terça-feira, 5 de abril de 2011

Gatos e gravidez. Informação errada na novela Insensato Coração


No capítulo de ontem da novela Insensato Coração, a personagem grávida Carol divulgou informações EQUIVOCADAS sobre toxoplasmose e gravidez.

Ao ver uma linda gatinha tricolor descansando no capô do carro, ela se recusa a pegar no animal. “Eu não posso nem chegar perto. A Sônia disse: eu corro o risco de pegar toxoplasmose. É perigoso!”, disse para a amiga.



Pura ignorância! Pra quem não sabe, segundo a ong Projeto Esperança Animal (PEA), a única forma de se pegar toxoplasmose de um gato é comendo as fezes contaminadas dele. É mais fácil contrair a doença comendo carne mal cozida e vegetais mal lavados!

Em outra cena, o pai André pesquisa na Internet sobre a doença. Tomara que ele consiga achar informações sobre o mito da toxoplasmose e sobre a convivência perfeitamente saudável entre gatos e mulheres grávidas.

No capítulo de hoje, “André alerta Carol sobre alguns cuidados que ela precisa tomar em relação à gravidez”. Espero que ele cite estas medidas:

- Tomar água filtrada,
- Lavar frutas e verduras com cuidado,
- Cozinhar bem as carnes,
- Usar luvas para cuidar do jardim
- Usar luvas para limpar a caixa sanitária do gato diariamente
- Não dar comida crua para o bichano,
- Impedir que o peludo tenha acesso à rua.

Eu prefiro acreditar que, no capítulo de hoje, a novela mostre as informações corretas. Se isso acontecer, o erro será menor, pois quem vir apenas o capítulo de ontem e perder o de hoje ficará com um preconceito em relação aos gatos. Portanto, as duas cenas, se é que existirão, deveriam passar juntas, coladas uma na outra.

Eu acho que a melhor campanha para combater esse preconceito seria fazer uma exposição de fotos de mulheres grávidas ao lado dos seus gatinhos. O que acha? Você tem uma foto assim? Manda pra mim (gata.lili2@gmail.com).

Quem quiser reclamar na Rede Globo, basta escrever em http://falecomaredeglobo.globo.com/

43 comentários :

  1. Muito bem Lili tu até ás telenovelas estas atenta
    Ronrons da
    Kika

    ResponderExcluir
  2. O que voce disse é a mais pura verdade.
    Toda a gente pensa que grávida não pode chegar nem perto de gatos, mas é mesmo ignorância. É o que você disse, apanha-se mais depressa com as carnes e com os vegetais, do que com o bichinho que não tem culpa nenhuma.
    Como eu sou amante de gatos, estes comentários sem nexo das pessoas ignorantes revoltam-me.
    Você sabia que as pessoas não são alérgicas ao pelo do gato, mas sim a uma enzima que existe na saliva dos gatos?
    Beijos
    Sónia

    ResponderExcluir
  3. ao ver a cena ontem imediatamente entrei no site da emissora e postei uma reclamação, convido a todos que façam o mesmo, quem, sabe assim eles se retratem a tempo.Antonio.

    ResponderExcluir
  4. É triste saber que as cenas não passam por um critério do tipo ''verificar informações'' para irem ao ar. Assim sem essa verificação os telespectadores ficam sujeitos a adquirir ainda mais pré- conceitos em relação as animais....

    ResponderExcluir
  5. Poxa Lili, adorei a sua campanha! Pena que ainda não tenho bebês... Realmente a ignorância é um problema muito grande que devemos combater! Li no site do Adote um Gatinho que a Natura divulgou em seus catálogos que mães devem se afastar de seus gatos durante a gravidez. Eles informaram a Natura que tais informações eram equivocadas e pediram para se retratarem, mas a Natura se recusou e reafirmou sua posição em relação aos felinos! Um absurdo! Até minha prima que é VETERINÁRIA me disse que teria que me afastar dos meus bichanos durante a gravidez! Um crime!
    Desculpe o comentário longo...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Querida Lili, eu estou gravida de um pouco mais de 3 meses e não sou imune contra a toxoplasmose.
    Sempre pego as minhas gatinhas e dou muito amor, do mesmo jeito de antes, coloco até elas no meu colo e como vc disse não tem problemas nenhum, é verdade, mas tem que tomar alguns cuidados.

    Meu gygy disse que é mais facil pegar a toxo ingerindo carne mal assada, comendo uma fruta mal lavada, ou fazendo o jardim sem luvas do que pegar no gatinho.

    Porém, é aconselhavel que a mulher gravida não deixe os gatos sairem durante o periodo todo da gravidez, pq eles podem se contaminar ao caçarem na rua, um gato que não sai não pode se contaminar se ele come ração seca.

