sábado, 23 de junho de 2012

Terapia com gatos para crianças autistas


Garoto autista, Fraser Booth, brinca com seu gato Billy, no jardim
O menino Fraser Booth é autista. Ele tem 4 anos e mora no Reino Unido. Desde que sua família adotou o lindo gatinho Billy, o garoto tem convivido melhor com sua doença. Esta é mais uma emocionante história de amizade entre homens e animais. Taí a prova de que o amor pode ajudar a superar os mais difíceis obstáculos...

Saiba mais sobre a história nesta matéria em inglês e neste post em espanhol. E veja o lindo slideshow que eu preparei com as belas fotos de Billy e Fraser. No canto inferior da tela, há opções para ver o vídeo em tamanho maior e com som!




Em tempo, este post é uma ótima oportunidade para lembrar que, nos próximos dias 6 a 9 de setembro, vai ocorrer o I Simpósio Internacional de Terapia Assistida por Animais, em São Paulo. Inclusive,o evento terá um mini-curso sobre "Práticas de TAA no Autismo", que será ministrado pela pesquisadora e bióloga Dra. Karine Silva e pela Dra. Mariely Lima. Imperdível!

Você sabia que a terapia com gatos é super indicada no tratamento de pacientes que sofrem de autismo, depressão, esquizofrenia, Mal de Alzheimer e outras doenças?
"Indivíduos com problemas de comunicação podem se beneficiar da terapia com gatos, uma vez que esses animais tendem a respeitar os limites de interação apresentados por tais pacientes", nos diz Filipa, mãe de autista e editora do blog Viver no meio de dois mundos
Além disso, uma recente pesquisa científica mostrou que animais de estimação podem melhorar o comportamento de crianças autistas. O estudo foi realizado na França, com a participação do Hospital de Brest, e publicado no periódico PLos One. Conclusão: Crianças autistas que convivem com animais a partir dos 5 anos ficam mais sociáveis do que aquelas que não têm nenhum bicho.

Outra história muito emocionante é a do garoto autista Richard e seu gatinho Clover, contada pelo seu pai J. Manerling neste link traduzido para o português. Veja o que nos diz o menino, que hoje já é adulto e está na faculdade:
"Os gatos são como eu. Eles olham para tudo e pensam a respeito enquanto todo mundo acha que eles não estão prestando atenção e eles só falam quando têm algo a dizer" (Richard)
Em Fortaleza (CE), a Casa da Esperança atende 400 pessoas com autismo e realiza mais de mil procedimentos ambulatoriais diariamente. Ela é tocada pela doutora Fátima Dourado, autora do livro Autismo e Cérebro Social. Já pensou se ela passa a utilizar os gatos em sua instituição? Tenho certeza que seria um sucesso. Afinal, os gatos terapeutas estão com tudo!

11 comentários :

  1. Ah, esse vídeo precisa ir para o simpósio! E ser divulgado aos 4 cantos.
    História magnífica, adorei ficar sabendo. Agradeço muito a vc por isso.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada, e estou colocando no face, para que as pessoas conheçam esta linda história.

    ResponderExcluir
  3. O convívio com animais pode ser ótimo pra qualquer humano. Pena que tem gente que não se permite ter essa experiência...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo isso Lili!!....Mais uma prova que animais são só benefícios na vida do ser humano.

    Bjs, Néia e Nikita

    ResponderExcluir
  5. A carinha dos dois! Uma graça!

    ResponderExcluir
  6. Lindo e muito emocionante!!!
    Tem um selinho para vocês lá no blog
    Passem lá quando tiverem um tempinho
    Desejamos um abençoado final de semana
    Carinhos e miaus de
    Juja e Jujuba

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo. Amor incondicional.

    ResponderExcluir
  8. Lili fiz te um convite para vires beber chá (leitinho comigo) e falarmos um pouco dos animais abandonados e mal tratados pelos donos que tanto defendemos ...
    Não me respondes-te isso quer dizer que não aceitas o meu convite...é para eu saber e se não queres eu convidar outro
    Turrinhas da sempre amiga
    Kika

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gatinha Lili,

    Para dar certo a convivencia com gatos, precisa compreende-los. Assim é possível aproveitar o maximo a companhia deles. Eu penso que os felinos tem muito o que ensinar como a hora de ficar sozinho ou estar com alguem, de observar, de saber dizer "não" quando não se aprova alguma coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Com certeza, os animais são grandes terapeutas ! Seria de suma importância o incremento de instituições que utilizassem esses queridos amigos de quatro patas, viabilizando não só a terapia como, também, a adoção desse animal !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...