terça-feira, 26 de maio de 2015

Preparando o lar com gatos para chegada do bebê

Posted in
Hoje, o post é da mamãe! Com vocês, Renata Costa, a gateira grávida mais linda do mundo: 

Renata Costa, grávida de seis meses, e sua Gata Lili
Oi, gente! Que post gostoso... Falar de bebês e gatos é sempre muito bom. A minha experiência como grávida está sendo maravilhosa! O contato com meus gatos continua igual. 

A única coisa que mudou foi a higienização da caixa de areia. A barriga está pesando (6 meses) e meu esposo tem feito essa tarefa, que requer se abaixar muito. Somente algumas poucas vezes, eu mesma limpo o banheiro dos bichanos, mas tomando os cuidados de sempre na higiene.

Como gateira e consultora felina, venho escrever um pouco da minha experiência na preparação da casa para a chegada da minha filha Luiza. Já estou trabalhando com meus gatos de forma gradual, conversando e mostrando o quarto da bebê. Alguns brinquedos que já ganhamos, eles já cheiraram tooodos. Ótimo!

Estou mostrando a eles que a chegada de uma irmãzinha humana não será uma perda de espaço, de carinho, de respeito ou atenção. O quarto da bebê está fechado na maior parte do tempo. Vou explicar o porquê. Nos primeiros dias, o bebê é bastante sensível. Então é recomendada a movimentação no quarto, somente pelos humanos. Neste caso, você tem a tarefa de mostrar ao seu gato que seu bebê não representa perigo ao território dele.

Pensando nisso, e para não ser um choque aos meus gatos, o quarto já está fechado e eles estão super tranquilos. Também quando entram, eu não os repreendo. Resolvo o que estava fazendo e saímos juntos (eu e os gatos). Já entraram várias vezes, cheiraram tudo, mas não permanecem lá por tempo integral. Claro: com o tempo, eles vão ter livre acesso e vão brincar muito com minha filha. Eles conseguem entender e você respeitar o tempo de cada gatinho é fundamental. Isso é amor também, viu?

Desde o início da gravidez, meu ginecologista Dr. Marinaldo Melo, super conceituado em sua área, me garantiu que não há problema algum quando o bebê nasce numa casa com gatos. Ao contrário, é muito melhor. Isso só fortalece o organismo da criança, que cria mais anticorpos, além de passar para o bebê também durante a amamentação.

O bebê nasceu? leve uns paninhos, ou até fraldas se desejar, até a maternidade, para que recebam os primeiros cheiros do bebê. Depois, leve os paninhos de volta pra casa, antes da chegada do bebê, e os coloque nos locais onde seus gatos mais gostam de ficar. É interessante fazer essa associação positiva com os gatos, que vão sentir os cheiros do nenê.

Quando o bebê chorar ou se movimentar bastante, seus gatos talvez fiquem curiosos e se aproximem para entender o que está acontecendo. Deixe que isso seja natural. Não grite e não brigue com seus gatos nunca. Com tranquilidade, toda a rotina da casa irá se equilibrar, e será prazeroso a convivência de todos sem estresses. 

É importante que toda aproximação deva ser monitorada por um adulto, para que seja segura e saudável para o bebê e seus gatos. Se precisar mudar de lugar o local do gatinho para colocar algum objeto do bebê, faça isso meses antes da chegada do bebê. Os gatos precisam se acostumar e, ao mesmo tempo, terem o espaço deles também.

Outro ponto são os arranhadores. Estude a possibilidade de inserir um ou dois no ambiente. A chegada do bebê pode fazer com que seu gato arranhe mais, para marcar território. No início, tudo pode ser meio corrido, novo ou até estranho. Mas o tempo, aliado à paciência e ao amor farão de famílias com gatos um exemplo nesta fase de vida. Um grande abraço, gateiras!!!

8 comentários :

  1. BOM DIA, COLEGUINHAS!
    DICAS ESPECIAIS. PARABÉNS PELO NENÊ A CAMINHO, COLEGA RENATA! :)
    VENHA CONFERIR MINHA NOVA POSTAGEM! PASSE LÁ EM "GAM DOLLS (2)" E CONFIRA MAIS UMA RESTAURAÇÃO SUPIMPA QUE EU FIZ.
    FICAREI FELIZ COM TUA VISITINHA E COMENTÁRIO, SEMPRE TÃO GENTIS.
    TENHA UMA LINDA TERÇA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da postagem, tia Gam! Vou já conferir suas novidades, viu? Mil lambeijokas!

      Excluir
  2. Uy, que no nos habíamos enterado de esta grata noticia. ¡Enhorabuena, familia! Y muy buenos consejos los que dais en el post, que la llegada del bebé debe ser un acontecimiento feliz para humanos y gatos.

    Ronroneos y saludetes, querida Lili :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muchas gracias, mi amiga La Gatera. Estamos todos muy felices con la llegada de Luiza. Saludos desde Brasil!

      Excluir
  3. Que a chegada da Luiza seja de muita alegria e realização! A festa ficará por conta da Lili, com muita amizade e companheirismo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Pietra! A Luiza vai mesmo trazer muita felicidade para todos nós. Desejo tudo de bom para vocês.

      Excluir
  4. Parabéns Lili !!! Vc agora terá irmãozinhos humanos pra aumentar os cutes cutes......

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...