segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro + Sensação Térmica 43º C + Gatos Domésticos = Alerta!


Todos estão sabendo do calor excessivo que está acontecendo no Rio de Janeiro, que pode acontecer também em qualquer outra parte do país. Recebi valiosas dicas para os tutores que estão passando por esta dificuldade do querido veterinário especialista em felinos, Dr. Gabriel Dias, da Clínica Cat para Gatos (RJ).

“A Pretinha não quer comer. Frederico parece ter perdido peso. Assim vamos listando inúmeras queixas que parecem relacionados ao estresse do calor implacável. Os desconfortos variam bastante e vão desde perda de peso ou mesmo vômitos ocasionais”, diz

Por isso, alguma situação diferente do comportamento comum do seu gatinho, não ignore e leve-o ao seu veterinário de confiança. Como o tio Gabriel diz “banalizar os sintomas como perda de peso, perda de apetite é perigoso”.  Portanto, preste atenção nestas dicas:

  • - Troque a água com intervalos menores (Mesmo para Fontes) 
  • - Se for sair de casa pode colocar outro pote com uma pedra de gelo; 
  • - Brincadeiras entusiasmadas deverão ser evitadas em períodos com muito calor ambiental; 
  • - Para gatos já acostumados com ração úmida: incorpore um pouco de água no caldo da ração para aumentar a ingesta de água (não coloque muito porque eles podem perceber!); 
  • - Atenção para potes de água e ração próximos de paredes que recebem incidência solar direta. 
  • - Gatos que já foram acometidos de doenças uretrais deverão ser observados quanto à ocorrência de urina muito concentrada e os Clínicos deverão ser consultados quanto às orientações de manejo dietético e hídrico nestes períodos. 
  • - Modifique o horário de “encher” o pote de ração para o início da noite. (A ração mesmo preparada para manter-se estável poderá oxidar em temperaturas muito altas. Como normalmente colocamos ração na parte da manhã para sairmos para trabalhar, ao longo do dia a chance da ração ficar menos apetitosa ou inapropriada é maior! Durante a noite e com temperaturas mais amenas, uma ração fresquinha pode ser providencial). Assim, deixa um pouco de ração pela manhã e jogue fora o que não for consumido ao final do dia.


Saquinho para amenizar o calor e o estresse durante o transporte

Ar condiconado portátil para gatos

Pruzzz... adorei este ar... vou fazer aqui em casa mesmo... :)
  • - Ar condicionado pode? Pode, mas o importante é permitir que o gatão ou a gatinha tenha acesso ao lado de fora se sentirem-se desconfortáveis com a baixa temperatura. Cuidado com as trocas abruptas de temperaturas, ok?
  • -Vovôzinhos, vovózinhas, pacientes com limitações respiratórias, filhotes, gestantes deverão ser supervisionados mais atentamente.
  • -Viagens de carro deverão ser agendadas para horários mais amenos se possível. Um saquinho com gelos ou um saco de água pequeno congelado encima de uma toalha dentro do transporte poderá ajudar a enfrentar o transporte.
  • -Gatos de pelagem clara precisam ser mais eficientemente protegidos contra os raios UV com protetores solares aplicados de forma mais frequente.

  Agradecimento especial ao Dr. Carlos Gabriel A. Dias, MV MSc PhD Ciências Veterinárias
C.A.T ( Centro de Atendimento e Terapia) para Gatos Domésticos - Rua Gregório Neves, 213 Engenho Novo, 20950-330 - Rio de Janeiro - Tel: 021 2218.4916

Super indicado gateiras amigas! Foi meu veterinário e hoje só não é mais porque está no Rio.

Um comentário :

  1. Ótimas dicas, estou trocando a água das minhas bichinhas muito mais vezes ao dia, e jogo uns cubinhos de gelo pra manter ela mais fresquinha. Vamos prestar atenção pq o calor tá difícil pra gente, imagina pra eles que não sabem reclamar!
    Beijinhossss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...