segunda-feira, 13 de julho de 2009

Entrevista com Dr. Gabriel, excelente veterinário especialista em comportamento animal - PARTE I

Posted in

O Doutor Gabriel é um excelente veterinário. Eu mesma já fui várias vezes ao consultório dele, que inclusive fez a minha castração. Ele também cuidou da minha irmãzinha Dóris, que teve problemas de comportamento quando seus filhotes nasceram. Pena que agora ele não mora mais na minha cidade. Ele atualmente mora no Rio de Janeiro.

Carlos Gabriel Almeida Dias, este é o nome completo dele, tem graduação em Medicina Veterinária na UFRRJ e é Mestre e Doutorando em Reprodução e Sanidade Animal na UECE. Ele está na linha de pesquisa em comportamento animal (comportamento materno-filial de gatos domésticos).

Eu fiz uma longa entrevista com ele, que dividirei em duas partes, para ficar mais fácil de ler. Neste primeiro post, abordarei um pouco a história profissional do Dr. Gabriel. No post seguinte, ele falará sobre os principais problemas de comportamento nos felinos. Veja as primeiras perguntas e respostas:

Gata Lili - Por que você escolheu essa carreira? Algo curioso ajudou nesta escolha?
Dr. Gabriel - Nada de diferente da maioria dos Médicos Veterinários que eu conheço. Sempre gostei muito de animais. Protegia e sofria quando estavam doentes. Acho que escutei tantas vezes as pessoas falando que eu seria um bom Veterinário que acabei abraçando a profissão. Estou tentando ser um bom Veterinário.

Gata Lili - A medicina veterinária já evoluiu bastante, mas você sente que ainda faltam muitos processos para chegar ao ideal?
Dr. Gabriel - Acompanhei ao longo desses 12 anos um franco desenvolvimento da Medicina Veterinária. A cada dia temos mais disponibilidade de exames e condutas. Isso é o mais importante. O que queremos de fato é a aplicabilidade desses conhecimentos. Em minha opinião o ideal é termos uma Medicina Veterinária equiparada com a Humana. Enquanto tivermos exames e condutas disponíveis apenas para os humanos, teremos sempre uma grande ansiedade por melhoras.

Gata Lili - Você se especializou em comportamento animal. O que determinou nessa escolha?
Dr. Gabriel - Sempre enalteci a clínica médica como a essência da Veterinária. Sou fã incondicional. Mas, o que percebia desde muito tempo foi uma complicada e não adaptada relação do homem com seus animais de estimação. Era fácil diagnosticar e tratar uma doença infecciosa mais era e ainda é muitíssimo complicado manejar um problema comportamental. Para os responsáveis que sempre convivi mais difícil do que administrar vários medicamentos e ter que visitar inúmeras vezes o ambulatório clínico, era conseguir agüentar um problemas comportamental, ainda que fosse simples, como por exemplo, a destruição de um sofá. Pareceu-me sempre um desafio muito maior.

Aguarde, amanhã, a ÚLTIMA PARTE da entrevista com o Dr. Gabriel


13 comentários :

  1. Parabéns pela entrevista e iniciativa! Ultimamente, só tenho conhecido veterinários mercenários e não aptos a exercer essa profissão tão linda!!!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante a entrevista. A equiparação da Medicina Veterinária à Humana, realmente é uma necessidade. Na minha cidade, por exemplo, os únicos exames possíveis para animais são os de sangue e, assim mesmo, em laboratórios para humanos. Os médicos veterinários são todos de clínica geral; não temos especialistas. Muitas vezes sinto-me frustrada por não poder oferecer um tratamento melhor a meus filhotes. Temos uma universidade federal aqui em Rio Grande, com um curso de Medicina Humana muito bem conceituado. Torço para que criem um curso de Medicina Veterinária: isto traria uma maior estrutura de exames e equipamentos para a cidade. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esta entrevista ^^
    Ele parece ser bem legal! Bom, pelo menos melhor do que meu veterinário atual .... ele é muito grosseiro comigo =x

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Depois passa os contatos dele!

    ResponderExcluir
  5. MUUUIITTTOOOO LEGAL! Adorei a entrevista!

    Está de parabéns! :^D

    Abração!
    Lauesg

    www.tudogato.com

    ResponderExcluir
  6. Muito legal!!
    Parece realmente ser um ótimo profissional
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. pena que ele não mora aqui em Salvador, quem sabe ele me ajudava a entender pq Lya faz xixi fora da caixinha.

    ResponderExcluir
  8. EXCELENTE!!!!!!!!!!
    BEIJOS.
    TAMARA - CAFÉ COM GATO.

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente parabenizo pela entrevista e se possível gostaria de fosse comentado a respeito das doenças genéticas. Isto porque ouço pessoas que falam muito sobre posse responsável, no entanto desconhecem os testes existentes para saberem se o seu felino é portador de alguma doença genética, que se desenvolvida terá um custo financeiro que nem sempre a pessoa dispoem.
    Onde se localiza o seu consultório aqui no Rio de Janeiro.

    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  10. Que bacana a entrevista!!! Estou na expectativa pela continuação!!! Tenho dois gatos, Theodoro e Benjamin, com comportamentos bem diferentes. O primeiro tranquilo e dócil e o segundo bem mais agitado, mas, também, muito dócil.

    Recentemente tive uma péssima experiência em uma das maiores clínicas veterinárias de Porto Alegre. Me senti ultrajada na forma como tratamento nosso Theodoro, após um acidente caseiro. Felizmente, por uma indicação de uma amiga, cheguei à outra veterinária, que foi um amor com ele e o recuperou tranquilamente.

    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  11. Marcelo ( Pai da Mia )quarta-feira, fevereiro 23, 2011

    Sou pai da Mia um gatinha de 11 meses SRD tricolor. Muito interessante saber que temos pessoas realmente envolvidas no bem estar dos nossos felinos. Creio que realmente ele deve ser um excelente vet. Moro no Rio de Janeiro precisamente em Jacarepagua e gostaria de saber o endereço do consultorio do Dr. Carlos Gabriel.

    Abraços à todos!!

    ResponderExcluir
  12. acho que o conheci na clinica do dr. rafael...ele e gente muito fina mesmo
    ele e adoravel
    tomara que nao seja igual a uns que eu conheço...nao me cobram a consulta mas da uma injeçao no animal que nao precisa so pra cobrar

    ResponderExcluir
  13. Prezados,

    Como podemos ter os contatos do Dr. Carlos Gabriel.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...