    Como vc disse eu adiciono para completar sua campanha, o gato so transmite a toxo se ele estiver contaminado e a gravida for limpar o banheirinho dele.

    Ela também pode pegar a toxo se a mão estiver contaminada do parasita e acabar esfregando os olhos ou colocar a mão na boca. Por isso se deve ter sempre uma boa higiêne, lavar as mãos sempre.

    Bjinhos adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  7. É um absurdo ter que ver isso. Não tem jeito, muita gente tem preconceito com os bichanos, e isso acaba virando lenda urbana de que gato traz doenças. Imagina que dizem que tenho asma pq tenho gatos desde pequena? E minha prima que pegou a tal toxoplasmose e achou que eu tbm deveria ter pq sempre tive gatos? lamentável....

    ResponderExcluir
  8. Não assisto essa novela, mas infelizmente ontem estava passando por esse canal nesse momento e quando vi a gatinha parei. Fiquei bem revoltada com a divulgação errada que fizeram. Agora muitas pessoas vão abandonar seus gatos por isso. Realmente espero que se retratem. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ai, Lili, minha Amigatinha! Fico revoltada quando vejo algo injusto sobre nós, pois sobre essa informação, quem tem internet vai correndo pesquisar, mas quem não tem vai correndo se livrar do seu amigatinho! Que coisa! Parabéns pela sua campanha. É muito importante que as pessoas sejam esclarecidas. Lambeijoca da Lori.

    ResponderExcluir
  10. Oi Lili, tudo bem?
    Eu estou grávida de 18 semanas e minha GO recomendou cuidados ao ter contato com gatos por ele ser o principal transmissor da toxoplasmose. Não é possível saber se o gato que você encontra na rua ou aquele que frequenta sua casa, faz suas necessidades no seu jardim e dorme no seu tapete, carro (eu não tenho animais) é alimentado ou não com carne crua, ou se tem contato com outros felinos mal cuidados. Acredito ser por isso que os médicos recomendam “cuidados” ao ter contato com os animais! Sei do perigo que é para o feto se a mãe adquirir a doença na gestação quando esta não é imune (como eu), pois o verme consegue atravessar a placenta e o bebê pode nascer cego, com má formação, além de outras complicações. Eu que estou grávida vou evitar o contato, pois eu não quero me culpar pelo resto da minha vida por não ter tido os cuidados adequados. E além do cuidado com os gatos eu também estou seguindo as demais recomendações de não comer carne crua ou mal passada, usar luvas, lavar bem alimentos etc. Já impedir que os felinos tenham acesso à rua fica difícil porque, como eu citei acima, eu não tenho animais e não posso impedir que os vizinhos soltem seus animais... por isso quem tem que ter cuidado sou eu!

    ResponderExcluir
  11. Sugiro que façamos nossas reclamações a Rede Globo. Apenas a sociedade unida pode mostrar a força do esclarecimento. Precisamos exigir que a informação seja passada em sua totalidade.

    ResponderExcluir
  12. Endereço para contato com a emissora:
    http://falecomaredeglobo.globo.com/

    ResponderExcluir
  13. Talvés tenha melhores explicações sobre o assunto nos próximos capítulos da novela... porque o personagem do Lázaro Ramos ficou pesquisando sobre a doença... Tomara que sim!!!
    Vamos ficar de olho... rs. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Lili querida, que ABSURDO isso!!!!!!!!!!!!!!!!! Ontem não assisti a novela e por isso não sabia. FAço questão de assistir hoje só pra ver o que irá acontecer.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  15. O que se precisa ter é higiene, sempre com ou sem gatinhos.

    ResponderExcluir
  16. Não assisto novelas, detesto a imbecilidade global, e agora ainda leio essa aberração que passaram ontem! Me revolta essa ignorância, e de saber que novelas afetam a mente humana!
    Vou agora mesmo passar lá no site e reclamar para que corrijam essa canalhice contra os felinos.
    obrigada gatinha Lili por nos manterem a par dessa situação!
    Carinhos, Toca dos Gatos.

    ResponderExcluir
  17. IMPORTANTÍSSIMO INFORMAR QUE:
    São necessárias condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade no ambiente e que os oocistos levam de 3 a 5 dias para se esporular e se tornar infectante.

    A única forma de contaminação é via ORAL.

    Mais de metade da população, mesmo em países desenvolvidos, tem anticorpos específicos contra o parasita.

    Existe um exame para detectar se mulheres grávidas são imunes ou não à toxoplasmose.

