sexta-feira, 12 de julho de 2013

Conheça os benefícios da fisioterapia em gatos



Já pensou em algum momento de vida do seu gatinho ele alongando a coluna ou membros com uma bola? Não é pilates! É fisioterapia mesmo. Esta especialidade ajuda muitos animais a prevenir e curar lesões causadas pelas atividades diárias ou mesmo por acidente.

Para entender melhor, ela é recomendada principalmente no tratamento da osteoartrite, controle da dor, hérnia de disco, reabilitação ortopédica e neurológica, cicatrização de feridas, dentre outras aplicações. Na geriatria, os animais idosos ganham qualidade de vida e aumenta muito a expectativa de vida.

Como se não bastasse, também pode auxiliar no emagrecimento de gatos obesos. 



No entanto, ainda há menos pacientes gatos do que cães, infelizmente. Isto se deve à falsa crença de que os felinos são intolerantes ao tratamento. 

Puro preconceito! Veja só o exemplo do gatinho Mog. Ele fez hidroterapia para recuperar o movimento das patinhas dianteiras, após sofrer um acidente de carro.

Segundo o tio Alison Soares, um exame clínico completo deve ser realizado, antes de iniciar um programa de fisioterapia. Ele faz recomendações especiais aos gatinhos pacientes, como curto tempo de sessão e maior variedade de atividades.

Entre as técnicas fisioterápicas, estão a massagem, uso do calor, uso do frio (crioterapia), ultrassom terapêutico, laser terapêutico, magnetoterapia, e eletroterapia.

Também são adotados os exercícios terapêuticos, como a movimentação passiva, alongamento, exercícios isométricos, brincadeiras com laser, brinquedos diversos e petiscos, exercícios de carrinho de mão e de dança.

Veja o caso da gatinha Gordinez. Ela teve a mandíbola e a coluna lombar fraturadas, em razão de um atropelamento.

Antes do tratamento, não se mexia e tinha muito dor. Sofria de contratura muscular nas patas dianteiras. Após alguns meses, já conseguia dar passos totalmente sozinha e estava praticamente independente. Quando quer, ela até pula do sofá caindo com as quatro patas. Veja no vídeo:



O médico veterinário, Alison André Ximenes Soares, é pós-graduando em Fisioterapia e Ortopedia Veterinária pela UNIP/IBRA. 

9 comentários :

  1. Que maravilha saber que existe este tipo de terapia!! E que existem pessoas dispostas a trabalhar com isso!

    ResponderExcluir
  2. A fisioterapis traz enormes benefícios tanto para humanos como para bichinhos
    Adorei a matéria
    Tenham um lindo final de semana
    Beijinhos carihosos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, gostei muito de saber que existe este género de terapia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que hoje se dá mais valor para a saúde do bichinho. Houve um tempo em que mal se encontrava veterinários para atender os animais. E que isso evolua mais ainda, com mais tratamentos e opções para nossos queridos!

    ResponderExcluir
  5. Fisioterapia é super importante,tem muitos casos em que o dono deixa de levar o animal pra a fisioterapia e os animais perde os movimentos e a qualidade de vida!

    http://soltandooosbichos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tratamento fundamental para o bem estar dos felinos. E o mito de que eles não aceitam dever ser trabalhado com os tutores porque se não aceitam é por falta de paciência. Gatos são diferentes dos cães, mas é possível tratar seus dodóis!
    Beijinho,
    Beth

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha, tantos progressos para nossos queridos animaizinhos !!!

    Sempre fico grata pelas pessoas se especializarem e descobrirem curas tratamentos para nossos pequenos !!!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  8. Lili, que bom que existem tratamentos assim para os gatinhos. Afinal os animais também merecem tratamentos para serem curados e terem uma melhor qualidade de vida.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  9. Que trabalho maravilhoso! Como é bem saber que já existem tratamentos assim para os gatinhos e já dando resultados positivos!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...