quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Matança de cães e gatos e corrida de jumentos é tema de audiência pública no Ceará

Posted in
Amigateiras e amigatinhos,
A Assembléia Legislativa do Ceará discutiu o extermínio de cães e gatos antes do carnaval e os maus tratos contra jumentos em corridas, por meio de audiência pública realizada ontem.

O deputado Augustinho Moreira (PV) recebeu estas denúncias da presidente da União Internacional Protetoras dos Animais (UIPA), Geúza Leitão.

"Fizemos um contato com o Ministéio Público e a denúncia procede em alguns municípios. O que nós queremos fazer aqui é um debate para chamar atenção da sociedade e dos gestores. Essa prática que visa limpar a cidade para receber os turistas no perído do carnaval e em outros é inaceitável", disse o parlamentar. 

Segundo Geúza, o Ministério da Saúde teria mandado exterminar animais, especificamente cães e gatos, sadios ou não, em 7 cidades do Ceará, no ano de 2000. “As matanças acontecem sem anestesia (cloreto de potássio e seringa), então pedimos um mandado de segurança ao Tribunal de Justiça que deferiu que animais sadios não poderiam ser sacrificados". Ela salientou que não só basta criar leis e argumentou ser preciso que o Tribunal de Justiça cumpra seu papel com mais rigor.

O deputado Antônio Granja (PSB) defendeu projetos práticos para evitar os maus tratos dos animais. Por exemplo: responsabilizar os donos pela criação dos animais; criar Programas de Adoção, para tirar os animais das ruas e promover uma vida mais digna; bem como centros de zoonose regionalizados.

'71Image by salomão santana via FlickrJumentos
A audiência também tocou no assunto das corridas de jumento, que acontecem com frequência no interior do Estado.

"Os animais não estão preparados para correr. Eles são maltratados pelos apostadores que ganham dinheiro promovendo estas corridas" , diz Geuza. Ela informou que os homens colocam cigarro no ouvido e no ânus do jumento. Até brasa acesa já colocaram no ânus".


Outros fatos da audiência
* Foi questionada a ocupação de cargos no Centro de Zoonose por pessoas despreparadas, que não têm estudo e conhecimento da causa e trato com os animais.

* A advogada Raquel Dias relatou o caso do cachorro que foi eutanasiado sadio pela prefeitura de Arneiroz, CE, sem motivo. Segundo ela, o processo aguarda audiência do Ministério Público. 

* O Centro de Zoonose vai mudar a sua sigla com o objetivo de acabar com o esteriótipo de que todos os animais que eles resgatam são eutanasiados. Eu acho que mudar o nome não resolve; tem que mudar a atitude!
* O Ceará tem 184 municípios e somente 10 Centros de Zoonose. Bem pouco, né?

* A Secretaria de Sáude do Estado do Ceará realizará, em junho, um curso de humanização e medidas eficazes no trato aos bichanos, para os funcionários das Zoonoses.

* Foi discutida a importância de uma Delegacia para Crimes Ambientais.

* A promotora pública do Meio Ambiente, Sheila Pimtobeira, informou que enviou pedido para que todas as prefeituras se abstenham da prática de extermínio dos animais durante o carnaval.

Como eu não pude ir a esta audiência, mamis foi e trouxe essas informações para vocês queridos leitores que também buscam por melhorias a nós animais. Gata Lili.

5 comentários :

  1. Espero que a la gente que se dedica a hacer esas matanzas se les caiga un puro tremendo!

    ResponderExcluir
  2. Que absurdddoooooo!!!! Fiquei chocada, como pode??? Só nos resta torcer pra acabar tudo em paz e os bichinhos continuarem vivos, sem maus tratos :-((((

    ResponderExcluir
  3. Respeitem e cobrem respeito aos animais!!!

    ResponderExcluir
  4. Que horror! Sei que essas práticas são comuns, mas fico chocada e extremamente triste quando vejo uma coisa dessas

    ResponderExcluir
  5. e cruel de mais quem maltrata os animais nunca deveria ter nascido

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...