    ResponderExcluir
  18. Olha, futura maman, seu gygy é um caso raro... A maioria dos médicos pouco sabem sobre zoonoses e uma das primeiras recomendações é se livrar do animal...
    Aos demais, claro que ter cuidado é fundamental... Você não vai sair pela rua catando bicho e colocando dentro de casa. Acontece que essa "recomendação médica" não vem especificada... às vezes a mulher tem um bichano há anos, que só vive dentro de casa e as pessoas ficam colocando minhoca na cabeça dela. Só se ele adquirir toxoplasmose pelo pensamento, né?!
    E outra... Mesmo que o gato se contamine, ele só eliminará a forma infectante do protozoário na prima-infecção, ou seja, ele pode adquirir a doença, eliminar por um tempo e depois nunca mais. Enquanto carnes e verduras são consumidas diariamente sem os devidos cuidados. Cenas como a que aconteceu ontem na novela só ajudam a perpetuar o pensamento de que os gatos são os únicos vilões da história!
    E outra: muitas mães desinformadas que ficam assustadas com isso, acabam abandonando seus animais na rua, o que só agrava outro problema seríssimo, que inclusive também é de saúde pública, que é o abandono de animais, superlotação de centro de zoonoses e por aí vai!
    Isso tem que acabar!
    Como quase médica veterinária e gateira nata, sempre faço minha parte e espalho a informação! Vamos mudar isso!
    Um abraço da Fernanda Hoffmann e Cheirinhos na Testa da Luna e da Clarice!

    ResponderExcluir
  19. É um absurdo! Adoro essa novela, mas ontem não assisti....já entrei no site da globo e fiz a reclamação sobre essa cena...espero que esclareçam hoje sobre a toxoplasmose!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Miga Lili:
    [mamis traduzindo o miauês]Pur icgo qui eu, Benta, as manas e a mamis nun vemus novela, é muita bobajada. Nós, limpíssimas, cuidadíssimas, só papamos ração, nosso toilette é bem hi, hizi, hizizi, palaí, palavra dificíl...hi-zi-e-ni-zaado sempri...ola bolas! Dá um nozo! Isso aí, Lili, continue nus defendendu! Correrias pela casa da Benta, ronquinhos da Mel e ronrons super altos da novata Clara Francesca

    ResponderExcluir
  21. Oi Lili, ontem eu tbem fiquei chocada com aquela cena na novela. Triste passarem essa mensagem dizendo que gravidas não podem nem pegar seus bichanos. Espero que a globo faça o certo. Se bem que comigo faz tempo que ela nao tem muito pontos a favor. Carinhos pra vc...

    ResponderExcluir
  22. gente sou uma das coordenadoras de um site de adoção de Santos - SP!

    vamos reclamar diretamente no site da globo!!!!

    uma vez fizeram uma dessas cagadas no bom dia brasil e tanta gente mandou que eles retificaram dia seguinte

    segue o endereço:
    http://falecomaredeglobo.globo.com/ TEL: 400-22-884
    VAMOS FALAR GENTE, VAMOS AGIR!

    ResponderExcluir
  23. Esta informação está totalmente errada
    Deveriam pesquisar melhor...
    Uma linda tardinha Lili
    Ronrons do miaumigo
    Xixo

    ResponderExcluir
  24. Nossa, como veterinária eu estou revoltada! Comentei com uma colega e ficamos todas incrédulas, não sou de mandar e-mails reclamando mas isso é muito injusto! Campanha errônea e totalmente desnecessária na globo. Espero mesmo que na tal "pesquisa" eles ajudem a derrubar esse mito.
    O que mais me revolta é que tem até obstetras q dizem isso.
    Otimo post, valeu o alerta!

    ResponderExcluir
  25. Isto é um absurdo!!!O autor desta novela medíocre está completamente senil e emburrecido!!!Com toda certeza ele deve odiar os gatos,porque ninguém em sã consciência faria uma propaganda tão negativa sobre os gatos, numa novela onde centenas de milhares de pessoas estão assistindo!!!
    Esse autor é um falso moralista,devemos todos nós reclamar com força total para a globo,mostrando nossa revolta e indignação e obrigá-lo a corrigir a tremenda besteira e idiotice cometida pelo autor!!!!!!
    bjoooos,

    ResponderExcluir
  26. Gente, que vergonha isso! Lamentável que a informação não tenha sido passada no MESMO DIA e na sequência da cena!!! Se a pessoa não assistir a novela hoje, vai achar que é isso mesmo que essa cena imbecil relatou!!!!!!
    Eu não vejo essa novela e agora tenho ainda mais motivos para não ver!!!

    ResponderExcluir
  27. Como não assisto novelas não sabia dessa cena. Que absurdo, que ignorância, quanto preconceito ! Eu me cadastrei no site que vc mostrou e já mandei minha reclamação. Todos que tem gatos precisam fazer isso !

    Beijos, por um mundo com mais informação e menos preconceitos com gatos !

