terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como integrar um novo animal em sua família

Posted in
Foto: Divulgação
Eu sempre digo que qualquer processo de integração em um lar com outros animais (cães e gatos), deve ser feito aos poucos e sob a supervisão do proprietário. Precisa acima de tudo, de paciência e resiliência para ter a sensibilidade de transformar o que não está “ideal” no melhor para todos da casa, animais e humanos. Faça todas essas recomendações tranquilamente para passar segurança ao animal.

- Gatos => Ofereça um período de duas semanas em um local seguro para o novo gato. Se você já tem gatinhos em casa, o primeiro passo é deixar que os gatos residentes sintam o cheiro do novo gato. Pegue um paninho e deixe o novo gatinho dormir com ele, ficar por um dia. Após isso, pegue esse mesmo paninho e deixe com o gato que já morava no lar para ele sentir o cheiro e começar a se adaptar com o novo membro. Aos poucos, coloque o filhote numa caixa de transporte com a porta fechada próximo do outro e fique de olho. 

Alguns gatos podem só se aproximar e observar ou fazer um simples Fuuuuzz, mas outros podem avançar e querer atacar o filhote. Nesta etapa, é interessante oferecer um petisco para todos os animais. Isso vai associar a presença do filhote a algo agradável. Corte as unhas para evitar arranhaduras. Observe também se todos os gatos estão se alimentando adequadamente. Essa inserção de um novo animal, gera um estresse, mas é passageiro. Nunca os deixe sozinhos até você ter a certeza que já se aceitam sem brigas ou fuuuzzz! Dedique diariamente um tempo para cada um dos animais.

- Cão=> A idéia do paninho você pode repetir. Além disso, é importante manter o cão preso à coleira e a uma distância segura para a apresentação do gatinho. Aos poucos, eles vão se acostumando.  Não deixe o cão se aproximar do gatinho de uma vez. Isso pode assustar o gatinho e causar uma reação negativa no cão. Aos poucos você vai tornando a distância entre eles menor, mas isso precisa ser feito com muita cautela. Um cachorro valente pode matar um filhote, se essa adaptação não for feita de maneira correta. Nunca os deixe sozinhos sem supervisão. Se tem mais de um filhote ou gato adulto novo em casa, essa apresentação precisa ser feita individualmente.

-Crianças=> Nunca permita que as crianças brinquem como se os gatinhos fossem simples brinquedos. É importante conversar com as crianças e explicar que, se apertar demais ou jogar o gatinho, eles vão sentir dor, vão ficar doentinhos e vão chorar. As crianças vão entender e vão querer cuidar com todo amor dos gatos. Gatinhos gostam de brincar e, às vezes, podem arranhar ou morder, machucando-as sem querer. Estabeleça um tempo para essa interação. Muitas vezes, as crianças insistem e os gatos ficam estressados.

0 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...