quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Intoxicação alimentar em gatos


Uma grande parcela de proprietários de gatos ainda cede aos pedidos dos seus pimpolhos quando eles estão se alimentando. Dessa forma, é cada vez mais comum eles provarem diversos alimentos, os quais podem apresentar silenciosamente determinadas substâncias tóxicas ao organismo do seu felino.

Vejo de tudo por aí, como por exemplo, “Meu gato come tapioca, chocolate, suco”. Mas o que é preciso ser entendido é que esse tipo de atitude pode parecer bonitinho, fofinho, tudo 'inho", mas não é bem assim, viu?

A especialista em felinos, Ticiana Franco, alerta que nós gatos temos que comer ração específica para a espécie e da melhor qualidade possível. “Complementos como frutas e verduras só devem ser dados sob orientação veterinária e que estes alimentos (frutas) para gatos obesos ou diabéticos podem ser extremamente arriscados”, diz.

Hoje eu e meus irmãos comemos uma ração rica em valores nutricionais indicada pela tia Tici e estamos muito bem. Miau Miau...

Vilões
Cebola, café, chocolate, alho, uva, uva-passa e sementes de algumas frutas como maçã, pera, pêssego, damasco e ameixa são alguns ítens carimbados quando se trata de intoxicação em pets, incluindo os cães também.

Por isso, amigateiras, é importante estarem atentas para esses detalhes, pois alguns alimentos aparentemente saudáveis e inofensivos podem afetar a saúde do seu miau. Veja mais detalhes logo abaixo e proteja seu pet!

Chocolate (teobromina)
De 6 a 12 horas após a ingestão, o animal apresenta náusea, vômitos, diarreia, dificuldade de respirar, sede e aumento da frequência respiratória, desidratação hiperatividade, arritimias, fraqueza, coma, mucosas azuladas, hipertensão e febre. Hoje existe chocolate específico para pets. Este que falo aqui são os  comuns, consumido por humanos.


Cebola (n-propril dissulfito)
Após 9 horas do consumo, o animal pode apresentar apatia, fraqueza, aumento da frequência cardíaca e respiratória e mucosas azuladas.

Uva e Uva-Passa
De 6 a 12 horas após a ingestão, o animal apresenta vômito, diarreia, anorexia, dor abdominal, fraqueza, desidratação, tremores e letargia. Após 24 a 72 horas, ocorre um aumento da ingestão de água e diminuição ou ausência de micção.

Sementes de Fruta (Ácido cianídrico)
Após alguns minutos da ingestão, o animal apresenta colapso, convulsões, aumento da frequência cardíaca e respiratória, hipotensão, convulsões, hiperventilação, coma e morte.

16 comentários :

  1. O meu só me deixa tensa qd vê mamao papaya ou esbarro requeijão na mesa. Outro dia tb "roubou" alface roxa, mas limpa (ele detesta temperos). Mas tenho sorte e ele é mt sensato com comida. Mas come demais a Royal Cannin dele e precisa emagrecer!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Lili, aqui em casa, meus amores só comem Natural da marca Guabi, pois além de ser ótima, a empresa não faz testes em animaizinhos...carne moida (uma vez por semana, eles adoram esse petisco...hehehe...e de vez em quando, patezinho Sabor e Vida (não faz teste)

    Tenham uma linda quinta,

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir
  3. Meu Eduward adora frutas, mas evito dar. Já o Jake tem alguma coisa com carne crua. Sempre que eu estou cortando carne ele fica doido, sobe na pia, chora, pede, mas eu nunca dei. Estou achando que davam isso pra ele antes de eu adotá-lo. Alguém sabe se faz mal dar carne crua? Eu só dou ração que. Dra. deles recomendou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mal sim Dri. Não dê carne crua. Grande chance de contrair toxoplasmose. Bj.

      Excluir
  4. Dri, "A toxoplasmose pode ocorrer em diversos mamíferos que ingiram carne crua, especialmente através da caça, e que por sua vez ingiram um dos estadios infectantes do protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este parasita unicelular tem um ciclo de vida um pouco complicado."
    http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/desmistificando_a_toxoplasmose/255

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de dar comida de humanos para minhas meninas. A única coisa que permito só um tiquinho pra matar a vontade é bolo e iogurte. Mesmo assim, só um tiquinho. Do resto, elas não me dão trabalho, nem ligam pra minha comida. Ainda bem :)
    bjs, Lili

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus gatos, o Darwin, não pode me ver comendo qualquer coisa que já corre pra perto tentando beliscar, mas sou bem firme quanto a isso e não dou nada além da ração e sachê. Meu marido é que uma vez deu sorvete pra ele. Imagina se ele não adorou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi queridas!
    O texto está super bem explicadinho.
    Tomei a liberdade e compartilhei no blog da lista gatos (http://listagatos.wordpress.com)!
    Qq coisa me avisem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. oi amiga tem um meme p vc la no blog http://meubixano.blogspot.com.br/2012/11/um-pouco-sobre-mim-meme.html bjsss

    ResponderExcluir
  9. Muito bom lili, o grande desafio hj é a divulgação de informação para os proprietarios de pets, se vc quiser postar no http://blog.petlove.com.br entre em contato conosco.

    ResponderExcluir
  10. Meu gato gosta muito de comer mamao papaia e tambem damasco seco. Isso faz mal?

    ResponderExcluir
  11. Oi mas teria problema dar umas sementes de mamão? Porque apareceu um gato aqui em minha casa que parece estar com verme e eu moro em uma cidade que não tem nem veterinário nem Pet shop, então ainda não consegui comprar um vermífugo e estou preocupada porque ele dorme muito, só acorda para comer. É filhote.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...