Conheça os benefícios da fisioterapia em gatos
Já pensou em algum momento de vida do seu gatinho ele alongando a coluna ou membros com uma bola? Não é pilates! É fisioterapia mesmo. Esta especialidade ajuda muitos animais a prevenir e curar lesões causadas pelas atividades diárias ou mesmo por acidente.
Para entender melhor, ela é recomendada principalmente no tratamento da osteoartrite, controle da dor, hérnia de disco, reabilitação ortopédica e neurológica, cicatrização de feridas, dentre outras aplicações. Na geriatria, os animais idosos ganham qualidade de vida e aumenta muito a expectativa de vida.
Como se não bastasse, também pode auxiliar no emagrecimento de gatos obesos.
No entanto, ainda há menos pacientes gatos do que cães, infelizmente. Isto se deve à falsa crença de que os felinos são intolerantes ao tratamento.
Puro preconceito! Veja só o exemplo do gatinho Mog. Ele fez hidroterapia para recuperar o movimento das patinhas dianteiras, após sofrer um acidente de carro.
Segundo o tio Alison Soares, um exame clínico completo deve ser realizado, antes de iniciar um programa de fisioterapia. Ele faz recomendações especiais aos gatinhos pacientes, como curto tempo de sessão e maior variedade de atividades.
Entre as técnicas fisioterápicas, estão a massagem, uso do calor, uso do frio (crioterapia), ultrassom terapêutico, laser terapêutico, magnetoterapia, e eletroterapia.
Também são adotados os exercícios terapêuticos, como a movimentação passiva, alongamento, exercícios isométricos, brincadeiras com laser, brinquedos diversos e petiscos, exercícios de carrinho de mão e de dança.
Veja o caso da gatinha Gordinez. Ela teve a mandíbola e a coluna lombar fraturadas, em razão de um atropelamento.
Antes do tratamento, não se mexia e tinha muito dor. Sofria de contratura muscular nas patas dianteiras. Após alguns meses, já conseguia dar passos totalmente sozinha e estava praticamente independente. Quando quer, ela até pula do sofá caindo com as quatro patas. Veja no vídeo:
O médico veterinário, Alison André Ximenes Soares, é pós-graduando em Fisioterapia e Ortopedia Veterinária pela UNIP/IBRA.
Que maravilha saber que existe este tipo de terapia!! E que existem pessoas dispostas a trabalhar com isso!
ResponderExcluirA fisioterapis traz enormes benefícios tanto para humanos como para bichinhos
ResponderExcluirAdorei a matéria
Tenham um lindo final de semana
Beijinhos carihosos de
Verena e Bichinhos
Muito interessante, gostei muito de saber que existe este género de terapia!
ResponderExcluirBjs
Ainda bem que hoje se dá mais valor para a saúde do bichinho. Houve um tempo em que mal se encontrava veterinários para atender os animais. E que isso evolua mais ainda, com mais tratamentos e opções para nossos queridos!
ResponderExcluirFisioterapia é super importante,tem muitos casos em que o dono deixa de levar o animal pra a fisioterapia e os animais perde os movimentos e a qualidade de vida!
ResponderExcluirhttp://soltandooosbichos.blogspot.com.br/
Tratamento fundamental para o bem estar dos felinos. E o mito de que eles não aceitam dever ser trabalhado com os tutores porque se não aceitam é por falta de paciência. Gatos são diferentes dos cães, mas é possível tratar seus dodóis!
ResponderExcluirBeijinho,
Beth
Que maravilha, tantos progressos para nossos queridos animaizinhos !!!
ResponderExcluirSempre fico grata pelas pessoas se especializarem e descobrirem curas tratamentos para nossos pequenos !!!
Bjus 1000 querida
Lili, que bom que existem tratamentos assim para os gatinhos. Afinal os animais também merecem tratamentos para serem curados e terem uma melhor qualidade de vida.
ResponderExcluirBeijos, Néia
Que trabalho maravilhoso! Como é bem saber que já existem tratamentos assim para os gatinhos e já dando resultados positivos!
ResponderExcluirBjs