    ResponderExcluir
  28. Siempre hay muchos malentendidos con la toxoplasmosis, que bueno que los aclares lili!

    ResponderExcluir
  29. Uma grávida com seu gato, linda foto ! http://www.flickr.com/photos/tita/3498640332/

    ResponderExcluir
  30. Assim que eu assisti a cena ontem, entrei na página de atendimento ao telespectador da Globo e enviei um email falando sobre os erros de avaliação e em como esses fatos podem contribuir para o preconceito contra gatos.
    Tenho uma filha que está grávida e amanhã envio a foto de um dos nossos 'filhotes' conversando com a neném na barriga da mamãe. ;)

    ResponderExcluir
  31. Hay mucha ignorancia sobre la toxoplasmosis e incluso algunos médicos y enfermeros que dan información errónea.

    ResponderExcluir
  32. Que loucura a falta de conhecimento.Tenho toxoplasmose a exatos 24 anos(sabidos)pois só descobri qdo fiz o pré-nupcial,e convivo até hj com isso,de tempos em tempos faço o exame de sangue para saber a qual anda a taxa. Tive 1 filho que hj tem 22 anos e é super perfeito.Incrivel como se escreve 1 texto sem se aprofundar no assunto.
    Fátima Knüpfer/RJ

    ResponderExcluir
  33. Ainda bem que não perco meu precioso tempo vendo esse lixo que é essa mer***da rede globo. Sempre que tem oportunidade, eles massacram os gatos. A maioria das pessoas que são manipuladas por essa emissora, vão certamente abandonar seus filhos de 4 patas só porque essa porcaria de novela mandou! Desculpa Lili, mas fico revoltada com isso. Não aguento mais ver essa discriminação com os gatos! É quase todo dia que passa na tv, assuntos sobre gatos sempre desfazendo deles. Lembram do patético, insuportável, falso, do Pedro Bial? Lamentável!

    ResponderExcluir
  34. Pois é, é um grande preconceito que tem a anos não é?!
    Mas acho legal a campanha... faça isso...
    Não sou mamãe ainda, mas se foce mandava um foto...hehehe

    Beijos...

    ResponderExcluir
  35. Eu não assisto a novela , mais quando fiquei sabendo não acreditei !!!

    Uma emissora passar uma informação de caracter duvidoso . Acho sim importante toda mulher fazer o exame e não sendo imune , cuidar melhor da própria higiene . Pois comer carne mal passada ou verduras mal lavada , o risco é maior , vamos fazer uma campanha no blog e em redes sociais , que só se conntrae , com má qualidade na higiene

    ResponderExcluir
  36. Tenho toxosplasmose há 6 anos, doença essa uma das oportunistas da AIDS. Convivo com gatos e não corro nenhum risco.
    É de lascar como uma emissora comete um erro tão grave.

    ResponderExcluir
  37. Fiquei pasmada quando vi a cena também, concordo que não seja bom ter mto contato com animais da rua na gravidez (o difícil é resistir), e se tiver, lavar bem as mãos. Mas a toxoplasmose não é a transmitida ao se chegar perto de um gato. O que mais me irritou foi a quantidade de grávidas que deve ter se desfeito dos filhotes só por ter visto essa semana. Estou grávida de 13 semanas e tenho um casal de bichanos que não largo por nada, são vacinados, só comem ração e não tem acesso a rua. Mais fácil eu passar doença para eles, né?

    PS: Ainda não tenho barriga para ajudar nesse mural de fotos, dá para esperar mais umas semaninhas? rsrs

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela postagem, Renata! É sempre bom esclarecer algo mal explicado. Uma cena dessa, por mais banal que possa parecer, faz um estrago grande. Abração. (Marcelo)

    ResponderExcluir
  39. COMPLICADO FAZER COMETARIOS ERRADOS !!!!!!
    FIQUE DE OLHO EQUIPE DA NOVELA .

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada, estou sabendo do caso e vou divulgar no meu facebook!!!!

    Abraços,


    Vera Rodrigues-Rath, Alemanha

    ResponderExcluir
  41. Oi Lili, eu não assisti esse capitulo sobre o gato, mas fiquei sabendo com uma cunhada que veio visitar minha sogra...tenho um gato e tive que mandá-lo para a casa de minha mãe, ainda vem a novela e fala uma besteira dessas. Vou mandar e-mail para globo solicitando retratação.Bjos.

    ResponderExcluir
  42. Que coisa maluca... Estou grávida de 5 meses e tenho gatos a uns 20 anos (incluindo uma Lili de 10 aninhos).

    Fiz os exames de sangue e a Toxoplasmose passou bem longe de mim...

    Coisa de gente ignorante mesmo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...