita.
    Volte sempre.
    Você não viu as fotos de meus gatos na lateral do meu blog?
    Achei muito interessante e de meu interesse as perguntas e respostas da postagem.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  5. Gata Lili vc é muito fofa, Ozzy ficou doido para te conhecer!!! lambjks

    ResponderExcluir
  6. Oi Lili!! avisa sua mamãe q assisti a entrevista, otima como sempre!!! tem desafio p vc lá no blog viu??? bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Esta sección me parece de las más interesantes que he visto en un blog ...y no puedo leerla bien porque el traductor de google no vale nada :(

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    Tb estou te seguindo :)
    Adorei o blog!!

    Bjinhos ^^

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Tenho um lindo gato persa que já tem uma certa idade, e de uns dias pra cá ele está muito estranho, pois do nada ele coloca o rabo entre as pernas e fica girando em círculos.
    Estou muito preocupada e não sei o que fazer.
    Li em muitos lugares dizendo que é um caso de submissão,inferioridade....se for o que eu faço, pois aqui damos carinho demais a ele, já não sabemos mais o que fazer.
    Ajuda-nos, pois amamos demais ele.
    Regina Mara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...