quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Animais e transporte público: Uma relação ainda para se entender




O vereador Benedito Furtado (PSB) é autor da iniciativa que beneficia proprietários de animais domésticos de pequeno porte a transportá-los em ônibus coletivos municipais de Santos. Usuários do transporte público e protetores de animais de todo o país comemoram a nova lei que já entrou em vigor.

Segundo Benedito, a implementação desta lei beneficiará principalmente as pessoas de baixa renda que não têm condições de custear um táxi, e de encontrar taxistas que aceitem transportar animais. “A gente sabe o quanto é difícil conseguir alguém que aceite fazer o carregamento”, diz o vereador.

Mas como em tudo há regras, é bom ficar atento a elas:

1.Só podem ser carregados animais pequenos, com até dez quilos;
2.Os animais devem ser carregados em compartimentos especiais;
3.Será necessário apresentar carteira de vacinação do animal transportado;
4.Não será permitido carregar água, alimentos ou dejetos junto com as caixas. Caso haja alguma ocorrência, o passageiro tem de descer em um ponto de parada para a higiene do animal;
5.O carregamento do animal não poderá prejudicar os passageiros ou alterar o funcionamento da linha;
6.Será cobrada tarifa regular na linha pelo assento utilizado pelo animal, se for o caso;

Conscientização?
Foi realizada uma enquete no jornal A Tribuna, de Santos e veja só o que as pessoas pensam sobre o assunto: 37,255% disseram concordar e 62,745% não. Injusto, não acham?


Na grande São Paulo, as coisas não estão ainda como deveriam, pelo menos no que se trata de transporte metroviário.  Veja o que diz o site da Companhia do Metropolitano de São Paulo:

O transporte de animais no Metrô é expressamente proibido, de acordo com o Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, aprovado pelo Decreto Municipal nº 15012, de 07/04/1978, Título I, Capítulo II, Art. 13, item XX, que não contempla situações de excepcionalidade nesse sentido. A única exceção feita diz respeito ao acesso de pessoas portadoras de deficiência visual, conduzidas por cães-guias, devidamente autorizadas pela Lei nº 10.784/2001.

Já no Rio de Janeiro, pode-se transportar animais em caixa de transporte, exceto cães e gatos de pequeno porte, e cães-guia em treinamento ou acompanhando pessoa com deficiência visual; 

E na sua cidade, como funciona?

22 comentários :

  1. Engraçado, para transportar animais domésticos em coletivos urbanos e interurbanos, há "n" exigências, já quando somos obrigadas a repartir esses coletivos com bêbados, drogados, fedorentos, somos obrigadas a aceitar. Quanto às vacinas, qual doença um cão ou gato dentro de uma caixa de transporte eventualmente poderia transmitir aos humanos? Mas, humanos tossindo e espirrando podem entrar e ninguém exige atestado de vacina contra a gripe H1N1 ou hepatite.
    Prefiro andar em transporte coletivo rodeada de animais e sem humanos de preferência!
    Beijinhos,
    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, caso você não saiba, existem pessoas que são alérgicas a pelos de animais. Em alguns tipos de alergias, não é apenas o contato com os pelos dos animais que causa problema, basta que o animal e a pessoa estejam num mesmo ambiente fechado (neste caso, um ônibus). São casos raros, mas existem.

      Excluir
    2. nossaaaa verdade Beth, pessoas assaltando, assediando, se esfregando ,nossaa são muitooo pior que animais,

      Excluir
    3. Afinal os hospitais publicos estão na zl ou na zn, quer dizer tatuapé ou parada ingleza, quem precisa levar o animalzinho, necessita de transporte.

      Excluir
  2. Renata
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pela sua matéria. As pessoas demoram um pouco para se habituar com o novo, mas a recepção tem sido ótima. No meu gabinete não recebi nenhuma reclamação de passageiros ou motoristas.
    Abraço,
    Benedito Furtado
    Vereador - PSB

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lili...

    Concordo plenamente com a Beth.

    Mas, acho que é um passo para a causa animal, sempre deixada de lado...

    E isso é bom, desde que se obedeçam as regrinhas.

    E que seja extensivo a todo País!!!

    Precisamos de leis mais humanas em relação aos animaizinhos.

    Tenham um ótimo dia,

    beijinhos,

    Lígia e turminha :))

    ResponderExcluir
  4. Acho que seguindo as devidas regras, não há porque não deixá-los frequentar transporte público.
    Na Inglaterra isso é permitido. Já entrei em ônibus lá e me deliciei com a companhia de gatos em caixinha de transporte ou cães enormes sentados ao lado do dono. Achava lindo!

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma tremenda maldade esses pequenos animais presos dentro de caixas. Mesmo que seja por alguns minutos.

      Excluir
  5. É mesmo, né
    Porque os "Bichinhos" não podem ser transportados em coletivos enquanto baderneiros e marginais, estes sim, frequentam o transporte público sem o menor problema
    Beijinhos mil de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Acho que dentro das regras, não há problema em transportes pequenos animais. Uma pena que a maioria das pessoas entrevistadas em Santos não concordaram com essa iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A Beth falou tudo o que eu penso!! Como seria bom pegar um ônibus cheio de gatos e cães ao invés de um ônibus lotado de gente sem educação, sem higiene e alguns com comportamentos que chegam a ser obscenos para nós mulheres!!

