sexta-feira, 7 de junho de 2013

Anticoncepcional: o barato que compromete a saúde do seu pet



É muito comum a mamãe receber ligações de pessoas que administraram o anticoncepcional em suas gatas, tentando evitar uma gravidez. Isso me preocupa porque a maioria delas já sabe que o uso não é recomendado por nenhum veterinário, em razão das sérias complicações. Mesmo assim, essas pessoas continuam dando à força um veneno para sua gata ou cadela. Triste porque nós animais não temos como nos defender. :(

Os anticoncepcionais são encontrados na forma de comprimidos ou injeções e tendem a retardar a fase de aceitação sexual do animal, além dos sangramentos em cadelas, que incomoda muitos os donos de animais. Como a maioria das pessoas não procuram uma ajuda correta, que de fato, seria a esterilização do animal, acaba dando a medicação quando a gata ou cadela está no cio e isso, sem nem saber. O que acontece? Só desgraça na saúde das minhas amiguinhas!

Segundo a especialista em clínica e cirurgia (UFV), Dr. Vanessa Mollica, “o uso dos anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores na mama, infecções uterinas e tumores uterinos e de ovário, além de predisporem de doenças endócrinas, como o hiperadrenocorticismo, e promoverem resistência a insulínica, provocando o surgimento de diabetes mellitus”. Achou pouco? Pruzzz!!!

Estão vendo, humanos, o perigo ao aplicar uma medicação totalmente desnecessária numa gata ou cadela? 
O custo-benefício dos anticoncepcionais não é compensatório, por isso, castre seus animais, porque você irá garantir o bem-estar que ele necessita. Muitas Ong´s de proteção animal já dispõem de esterilizações a baixo custo. No caso das Prefeituras, muitas realizam a custo ZERO! Se informem em sua cidade e não envenene seu animal. Ele não merece isso, ok?

Dra. Vanessa ressalta que o anticoncepcional AUMENTA a incidência de tumores nos animais. A castração, por sua vez, DIMINUI a incidência de tumor de mama principalmente quando realizada nos primeiros anos de vida do animal. “Além dos tumores de mama, a castração precoce previne quase todos os outros tumores e doenças relacionadas aos sistema reprodutor em cadelas e gatas”, conclui.

Fonte: Artigo - Os perigos do uso de antincepcionais em cães e gatos por Dra. Vanessa Mollica.

5 comentários :

  1. É... ANTICONCEPCIONAL SÓ FAZ MAL À SAÚDE DO ANIMAL.
    A MELHOR SOLUÇÃO, É MESMO A CASTRAÇÃO.
    É GARANTIA DE SAÚDE PRO BICHINHO QUE VAI VIVER MUITO MELHOR E COM QUALIDADE DE VIDA, BEM MAIOR.

    ADORAMOS A POSTAGEM, MENINAS!
    UM ABRAÇÃO PRA VOCÊ E PRA AMA RENATA, COLEGA LILI.
    UM FIM DE SEMANA BEM BONITO É O QUE DESEJAM OS COLEGUINHAS MAUAU, PHANTOM, GATO-TÔ E GATITO!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá! O Blog Animal Virtual está com um novo Concurso aberto! E o prêmio é uma linda e quentinha capa de frio, além de ser destaque na capa do Blog por um mês. Inscreva seu animal de estimação, é só até 15/06. A participação é gratuita!
    ...Corre lá
    animalvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Melhor não correr o risco e castrar. Solução rápida e pra vida toda do bichinho.
    Beijos, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Lili querida, sem dúvida a castração é a melhor solução. Fico com pena das gatas e cadelas que são obrigadas a tomar esse veneno...:(

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  5. Sempre fui a favor da castração, infelizmente nem todo mundo para para pensar antes de tomar tal atitude, fazem o que é mais cômodo. =/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...