sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Strays Cats – Os gatos que vivem na antiga cadeia de Nelson Mandela



ATUALIDADE – A Prisão Pollsmoor fica na África do Sul. É lá onde abrigou, em 1980, o mais famoso prisioneiro político na época do apartheid, Nelson Mandela. Hoje é moradia de uma colônia de gatos selvagens, que vivem entre os presos. Não se assuste! Os gatos são multiplicadores de ensinamentos e valores, que estes presos levam para a vida toda.

ENTENDA - Na década de 60, gatos foram levados para Robben Island, a ilha-prisão onde Nelson Mandela e seus companheiros de luta contra o apartheid estavam encarcerados. A tarefa dos felinos era acabar com a infestação de ratos que havia por lá.

Rita Brock com diretor Salomão Malan, que ajuda com programa de gatos selvagens da prisão.

A prisão fechou e virou museu, mas os gatos continuaram e formaram uma grande colônia. Então as autoridades trabalharam para exterminá-los. Quando a protetora Rita Brock chegou por lá, não encontrou um gato sequer. Ela pensou que já era tarde. Mas conseguiu autorização para pesquisar na ilha e resgatou 15 gatos saudáveis em 6 meses, com ajuda da ong SPCA.


Eles foram levados até Pollsmoor Prison, para onde Nelson Mandela havia sido transferido. O novo lar dos gatinhos era um celeiro, ao lado de uma represa de água doce, em alguns campos de milho. Já havia muitos outros gatos por lá, mas selvagens. Eram bem alimentados, inclusive pelos prisioneiros. Então Rita introduziu um programa para que os prisioneiros pudessem dar comida adequada e suplementos veterinários aos animais que adotaram. Foi um sucesso!

Presos colocam toalhas nas janelas para os gatos subirem (2013)

DEPOIMENTOS DE PRESOS
"Ela está morando comigo por um ano", diz Hutchinson ", e ela roubou totalmente meu coração e mudou a minha vida. Fui abusado quando criança e ela me ensinou a amar e aprender os erros dos meus caminhos. " Na sua cela tem muitas fotos de gatos. Ele recebeu telas e tintas e pinta gatos descobrindo assim, um novo talento.

 Gregory Henry (2013)

“Ela realmente olha para mim. Se estou dormindo, ela vem e acaricia meu pescoço para me certificar que estou bem. Ela também sabe que eu odeio baratas, e se alguma entra em minha cela, ela vem me mostrar onde ela está para que eu possa me livrar da barata. Ela me ensinou o que significa ser atencioso com os outros. Quem diria que eu iria aprender lições de vida de um gato? ", diz Gregory Henry, está cumprindo os últimos meses de uma condenação por homicídio.

Entrada da Prisão Pollsmoor (2013)

EDUCAÇÃO – Estes homens ensinam incansavelmente a outros detentos o amor pelos gatos. Eles mostraram a muitos gangsters, que anteriormente só viam os gatos como objetos a ser abusados em cerimônias de iniciação de gangues, que eles são de fato criaturas para amar e ser respeitado. Enquanto que pelo mundo cães é permitido em prisões, os gatos Pollsmoor são os únicos e a cada dia estão transformando a vida de todos que compartilham essa rica interação.


Rita Brocker – Protetora de animais. Hoje ela tem acesso especial à prisão. Criou um programa para os animais dos prisioneiros, além de realizar um trabalho de controle populacional destes animais.

15 comentários :

  1. Que postagem interessante, Lili
    Gostei de saber, viu?
    Obrigada por compartilhar
    Juja e Jujuba agradecem a sua gentil visitinha
    Desejamos a vocês um maravilhoso Natal e que o Ano Novo seja repleto de coisas boas
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigatinha!!! Para todos nós e que sejamos gateiras mais e mais conectadas neste mundo dos blog´s!

      Excluir
  2. Olá , Lili
    Adorei , não conhecia essa história linda. Realmente os animais trazem a alegria e a amor as pessoas, basta que elas aceitem! A Rita uma benção, q lindo esse trabalho com os gatinhos e nesse lugar que mantém a lembrança da luta, força, coragem e determinação de Mandela. Com certeza ele deve ter ficado muito feliz com esse lindo trabalho de unir os bichanos e presidiários. Bjs, gatinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Patrícia. Hoje ele vai atuar em outra esfera, mas na certeza de que deixou suas sementes espalhadas pelo mundo.

      Excluir
  3. Lili, querida, que boa notícia!!

    Hospitais, cadeias, asilos, sempre deveriam ter muitos animaizinhos...principalmente gatinhos..hehehe...É enriquecedora a convivência com esses seres iluminados!!

    O ser humano tem muito a aprender!!

    beijinhos, tenha um ótimo final de semana!!

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo e temos que mostrar. Muitos detentos poderiam ter outro sentido de vida se fosse implementado ações desta natureza.

      Excluir
  4. Que legal, Mandela deixou um rastro de paz onde quer que tenha passado! Homem incrível, admirável!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal !!!! Não sabíamos sobre isso !!!!
    E obrigado pelos lindos comentários no nosso blog !!!!
    Um miau do Bilbo e da Frida

    ResponderExcluir
  6. Puxa,que legal esse artigo! Os animais são mesmo ótimos amigos e amam sem julgar e sem preconceitos! Linda história! bjs,

    ResponderExcluir
  7. Que bacana saber disso!! Amei!! Gatos são ótimos instrutores, quem os maltrata é incapaz de compreender a força desse amor!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  8. Mas q lindo! Adorei! Aqui no Brasil poderiam ser implantados programas assim!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...