terça-feira, 14 de julho de 2015

Estar ao lado do seu gato em todos os momentos....

Posted in
Quando temos um gato idoso em casa, entre 8 a 10 anos de idade, os cuidados devem ser  redobrados.Quando são pequeninos, tomamos todos os cuidados, mimamos, compramos brinquedos etc. Na velhice, porém, os seus órgãos sofrem uma deterioração lenta, assim como nos humanos. Por isso, devem continuar todos os cuidados que foram dados no início da vida, só que agora muito maiores.

O problema é que, ao adotar um animal, muitas pessoas esquecem que eles envelhecem e, nas doenças mais comuns dessa fase da vida, abandonam seus bichinhos. Às vezes, nem velho estão, mas os humanos não querem arcar com despesa alguma. Poxa!!! O animal só serve quando está sadio? É seu companheiro e, quando ele mais precisa, seu dono vira as costas?

Isso me entristece muito. Um animal idoso precisa de exames, comer uma ração adequada, estar em dia com seu veterinário, vacinas, vermifugações e, claro, muito carinho do seu dono. Aqui em casa por exemplo, eu tenho um irmão, o Feliciano, de 14 aninhos. Ele sofre de insuficiência renal. Faz tratamento há anos. Mas tem dias que não quer comer bem e aí, por mais que sua vida seja uma loucura, é preciso dar toda a atenção necessária.

É nessa hora que mamãe senta no chão e vai oferecer a comida de outra maneira, da mesma forma que fazemos com as crianças, contando historinha, mostrando a comida... É um carinho que ele precisa para se sentir estimulado a comer. E ele come, minha gente... Ele come! Isso só prova que o amor, um carinho em determinadas situações, fazem muita diferença. E quem não gosta de ser bem tratado principalmente nos momentos mais limitados de sua vida? Desconheço esse ser e animal!

Às vezes, ele quer dormir juntinho de mamãe, quer cosquinhas, quer dar cabeçadas... enfim... tem seus medicamentos que não são poucos, mas estamos juntos e mostramos a ele. E o Feliciano é meu amigão, é o gato mais amigo que tenho aqui em casa. Adoro me esfregar nele, adoro seu cheirinho natural... Eu sempre gostei muito do Fefê.


Para este post não ficar longo demais, vou escrever junto com mamis o próximo post somente sobre os sintomas mais comuns, exames e os cuidados especiais nesta terceira idade, ok? 

6 comentários :

  1. Ok, Lili. Y mucho ánimo a Feliciano el abuelito :)

    ¡Saludetes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muchas gracias, La Gatera! Besitos e saludos desde Brasil!

      Excluir
  2. Olá Lili: tenho uma gatinha já com uns 10 anos e nunca tinha pensado nela como "idosa". Tive outra que morreu com 16 anos e achei que se foi embora cedo de mais.Acho incrível que se abandone um animal só porque envelheceu.Espero que a minha Kika fique comigo por muiiiiitos anos ainda.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... nunca queremos que eles cheguem nessa fase... mas quando se cuida com amor e responsabilidade, a probabilidade de extensão de vida é muito boa.

      Excluir
  3. BOA TARDE, COLEGA RENATA!
    AQUI EM CASA, A MAUAU JÁ TEM 11 ANOS E O GATITO, FARÁ 10. TODO CARINHO E CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS PARA QUE ELES CHEGUEM SAUDÁVEIS A SENILIDADE. MUITO BACANA A POSTAGEM. :)
    EI, MOÇA!
    SEI QUE ANDO SUMIDA MAS É QUE ESTOU NA CORRERIA, PINTANDO PAREDES MAS SEMPRE QUE DÁ CERTO, VISITO OS BLOGUES DAS COLEGAS.
    TEM POSTAGEM NOVINHA LÁ EM "GAM DOLLS (2)". PASSE POR LÁ PRA ESPIAR.
    FICAREI FELIZ COM TUA SIMPÁTICA VISITA E COMENTÁRIO.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...