segunda-feira, 18 de março de 2013

Novo Cras beneficiará cerca de 7 mil animais

Posted in , ,


Ainda este mês, São Paulo receberá um dos maiores Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) do país. As obras, iniciadas em 2006, contaram com recursos da venda de um crédito de carbono e também termo de cooperação ambiental. Essa megaestrutura está sendo construída dentro do Parque Anhanguera, na região de Perus, Zona Norte da capital. A função do Cras é receber a fauna machucada e reabilitá-la para voltar a viver em seu habitat, a natureza. Vamos combinar, humanos, gaiola é crime!


A unidade, fechada ao público, vai dispor de um Centro de Manejo de Animais com laboratórios de análises e de taxidermia (arte de empalhar animais), necropsia (exame de cadáver), biotério (depósito de animais vivos, para estudos bacteriológicos), centro de triagem de alimentação dos animais, 15 conjuntos de recintos para abrigo de animais silvestres nativos como mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios, administração, diretoria e refeitório.

Há ainda dois espaços relevantes neste projeto. Um é o auditório, que terá como objetivo multiplicar os educadores dentro do centro. Legal, hein? Contudo, esses biólogos, universitários e veterinários estarão em constantes trocas de experiências e de conhecimentos e o melhor, com os animais ali pertinho deles, longe dos maus tratos.

O outro será o quarentenário, reservado para acolher as espécies apreendidas pela polícia ambiental. Eles passaram por uma triagem, depois por exames e ali ficarão para evitar a contaminação nos demais, até que eles possam ser reintroduzidos na natureza para conviver com outros animais, sem risco algum para ambos.

Parque Anhanguera pode ser visitado normalmente. A área verde fica na Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000, próximo à Rodovia Anhanguera. Os visitantes  vão encontrar trilhas, quadras, ciclovias, cabanas para churrasqueiras, playgrounds, pista de cooper e orquidários. O horário de funcionamento é das 6h às 16h, diariamente.

Um comentário :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...