terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gatos e Choque Elétrico


Gatos adoram brincar. Agora, me responda: qual gato que não adora um fio, ou cheirar uma tomada? Ihhh, já perdi as contas.

Mas, você já pensou neste assunto de uma maneira mais séria? Se não, comece a pensar desde já, porque os perigos estão espalhados por todos os cantos da casa e é bom estarmos prevenidos.

Geralmente, os filhotes são os que mais levam choque, porque gostam de mastigar qualquer coisa, inclusive, FIOS ELÉTRICOS e de telefone.

Faça sempre uma revisão dos fios da sua casa, checando se estão em bom estado e longe dos gatos. E, se puder, use organizador de fios. Afinal, fios descascados são um perigo.

Os choques podem afetar o coração, fazendo-o parar ou ter convulsões. Além disso, provoca espasmos musculares, o que deixa cães e gatos pregados ao fio que estão mordendo. Neste caso, eles passam a morder mais forte.

Para salvar a vida deste gato, os humanos devem desligar a geral da casa ou puxar o fio da tomada. E detalhe: Não encoste no seu gatinho, caso contrário, vai sofrer do mesmo choque.

ATENÇÃO
Se seu animal parar de respirar, você vai precisar fazer uma respiração artificial e ressuscitação cardiopulmonar. Envolva o focinho do seu pet com a mão para manter sua boca fechada. Depois dê duas rápidas sopradas no seu nariz. Observe se o peito dele infla e dê 15 a 20 sopradas por minuto, até que ele volte a respirar sozinho e você consiga chegar no socorro médico, o veterinário.

Para aliviar a dor de queimaduras na boca, coloque gelo na água que seu gatinho bebe, pois o mesmo funciona como anestésico temporário, ou você pode colocar diretamente na queimadura. Essas queimaduras levam um longo tempo para sarar, porque estão úmidas e tendem a ficar infectadas. Enquanto isso, você pode oferecer uma alimentação que seja fácil de ingerir, que é bater no liquidificador os alimentos normais do seu animal, acrescentando uma quantidade suficiente de caldo de galinha magro, sem sal, para que fique cremosa.


Humanos, tenham sempre em casa, num lugar de fácil acesso, o telefone e o endereço de uma emergência 24hs para pets  Se um dia acontece algum imprevisto, não há perigo de perder tempo procurando, já vai direto.

Fonte: Livro Primeiros socorros para cães e gatos

15 comentários :

  1. Oi Lili!!... Excelentes dicas. É preciso sempre estar muitoooo atento com os bichinhos de estimação. Adorei saber mais.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  2. Nossa Lili, obrigada pelas dicas, é muito bom saber um pouco sobre primieros socorros para os pets. Aqui em casa as tomadas são super seguras, não fica nenhum fio dando sopa não, eu sou uma mãe super preocupada, quando saio de casa e deixo meus filhotes sozinhos desligo gás, desligo o dijuntos de luz, tomo todas as medidas de prevenção para ficar tranquila e meus pequenos em segurança.

    Beijos Lili

    Nai

    ResponderExcluir
  3. Minha casa felizmente tem tomadas com proteção contra crianças (gatinhos). Eu acho que vale muito o investimento... Eu nao ia me aguentar se meu Curie levasse um choque!
    Alias, viu meu Curie? =)))

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem,Lilli
    Tenha uma linda tardinha
    Ronrons estreladinhos do
    Xixo

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post! Aqui em casa, apesar da Mina ser bem tranquila, não dou chance para acidentes - tudo fica desligado das tomadas se não estiver sendo usado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa aqui em casa eu tenho um bebe (miau) que ama morder o fio do ferro de passar roupa, volta e meia temos que trocar o fio do ferro.
    Nao funciona arrumar um fio de ferro velho e amarrar na tabua de passar pq parece que a graça acaba. Tenho certeza que em algum momento ele ja levou um choque, pq ele morre de medo de fios ou cadarços encostando nele. Mas a gente sempre procura deixar o fio fora da tomada, ja que os demais ficam escondidos atras dos moveis. Complicado!

    ResponderExcluir
  7. um post bastante importante, parabéns!!! bjos,

    ResponderExcluir
  8. Oi Lili!!!!
    Eu amei este post. Coloquei no blog http://listagatos.wordpress.com com os devidos créditos. Tudo bem???
    Parabéns por toda a informaçãoque vc posta aqui.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse post, Lili, muito bom mesmo ! Muitas vezes as pessoas não pensam nisso, nem é por falta de zelo, mas falta de maldade mesmo.

    Graças a Deus que em casa nós cuidamos muito dessas coisas ! BJS !

    ResponderExcluir
  10. O Ramon adora passear atrás do rack, entre os diversos fios. Boa postagem. Bjks

    ResponderExcluir
  11. texto muito informativo e importante! muito legal....beijooooooooos

    ResponderExcluir
  12. Excelente Post! Muito muito muito bom mesmo. Salva um monte de vidas de gatinhos! Beijos, Gabriel.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, devemos mesmo ficar sempre alertas e cuidar bem dos nossos bichanos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lili. Estou com um problemão com meu gato. Ele está subindo no meu carro e acabou arranhando ele. Estou pensando em colocar um fio elétrico desencapado para que ele tome um bom choque e desista de chegar no carro. Mas, ao mesmo tempo acho que ele pode se ferir gravemente. Vc tem alguma idéia ou não vai ter jeito: vou ter que arrsicar-em a matar o gato?!?!

    Reinanimal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...