    ResponderExcluir
  8. Estava na europa em setembro de 2012, estive também em amsterdam onde o transporte público é expetacular, e foi muito legal ver cães com seus tutores usando o transporte público livremente, inclusive eu vi pit bulls. Adorei!!! Brasil precisa evoluir muito!

    ResponderExcluir
  9. É estranho esse resultado de pesquisa de Santos, já que pelo que tenho verificado no Facebook acerca dos passageiros de São Paulo e de outros lugares do Brasil, a maioria das pessoas aprovaria essa iniciativa sem problemas desde que regras fossem cumpridas, como o transporte de animais em caixas adequadas, limpeza e não perturbação da paz. Mas como bem falou o vereador Benedito Furtado, com ou sem pesquisa as queixas não tem chegado e a iniciativa tem sido bem aceita.

    No Rio de Janeiro animais são aceitos no metrô, assim como em Belo Horizonte. O que se exige é só uma caixa de transporte segura, limpa e que o animal não cause transtorno a outros usuários. Não entendo por que justamente São Paulo mantém essa proibição.

    Já passei pela experiência horrível de ser expulsa do metrô de São Paulo com minhas gatas, que eu levava no veterinário (ambas bastante silenciosas e dentro de caixas trancadas). Os agentes do metrô disseram apenas "ordens são ordens" e não me deixaram embarcar. Foram mais de R$ 250 reais de táxi e muito nervosismo e constrangimento naquele dia, apenas para conseguirmos chegar no destino. O mesmo já aconteceu com várias outras pessoas e seus animais.

    O mais paradoxal é ver que São Paulo anunciou a criação de mais um hospital veterinário público, mas não deixa quem mais depende de transporte público para se locomover—a população de baixa renda, que é aliás o foco e público-alvo do hospital veterinário público—transportar seu animal até lá. Não faço ideia de como gente de Heliópolis, por exemplo, vai conseguir fazer uso de hospital veterinário público, seja ele no Tatuapé ou esse novo na Zona Norte, se não tem como transportar um cão ou gato mesmo dentro de uma caixa, a não ser que tome um táxi. Táxi, como já demonstrado, tem um custo proibitivo para quem ganha um salário mínimo (como muita gente de lá, é um bairro muito humilde).

    E a ironia: Heliópolis é um bairro servido por DUAS estações de metrô (Sacomã e Tamanduateí) e o hospital veterinário que já existe fica no Tatuapé (bairro também servido pelo metrô). Já está na hora do cidadão paulistano parar de ser maltratado por essas proibições absurdas que só prejudicam todo mundo, gente e bichos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCERTEZA JA PASSOU DO TEMPO DE EVOLUÇÃO COM DILMA , HADDAD N EVOLUI, SE PODE NO ONIBUS PODE NO METRO QUAL A DIFERENÇA , TUDO BEM DENTRO DE BOLSA DE TRANSPORTE QUAL O PROBLEMA ? ESTOU COM A BETH SE TEMOS QUE AGUENTAR BEBADO, CRIANÇAS CHATAS NO ONIBUS E METRO PQ N DEIXAR OS ANIMAIS ENTRAREM TB, TEM MUITO ANIMAL MAIS BEM CUIDADO QUE MUITO PASSAGEIRO , PODEMOS PEGAR A GRIPE SUINA DE PESSOAS E NINGUEM PEDE CARTEIRA DE VACINAÇÃO MAIS PARA OS ANIMAIS PEDEM TUDO E MAIS UM POUCO.

      Excluir
  10. Eu passei por isso acho absurdo que um animalzinho na caixa de transporte não possa andar em transporte publico com seu dono,pior os funcionários mandam vc deixar o animal se quiser embarcar, tratam a gente como se estivessem cometendo um delito grave e o animal como se fosse apenas um objeto sem valor .Quem são os animais aqui? Vcs dividem todos os dias espaço com um bando de sem educação pior que animais e vem colocar leis para coisas absurdas dessas eu protesto contra essa lei amo os animais e eles merecem ser tratados com mais carinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, inclusive neste final de semana aconteceu exatamente isso, o cobrador disse que o transporte é feito para pessoas e não animais, se eu quisesse andar com eles teria que numa carroça, fiquei puta da cara, animal raivoso é ele, que não gosta de um bichinho inofensivo.

      Excluir
  11. Eu passei por isso com meu cachorrinho de 4 meses,fui tratada como se estivesse cometendo um delito muito grave.Acho um verdadeiro absurdo essa lei os animais merecem ser tratados com mais carinho se temos que dividir espaço com tantas pessoas sem educação porque não podemos andar com nossos animais na caixa de transporte onde não apresentam risco pra ninguém Quem são os animais aqui?. Cobrar a passagem do animal para viajar no onibus vcs cobram bem e andar no metro é proibido o dono tem que abandonar o animal para poder chegar em casa seu bando de ignorantes, façam leis que ajudem o Brasil contra toda sujeira que temos que engolir todos os dias e não leis absurdas contra seres que não apresentam risco nenhum...

    ResponderExcluir
  12. TINHA QUE SER EM SANTOS/SP. O CIDADE BONITA, SEGURA,ARBORIZADA LINDA E AGRADÁVEL - VALE A PENA VISITAR SANTOS/SP...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...