terça-feira, 23 de setembro de 2014

A castração é uma aliada de seu felino

Posted in ,
Gata castrada de projetos parceiros da Gata Lili
Muito se fala em controle populacional de gatos, mas a castração infelizmente ainda é vista como um ato de crueldade para seus animais. Hoje eu tenho a missão de lhe mostrar que não é bem assim. Eu sou uma gata mais feliz e mais saudável porque fui castrada antes ainda do meu primeiro cio. Sabe o que isso significa?

Eu não apresento sinais de cio, alterações em ovários e útero, como cistos ovarianos, piometra e câncer, uma vez que vem sendo mais comum entre nós felinos, além da reprodução desordenada. Neste último exemplo, a castração é extremamente indicada para o controle populacional da nossa espécie. A partir dos seis meses de idade, já pode ser castrado. Existe também a castração precoce. Nestes casos, eu só sugiro em casos específicos e sempre bem discutida com seu veterinário.

Os gatos machos castrados irão inibir sua vontade sexual, além de deixar de marcar território com a urina, que eles adoram! Longe do que muitos acreditam fielmente, é dizer que o animal fica mais gordo. Na realidade, o que precisamos é de menos alimento e mais exercícios. Daí a importância de uma ração para gatos castrados. Eu e todos meus irmãos comemos e a mamãe estimula a gente com diversos exercícios. Humanos caminham e correm para manter a saúde e a boa forma; a gente faz o mesmo, sendo que atrás de bolinhas. Hihihi!!! MiauÊ!

Para segurança do seu gatinho, converse com seu veterinário para realizar os exames pré-cirúrgicos que são hemograma e eletrocardiograma antes da castração e todos os cuidados do pós-operatório que pode chegar até dez dias. A anestesia de preferência que seja inalatória, tá?

E humanas aprendam, esqueçam as pílulas!! Administrar na sua gatinha vai trazer ao longo do tempo sérios problemas e muitas vezes correr até risco de morte. O uso de anticoncepcionais é um dos principais causadores de aparecimento de tumores, entre  outras doenças. Por isso, digo toda semana a alguém que ainda chega a mim para perguntar. A minha e única resposta é: Evite, Evite e EVITE! Você está injetando veneno em sua gatinha. Não é isso que você quer para ela, não é?

Lili e as vantagens?

- Evita gravidez indesejada e a psicológica
- Expectativa de vida aumenta porque ficamos mais saudáveis
- Elimina o risco de uma piometra (doença intra-uterina que geralmente aparece após o cio, onde o útero se enche de pus). Importante ressaltar que isso acontece em 60% das fêmeas não castradas.
- Diminui completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente. Perdi muitas amigatinhas nos últimos meses com esses tumores! Cruel!
- Os machos ficaram mais tranquilos, sem a necessidade de sair de casa por muitos dias em busca de acasalamento, que os deixam muitas vezes estrupidados de fome e de brigas por gata para cruzar.

Bem, espero que eu tenho ajudado um pouco a clarear sua mente nesse quesito Castração! Agora, faça sua parte. Se não tem animal castrado, faça isso pra ontem e divulgue a quem puder. Quem ama os animais, quer ver o bem e sua vida longa como nós merecemos. Lambeijokas da Lili! 

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...