terça-feira, 15 de março de 2011

Entrevista: Obesidade felina em foco

Posted in ,
FelinoImage by Javier Caride via FlickA obesidade em animais vem se tornando cada vez mais comum. Estudos revelam que 40% dos gatos estão acima do peso e 5% são obesos graves.

Se o seu gatinho ou gatinha está acima do peso, leve ao seu veterinário de confiança e reavaliem juntos o tratamento adeuqado a seu bichinho, de forma que não prejudique a saúde e a rotina de seu gatinho.

Para falar sobre esse assunto, eu convidei a veterinária Dr.Gabriela Barroso, do Cantinho Animal, de São Paulo. Leia esta entrevista e saiba como proceder neste caso.

Gata Lili - Qual o primeiro sinal de obesidade?  Porque existem raças de gatos que são mais fortes do que outras. Então, como os proprietários perceberem o primeiro sinal vermelho?  
O primeiro sinal que você pode observar é quando você olhar o animal de cima, você percebe que ele perdeu a cintura. Quanto mais obeso o animal fica, mais ele vai assumindo uma forma de “balão de festa junina” quando observado de cima, pois a gordura nos gatos é visceral, não sendo distribuída uniformemente.

Gata Lili -  Qual a relação em esterilização e obesidade em gatos? 
Existe uma relação sim, pois a esterilização em gatos aumenta o apetite do animal e desacelera o seu metabolismo. Mas isso não é regra!!! Não é por esse motivo que você deixará de castrar seu animal. Para que o seu animal não engorde, você deverá conversar com o seu Médico Veterinário de confiança e ele irá lhe orientar qual a quantidade de alimento seu animal deverá ingerir por dia.
Gata Lili -  Quais as doenças que os gatos podem desenvolver estando obesos?

  • Lipidose hepática, também conhecida como ‘fígado gorduroso”;
  • Problemas osteoarticulares devido ao sobrepeso nas articulações;
  • Distúrbios do trato urinário inferior, que ocorrem devido o gato ter “preguiça” de usar a caixa a todo momento, ou também quando a caixa de areia fica localizada em locais altos;
  • Problemas de baixa imunidade, pois as células de gordura produzem substâncias inflamatórias;
  • Problemas dermatológicos, pois o gato acaba tendo dificuldades de se limpar;
  • Os gatos obesos tem um maior risco anestésico, pois o anestésico acaba acumulando se nas células de gordura do animal;
  • O gato pode apresentar também o megacólon, pois a falta de exercício acaba acarretando em diminuição da motilidade gástrica;
  • Complicações cardiovasculares devido ao acumulo de gordura.
  • Diabetes tipo II, onde essa diabete não é isulino-dependente, essa diabete pode ser revertida assim que o gato perder peso.
  • Dificuldades respiratórias devido à compressão do diafragma.
  • Também aumenta o risco de Pancreatite.

Gata Lili -  Ufa, quantas doenças!  E a alimentação Dr. Gabriela? É outro fator preponderante para obesidade né? Então, o que é aconselhado aos donos quanto à alimentação?  É preciso mudar de ração ou fracionar dentro de determinados horários?
É aconselhável que no momento da compra da ração o proprietário peça uma orientação ao Médico Veterinário, para que este, diante do peso atual e ideal, estilo de vida, sexo, idade, e status reprodutivo e da saúde do gato, informe a quantidade de ração que deve ser oferecida diariamente, bem como seu devido fracionamento. Um dos mais freqüentes equívocos que vemos hoje em dia é o habito de deixar uma grande quantidade de alimento disponível 24 horas por dia para o animal. Nas condições em que a maioria dos gatos vive, em espaços pequenos, essa conduta predispõe à obesidade.
O mesmo vale para a dieta caseira. É importante informar que dietas úmidas, tantos as rações úmidas (de latinha e saches), quanto dietas caseiras, por apresentarem até 6 a 7 vezes mais água dos que as rações secas, contém menos calorias, o que é muito interessante para a manutenção do peso ideal, assim como para a saúde do animal, pois esse tipo de alimento estimula o funcionamento do trato urinário.
Gata Lili -  Milhares de gatos moram em apartamentos e casas, e, muitas vezes eles não tem o espaço necessário para correr, brincar, pular como gostam, e dessa forma, perderem um pouco do peso. Então que alternativas (tipos de exercícios também) podem serem implantadas dentro do lar para amenizar esta situação?
Ai vai da criatividade e da condição financeira do proprietário. Arranhadores, e brinquedos com catnip, estimulam muito os gatos. Também pode se usar canetinhas de lazer que os gatos adoram. Mais de um gato também estimula a brincadeira.
Gata Lili -  Que práticas alimentares devem ser evitadas? Caso haja alteração de alimentação, é preciso que seja gradativa né?
Devemos evitar qualquer alimento que não seja compatível com a fisiologia dos gatos, que são carnívoros estritos, tendo elevada necessidade de proteínas, taurina, arginina, niacina, ácido aracdônico, vitamina A, ácidos graxos DHA, EPA. Caso os gatos venham a ser alimentados com carboidratos em grande quantidade, eles irão desenvolver a obesidade e desencadear uma série de problemas de saúde que já citamos acima.
Toda alteração de alimento deve ser gradativa, a fim de evitar problemas.
Jamais devemos alimentar gatos com ração para cães, pois elas não possuem o teor de proteínas que os gatos requerem, além de alguns elementos importantes para os felinos como taurina e ácidos graxos de origem animal.
Eles não devem receber chocolate, cebola, uva, passas, alho, macadâmia, frituras, doces, alimentos feitos com farinha branca, etc.
Gata Lili -  E os gatinhos que estão na terceira idade. Como proceder?
Os gatos na fase senil precisam de alguns cuidados especiais. O Médico Veterinário deve fazer acompanhamento para atestar a saúde dos rins, fígado e outros órgãos do animal, pois diante de seu estado geral uma dieta especifica poderá ser indicada. Por exemplo, se o gato apresentar uma doença renal crônica, uma dieta com restrição de fósforo e sódio deverá ser adotada. De maneira geral, é preciso tomar cuidado com o peso do gato, pois ao contrário dos cães, os gatos de idade avançada tendem apresentar perda de peso crônica por uma diminuição na capacidade de assimilação de gorduras e proteínas.

