quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rãs virtuais e objeção de consciência!


Desenho de sapo na cabeça do gato
Esta é uma excelente notícia para os animais, principalmente para as minhas amiguinhas rãs. Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um software que substitui rãs em aulas práticas de Fisiologia e Biofísica.

Chama-se Fisioprat. Não é o máximo? Trata-se de um programa de computador que simula o procedimento de avaliação dos reflexos medulares nas rãs virtuais. Normalmente, isto é feito via estimulação química e mecânica nas rãs de verdade. Ou seja, o que antes era uma tortura, agora vira uma forma lúdica e inofensiva de aprendizado!

Palmas para o biólogo Francisco Cubo Neto e seu orientador Miguel Arcanjo Areas, os dois heróis responsáveis pelo projeto! Eles deram uma grande contribuição para a substituição do uso de animais no ensino superior. Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre a iniciativa.



Cartaz em prol de métodos substitutivos aos testes em animaisO assunto é mais do que oportuno, ainda mais agora que, neste domingo 15 de maio, foi comemorado o Dia Internacional do Objetor de Consciência.

Você sabe o que é isso? É um argumento jurídico usado por pessoas que não querem ser obrigados a fazerem coisas que ferem os seus próprios valores.

É isso aí, amiguinhos! Um dia, a humanidade ainda vai nos tratar como nós merecemos. Acho que isto já começou a acontecer, embora ainda falte muito para o ideal.

Ainda sobre o tema da relação entre ciência e animais, assista ao vídeo não matarás elaborado pelo Instituto Nina Rosa. Como há cenas fortes, decidi colocar apenas o link.

3 comentários :

  1. Por fin!! ya era hora de acabar con esa práctica!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha. Na disciplina onde estudaríamos a cx de Skinner, só a fizpq consegui amiga Daniele para ficar com o ratinho (Nietzsche) que vive até hj! Senão brigaria com a Unifor pelo direito de não usar um animal. Vlw Lili, vc é dez, super antenada. Adoro vc querida. Bjcas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...