Dra. Gabriela Maria Barroso Netto, CRMV-SP 19.477 é formada pela Universidade Paulista em 2004. Tem pós-graduação em em Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Qualittas Instituto de Pós Graduação. É proprietária e médica veterinária da Clínica e Pet Shop Cantinho Animal, localizado na Região da Vila Mariana. 
Siga ela também nos perfis: @CantinhoAnimal (Twitter), www.CantinhoAnimal.com/blog e no www.facebook.com/CantinhoAnimal

Enhanced by Zemanta

10 comentários :

  1. Olá querida. Obrigada pelo convite. A entrevista está excelente. Aqui em casa a mammys é toda cuidadosa conosco. Temos ração úmida na medida certa e tb raçãoe specífica, afinal somos da 3a. idade, a NIna então já está na 4a. idade...hahahaha. Parabéns pela iniciativa e lambeijokas em todos vocês

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!!
    OBESIDADE EM UM ANIMAL TÃO ELEGANTE COMO O FELINO, SÓ PODE SER IGNORÂNCIA DO SEU DONO...
    INFORMAÇÃO PARA UMA NOVA ATITUDE, JÁ!
    BEIJOS.

    TAMARA - CAFÉ COM GATO.
    cafecomgato.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lili, a entrevista tá bem bacana! Tenho que ficar de olhos nos fofinhos aqui de casa, um são gosrdinhos outros nem tanto. Xi, fazer eles fazer dieta não vai ser nada facíl! Estou curiosa para ver a promoção amanhã! Tenha um ótimo dia!
    Lambeijinhos

    ResponderExcluir
  4. A entrevista está ótima! Estou de olho no Felpudinho aqui... já andava mesmo pensando em levar ele pra uma consulta no vet pra ver como baixar o peso com saúde. Está cada vez mais difícil controlar os quilinhos extra dele! Lambeijos.

    ResponderExcluir
  5. Olha Lili a entrevista estáva muito boa mas não penses que eu vou comer aquela comida laity,que porcaria não sabe a nada de nada...eu aagora antes de ir para caminha com a minha dona até bebo leitinho como ela!
    Amanhã volto,estou gostando das tuas ideias
    Ronron até manhã
    Kika

    ResponderExcluir
  6. Lili, adorei esta entrevista ! Felizmente eu e minha filha Pink estamos enxutas e bem dispostas para quem está já na 3ª idade !
    Gostei mais ainda de saber que esses sachês são saudáveis, a mamãe não comprava porque achava que não era bom para a nossa saúde. Amanhã mesmo ela vai comprar...
    Em compensação o Barum e a Luna...apesar de fazerem atividades físicas estão acima do peso...
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
  7. Muuuito boa a entrevista! Muito boa mesmo! Como você sabe, Lili, @GatoTheo é meio gordinho, e a veterinária já nos orientou sobre ração para gatos castrados, que, graças a Deus, ele curtiu muito. Outra coisa bacana é que, como Theo tem um mano, o Ben, e uma mana, a Cathy, eles brincam bastante. Além disso, nós, humanos, também incentivamos brincadeiras, para que todos se exercitem, já que ninguém deles está disposto a passear na rua! Nem pensar colocar coleira neles. De-tes-tam!!!

    Beijos meus e miau meow purrs purrs #loveNpurrs do Theo!

    p.s.: ah! ele ficou indignado com isso: “balão de festa junina” e disse:' eu não sou um “balão de festa junina” ' e eu disse pr´ele: então, fecha a boca, sweetão!!!

    ResponderExcluir
  8. Yo tengo que ir con cuidado porque lupe se esta poniendo un poco gordi...

    ResponderExcluir
  9. Querida Lili adorei o post, aqui em casa não tem nenhuma gatinha obesa, a Mashi é grande pq é uma maine coon, porém ela tem umas gordurinhas abaixo da barriga, mas o vet disse q é normal. bjs

    ResponderExcluir
  10. Bem legal este post Gata Lili. Veijo aqui perto de casa tantos Gatinhos obesos. Parabéns adorei o post.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...